29/04/2024

Samsung espera alta 10 vezes maior nos lucros do último semestre

A Samsung Electronics anunciou que espera um aumento significativo em seu lucro operacional no primeiro trimestre, superando as expectativas do mercado. Este crescimento é impulsionado pela recuperação dos preços dos chips, devido ao aumento da demanda por inteligência artificial.

A empresa estima que seu lucro operacional atingirá 6,6 trilhões de wons (aproximadamente 4,89 bilhões de dólares), mais do que o esperado pelos analistas, que previam um lucro de 5,7 trilhões de wons.

Se confirmado, o resultado representará um aumento significativo de 931% em comparação com o ano anterior, alcançando 6,6 trilhões de won. Será o maior lucro operacional da Samsung desde o terceiro trimestre de 2022.

A receita da Samsung ficou aquém das previsões, aumentando apenas 11% em relação ao ano anterior, totalizando 71 trilhões de won. Este resultado foi abaixo da média das estimativas dos analistas, que esperavam 72,3 trilhões de won, compilada pela LSEG.

No entanto, apesar disso, o lucro operacional superou as expectativas, sugerindo uma possível melhoria na avaliação do estoque de chips flash NAND, impulsionada pela demanda crescente por esse tipo de memória e pelos recursos de inteligência artificial incorporados nos novos smartphones Galaxy S24, que tiveram uma resposta inicial positiva. Analistas acreditam que essa demanda pode ter contribuído para melhores margens de lucro.

A empresa deve publicar seus resultados consolidados até 30 de abril. De acordo com a TrendForce, os preços dos chips DRAM subiram cerca de 20% no primeiro trimestre em comparação com o trimestre anterior, enquanto os preços dos chips flash NAND aumentaram entre 23% e 28%.

A empresa deve divulgar seus resultados consolidados até 30 de abril. O aumento da demanda por chips de memória, especialmente para microprocessadores de memória de alta largura de banda (HBM) usados em chipsets de inteligência artificial, impulsionou um crescimento de 34% nas ações da Samsung nos últimos 12 meses.

No entanto, sua performance foi superada pela rival SK Hynix, cujas ações aumentaram 122% no mesmo período, devido em parte à entrada tardia da Samsung nesse segmento.

Os analistas esperam que a Samsung recupere gradualmente sua posição no mercado, planejando iniciar as remessas de seus chips HBM mais recentes e potentes no terceiro trimestre.

Embora a empresa tenha enfrentado desafios competitivos, especialmente no segmento HBM, os especialistas acreditam que a introdução do HBM3E de 8 camadas pode não ser suficiente para aumentar sua participação no mercado. No entanto, há expectativas positivas em relação à versão de 12 camadas planejada para o final do ano, que pode impulsionar a Samsung com produtos mais avançados e competitivos.

Um terremoto de 7,2 graus de magnitude atingiu Taiwan na quarta-feira, provavelmente afetando o fornecimento de semicondutores. Analistas indicam que empresas como Samsung e SK Hynix podem aumentar os preços dos chips de memória além do planejado, o que poderia impulsionar os lucros no segundo trimestre.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários