27/04/2024

YouTube alerta contra treinamento de IA; entenda

Site de vídeos, o YouTube, alerta para que a OpenAI não utilize seus materiais online para fazer treinamentos com IA.

O CEO do YouTube, Neal Mohan, destacou que o uso de vídeos da plataforma para treinamento de inteligência artificial (IA) sem autorização é ilegal, conforme as políticas da empresa.

xr:d:DAFM9cUtXWQ:3842,j:8943446922754510710,t:24040523

Durante uma entrevista com a Bloomberg, o CEO do YouTube, Neal Mohan, foi abordado sobre um caso relacionado ao uso de vídeos da plataforma para treinamento de inteligência artificial (IA). Essa questão surgiu após uma conversa anterior entre Mira Murati, gerente de tecnologia da OpenAI, e Mohan.

Murati foi questionada sobre a origem dos vídeos utilizados para alimentar a Sora, uma plataforma generativa de vídeos da OpenAI. No entanto, ela afirmou não ter certeza sobre a fonte dos vídeos retirados da internet para esse propósito.

Em sua defesa, Neal Mohan apontou que não está ciente se a Sora utiliza ou não conteúdos do YouTube para seus propósitos. Ele mencionou que houve relatórios indicando tanto a utilização quanto a não utilização desses conteúdos, mas ele pessoalmente não possui essa informação.

Mohan incentivou a busca direta de esclarecimentos com a empresa responsável pela Sora. Ele sugeriu que seria melhor contatar diretamente essa empresa para obter uma resposta definitiva sobre o assunto.

Neal Mohan também enfatizou que o uso em massa de clipes do YouTube para alimentar a IA do Sora constitui uma prática irregular e ilegal. Ele destacou que o YouTube não permite o download de transcrições ou partes de vídeos, o que claramente viola as regras de conteúdo da plataforma.

Mohan explicou que, para os criadores de conteúdo, é importante que seus trabalhos sejam respeitados de acordo com os termos de serviço. Ele mencionou que o YouTube permite a coleta de certos dados, como o título do vídeo, o nome do canal e o nome do criador, para promover uma rede aberta e possibilitar que o conteúdo seja compartilhado em outras plataformas ou onde estiver disponível.

Mohan também confirmou que a Google não utiliza livremente o conteúdo do YouTube para treinar seu modelo de linguagem, o Gemini. Em vez disso, podem ser estabelecidos contratos individuais ou consultado o licenciamento de determinados criadores de conteúdo para esse fim.

A Sora está atualmente em fase de desenvolvimento e implementação de protocolos de segurança para evitar o uso indevido em conteúdos falsos ou criminosos. Alguns estúdios de Hollywood e artistas selecionados já estão colaborando com a IA para oferecer sugestões à empresa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários