segunda-feira, 31 de julho de 2017

VoLTE: Como funciona? O que muda nas chamadas de voz com 4G?

O que você achou? 
Com a expansão do 4G na faixa de 700 MHz, o VoLTE deve ser implantado no país. TIM e Vivo já disponibilizam o serviço em algumas cidades.

Com a expansão da cobertura 4G no Brasil e a liberação da frequência de 700 MHz, o VoLTE vem deixando de ser especulação para se tornar realidade. O VoLTE (Voice for LTE) é a tecnologia de chamadas de voz e vídeo através da tecnologia 4G. A operadora TIM anunciou o lançamento da tecnologia em algumas capitais do país neste mês, sendo seguida pela Vivo, que também passou a oferecer o serviço.

Atualmente, para a maioria dos usuários, as chamadas de voz são realizadas pelas redes GSM e WCDMA, o que baixa a qualidade das ligações, por mais que o celular seja compatível com o 4G. A rede LTE (4G) é responsável somente pelo fornecimento de dados móveis para navegação na internet e em aplicativos, não sendo originalmente compatível com a função de chamadas telefônicas.

O que muda com a chegada do VoLTE?

Com o VoLTE, as chamadas ganham qualidade, pois o serviço transmite as ligações através de redes de dados em HD. As chamadas passam a ser tratadas como dados, operando dentro da frequência e do padrão 4G.

Principais Vantagens

Voz em alta definição: Essa é a principal diferença das chamadas com essa tecnologia. Principalmente em locais com o 4G na faixa de 700 MHz, as ligações terão uma maior qualidade de áudio.

Rápida conexão: O tempo de chamada com a tecnologia é melhor em comparação com o formato de ligação atual, onde uma chamada costuma demorar até sete segundos para ser completada.

Consome menos bateria: O VoLTE consome menos energia do smartphone, em comparação, por exemplo, com as chamadas feitas por aplicativos como Skype e WhatsApp.

Principais Desvantagens

Disponível apenas com a tecnologia 4G: O serviço não pode ser utilizado em outros tipos de rede, como o 3G. Somente na tecnologia LTE as chamadas terão a estabilidade necessária para chamadas com o VoLTE.

Cobrança de dados: As chamadas em VoLTE provavelmente serão descontadas da franquia de dados e não do limite de minutos designado para chamadas de voz. Com isso, as operadoras devem passar a oferecer novos pacotes, incluindo chamadas de vídeo e voz com o VoLTE para os consumidores.

Do que preciso para utilizar o VoLTE?

Para utilizar o serviço você deve ter um smartphone compatível com a tecnologia 4G. O serviço deve ser disponibilizado pela sua operadora, sendo ativado de forma automática ou nas configurações do seu celular. E, por último, é preciso estar numa área com cobertura 4G, e onde o VoLTE já esteja ativado.

Para aproveitar totalmente a nova tecnologia é preciso que seus contatos também possuam a tecnologia 4G no celular, ter o VoLTE ativado pela operadora e estejam numa localização onde o serviço já esteja funcionando.

Outro ponto importante é que as operadoras podem limitar o VoLTE a apenas uma parte dos clientes, determinando o tipo de plano que terá acesso ao serviço. A TIM já anunciou que, por enquanto, somente clientes do plano pós-pago "TIM Black" terão acesso a novidade.

Com a expansão da cobertura das principais operadoras de telefonia do país, que deve ultrapassar 2 mil cidades até o fim deste ano, as ligações utilizando o VoLTE devem se tornar cada vez mais comuns no Brasil.



2 comentários:

  1. Percebi ontem em ARACAJU,quando faço chamadas do numero da TIM aparece o simbolo HD nas chamadas.

    ResponderExcluir
  2. Para ligações uso somente o 2G/GSM. Para dados deixo automático no 3G ou 4G.

    ResponderExcluir