19/03/2024

Celular já está presente em 93,2% dos domicílios no Brasil

Dados do IBGE reiteram a presença dos smartphones na casa dos brasileiros e o desuso dos telefones fixo convencionais.


De acordo com dados revelados hoje pelo IBGE referente a edição 2017 da sua PNAD Contínua os celulares já estão presentes em 93,2% dos domicílios brasileiros. Em 2016, o percentual estava em 92,6%. 

Cabe ainda ressaltar que, no País, a parcela dos domicílios em que existia somente telefone fixo convencional já estava extremamente baixa, tendo passado de 2,0%, em 2016, para 1,7%, 2017.


O IBGE ressalta também que em 2017, não havia telefone somente em 5,1% dos domicílios particulares permanentes do País e, em 2016, o percentual estava em 5,4%. “Essa redução da parcela de domicílios sem telefone, embora não tenha sido expressiva, deveu-se ao aumento de domicílios em que havia o tipo móvel celular ter sido mais intenso que a diminuição de domicílios em que existia o tipo fixo convencional. 

O celular também se destaca entre os dispositivos utilizados no domicílio para o acesso à internet. Confira abaixo uma imagem que revela o percentual de uso entre 2016 e 2017. 
No País, dentre os equipamentos utilizados
para acessar a Internet no domicílio, em
2017, o mais usado continuou a ser o telefone móvel celular. Em seguida, substancialmente abaixo, mas ainda acima da metade
dos domicílios em que havia acesso à Internet, estava o microcomputador. A televisão
foi usada para esse fim em menos de um
sexto dos domicílios em que havia acesso
à Internet e a utilização do tablet foi ainda
um pouco menor. O uso de qualquer outro
equipamento ficou restrito a 1,5% dos domicílios em que houve utilização da Internet.

VIU ISSO?

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua investiga trimestralmente um conjunto de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho e, de forma anual, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. No caso dessa versão, referente ao quarto trimestre de 2017, o IBGE apresenta seu informativo de indicadores da PNAD Contínua sobre Tecnologia da Comunicação e da Informação – TIC.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários