17/12/2025
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MCom deseja ter pelo menos uma rádio comunitária em cada cidade do país

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O Ministério das Comunicações (MCom) participou de uma reunião pública na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados no dia 22 de novembro. Neste encontro, especialistas, representantes de rádios comunitárias, engenheiros de telecomunicações e membros do Governo Federal discutiram aspectos do Projeto de Lei 490/2011, que propõe mudanças na Lei 9.612/1998, responsável por estabelecer o serviço de radiodifusão comunitária.

A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do MCom, Daniela Schettino, ressaltou que o Ministério está empenhado em aprimorar as condições de prestação de serviço e na concessão de autorizações para as rádios comunitárias.

“Vamos publicar, em breve, o próximo PNO [Plano Nacional de Outorgas para radiodifusão comunitária] e a nossa expectativa é ter pelo menos uma rádio comunitária em cada município do país”.

Sobre a declaração do MCom em relação ao Projeto de Lei 490/2011, Daniela Schettino reiterou a postura do órgão em não restringir o uso da sigla “FM” por parte das rádios comunitárias. Isso se deve ao fato de que essas rádios estão tecnicamente operando na faixa de frequência modulada.

Além disso, a diretora do MCom enfatizou que a diferenciação entre rádios comunitárias, emissoras comerciais e educativas não está relacionada apenas à sigla “FM” em sua designação, mas sim ao tipo de conteúdo transmitido.

Ela esclareceu que o termo “FM” não está exclusivamente associado a propósitos comerciais, uma vez que não são apenas as rádios comunitárias e comerciais que operam nessa faixa de frequência, mas também todas as rádios educativas.

Instituições como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), fundações educativas e universidades também utilizam a faixa de frequência modulada. Portanto, a ênfase recai no conteúdo veiculado, e não na sigla em si, como critério distintivo entre esses tipos de emissoras.

“O termo FM não está só vinculado a fins comerciais, porque não são só as comunitárias e as comerciais que operam nessa faixa, mas também todas as rádios educativas. A própria EBC, todas as fundações educativas e universidades estão na faixa de FM”.

Daniela Schettino enfatizou que as ações do Ministério das Comunicações seguem as leis e regulamentos em vigor. No entanto, ela ressaltou que a pasta está disposta a dialogar, esclarecer dúvidas e receber sugestões. Schettino reconhece a relevância da comunicação das rádios comunitárias e expressa o desejo de promover o avanço desse serviço.

Sem impedimentos, Oi pode dar continuidade a venda de sucata para a V.tal

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A Oi finalmente poderá seguir com o processo de venda de sua sucata de cobre, que compreende 371 mil km de cabos de cobre, para a V.tal. A operadora estava sendo impedida de avançar com o negócio, uma vez que a RK Partners tinha entrado com ação questionando a transação, que suspendia a transferência no processo de negociação da dívida da empresa junto à Globenet.

Entretanto, a RK Partners, que tinha interesse na sucata de cobre da Oi, desistiu da ação, cuja liminar que impedia o negócio já está homologada, perdendo assim o efeito suspensivo que foi concedido à empresa pela 1ª Câmara de Direito Privado do Rio de Janeiro. Com isso, a Oi pode seguir com a transação e iniciar o processo de retirada das redes.

Pelos “cabos de rede de cobre desativados e inservíveis”, a V.tal oferecerá compensação e/ou redução de até 72% das obrigações de contrato de capacidade take-or-pay celebrado pela Oi junto à Globenet (empresa de cabos submarinos hoje incorporada à V.tal).

O valor do negócio não é público, e previa a contratação de capacidade pela Oi entre 2025 e 2028, a um custo de quase R$ 6 bilhões. Em maio, a operadora apontava dívida extraconcursal com a V.tal de R$ 5,5 bilhões, dos quais 72% representam cerca de R$ 3,9 bilhões em possível desconto e abatimento.

Em Fato Relevante, foi explicado que “A Redução Total poderá ser alcançada mediante (i) redução de até 50% das obrigações take-or-pay da Oi, aplicada proporcionalmente à efetiva aquisição de volume acordado de Sucata subterrânea ao qual a Oi obrigou-se a alienar e a V.tal se obrigou a adquirir e (ii) compensação de até 22% das obrigações de pagamento […] contra o crédito detido pela Oi em razão da venda do volume acordado da Sucata para a V.tal“.

Segundo o levantamento do “Laudo de Avaliação para a Proposta de Cessão Onerosa da Sucata” elaborado como parte das negociações entre a Oi, a V.tal e a RK Partners determinada pela Justiça, dos 371 mil km de cabos de cobre, 98 mil km são cabos de alta capacidade subterrâneos. Os outros 273 mil km são cabos de baixa capacidade (10 a 400 pares), em geral pendurados nos postes, compondo a rede aérea da Oi.

Financiamento é um dos caminhos para expandir as redes comunitárias

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O Ministério das Comunicações (MCom) participou nesta quarta-feira (22), do seminário “Desafios para a Expansão Sustentável das Redes Comunitárias no Brasil”, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e o diretor de Investimento e Inovação da pasta, Pedro Lucas da Cruz Pereira Araújo, falou sobre as possívei soluções para expandir as redes comunitárias no país.

O executivo abordou que o Poder Público pode fomentar a conectividade significativa nas periferias e nos locais onde ainda não há acesso à internet, sendo que o financiamento é um dos caminhos. “Vejo um caminho aqui parecido que a gente adotou para a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A gente tem linhas de financiamento diferenciadas voltadas para prestadores de serviços de telecomunicações caso o projeto abranja escolas. Me parece um desenho que pode ser aplicado para redes comunitárias”, exemplificou.

Para Araújo, as ações da política pública devem olhar para além do impacto direto na educação escolar, mas também considerar os benefícios que levará para as áreas que ficam ao redor da escola. “Do ponto de vista das telecomunicações também é preciso considerar que aquela fibra óptica que chega na escola vai promover a oferta e ampliação de conectividade na comunidade que circunda a escola”, explicou.

O seminário foi uma iniciativa do do Grupo de Trabalho de Redes Comunitárias da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e busca ampliar o diálogo com a sociedade civil e discutir mecanismos de melhoria e maior viabilidade às redes comunitárias.

O painel teve a moderação do presidente do Instituto Bem Estar Brasil, Marcelo Saldanha e debate entre os seguintes participantes: secretário Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Josué Medeiros; do gerente de Regulamentação da Anatel, Felipe Roberto de Lima; do presidente do Conselho de Administração da Telcomp, Thomas Fuchs; e do representante da Conexis Brasil, Diogo Torres.

A criação de fontes de financiamento para os projetos de redes comunitárias é defendida também por Bruna Zanolli, coordenadora de inovação, tecnologia e sustentabilidade da Rhizomatica, uma das participantes do referido grupo de trabalho.

“Redes comunitárias não são uma alternativa de conectividade só do Brasil. Estão entre as recomendações de complementariedade da UIT. As redes comunitárias promovem serviços locais, como educação, e contribuem para a economia circular. Podem ter um servidor local com conteúdo local, não é apenas sobre acesso à Internet. Até porque onde falta Internet também faltam outras coisas. Às vezes falta eletricidade, falta igualdade de gênero etc”, afirma.

68% dos internautas brasileiros fazem uso exclusivo de dispositivos móveis

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De acordo com um levantamento da Comscore sobre os mais recentes hábitos de navegação do consumidor, 68% dos usuários digitais brasileiros fazem uso exclusivo de dispositivos móveis, como celulares e tablets, para acessar a internet. Houve um aumento de 0,6% no número de internautas entre os meses de junho de 2022 e 2023 no Brasil, totalizando 133 milhões de visitantes únicos no período.

Globalmente, esse aumento foi de 3%, chegando a um total de 1,7 bilhão de visitantes únicos no digital no mês de junho deste ano. Nesse âmbito, a preferência dos usuários é do desktop para navegação e pesquisa, enquanto que o mobile é para o consumo de conteúdos relacionados a serviços financeiros.

No caso do Brasil, os internautas preferem usar o desktop para conteúdos de informações e notícias e o mobile para assuntos relacionados a varejo e finanças. Localmente, as categorias de entretenimento e redes sociais alcançam mais de 90% em ambas as plataformas (desktop e mobile). O mobile commerce tem alcance de 89%, à frente inclusive do desktop, com 63% de uso.

Quando se trata das redes sociais, os brasileiros passam em média 51 minutos acessando as plataformas via dispositivos móveis, contra 2 minutos em desktop. Além disso, o tempo gasto em redes sociais diversas é 32% maior do que em serviços de mensagens instantâneas.

Entre os destaques da categoria está o crescimento de menções da marca Fenty Beauty e de sua criadora, a cantora Rihanna, após o anúncio de seu show no Half Time do Superbowl. Houve um impacto de 5,5 milhões de ações no Facebook, Twitter (X), Instagram e TikTok mencionando o programa.

Segundo Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil, diz que “As redes sociais desempenham um papel essencial no aprimoramento de campanhas de marketing”. Ela afirma que vale inclusive assumir alguns riscos nas estratégias. Neste caso, ela destaca um vídeo de 10 minutos do grupo Hilton no TikTok. Apesar de a ser rede conhecida por seus vídeos curtos, o conteúdo longo teve 86x mais views do que a média da marca na plataforma.

O levantamento ainda mostra que no Brasil, o Google Sites é líder no mercado de notícias e pesquisa em todas as faixas etárias e em ambos os sexos, seguido de perto pela Meta. Já o UOL tem também um alcance significativo, com uma leve vantagem na faixa dos 35+ e no sexo feminino.

Claro patrocina o 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira

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No fim de novembro, acontece o 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira na região da campanha gaúcha. A atração gratuita inicia no dia 27 de novembro em Livramento e segue de 29 de novembro a 3 de dezembro na cidade de Bagé. O evento recebe o patrocínio master da Claro, através da Secretaria de Estado da Cultura, Sistema Pró Cultura RS/LIC, e patrocínio do Conselho Nacional do Sesi.

Marcelo Repetto, diretor regional da Claro para a região Sul, comenta que “A Claro escolheu o Festival da Fronteira porque entende a importância desta mostra competitiva que faz os holofotes se voltarem para a região Gaúcha, firmando o Rio Grande do Sul como polo da cultura e do setor audiovisual brasileiro”.

A produção é de Maristela Ribeiro Produções e realização da Associação Pró Santa Thereza e Anti Filmes, promoção da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) e Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul).

O programa do evento é composto por 12 longas em competição, quatro filmes em sessões especiais e 59 curtas-metragens, além de diversas apresentações musicais. Em Livramento serão projetados curtas e uma mostra de animação.

Os longas em competição passam no Cine7 (Av. Sete de Setembro, 1062) às 10h, 14h30min e 17h, enquanto os demais títulos serão projetados no Centro Histórico Vila de Santa Thereza (Av. Visc. Ribeiro de Magalhães), exceto os curtas internacionais. Estes serão exibidos antes de cada um dos longas principais. O Centro Histórico também será palco das apresentações musicais, homenagens, longas fora de competição e curtas regionais.

A seleção aposta na produção nacional e na expressão de países ibero-americanos.

“Nesta edição, com expressiva participação latina, estamos interessados em pensar e apresentar o Brasil de dentro, por isso o tema Profundo Brasil Profundo”, resume Zeca Brito, diretor artístico do evento. “Esse recorte de imersão e olhar para as identidades também passa pelos 12 longas em competição, maior número até hoje no festival”, conclui.

A programação completa pode ser conferida no site.

Claro e o cinema

Entendendo a importância do mercado audiovisual, a Claro é uma das operadoras que buscam trazer visibilidade para o cinema patrocinando diversos eventos da área ao redor do país.

O apoio mais recente se deu quando a operadora realizou a transmissão do 51º Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu de 11 a 19 de agosto, no Palácio dos Festivais, em Gramado, na Serra Gaúcha para os assinantes da Claro tv+, hub de conteúdo que une o melhor da TV e streaming.

Samsung lança app para smartphones e smartwatches do Cadeado Galaxy

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Nesta quarta-feira (22), a Samsung liberou o aplicativo do Cadeado Galaxy para usuários de smartphones e smartwatches. Com isso, será possível o bloqueio remoto dos dispositivos cadastrados tanto pelo app no celular quanto no Galaxy Watch, além do bloqueio por ligação telefônico ou pelo site, de qualquer dispositivo com navegador web.

O Cadeado Galaxy é um recurso da Samsung para proteger os dados dos usuários, que podem bloquear seu aparelho. Segundo a marca, é o único serviço no mercado que realiza o bloqueio pelo CPF e senha, em vez um login de usuário, e protege os seus dados pessoais e sensíveis com apenas uma ligação a uma central de atendimento 24 horas por dia ou acesso ao site.

Eduardo Santos, diretor de mercado corporativo da divisão de Mobile Experience da Samsung Brasil, conta que “Com a chegada do aplicativo dedicado do Cadeado Galaxy, as pessoas ganham novas opções para realizar o bloqueio remoto do Galaxy perdido, seja pelo smartphone. smartwatch, ligação ou site, tudo com a agilidade e conveniência que os serviços Samsung proporcionam”.

O aplicativo do Cadeado Galaxy está disponível para smartphones Galaxy com Sistema Operacional Android 10 ou superior, e para smartwatches Galaxy Watch com WearOS 3.0 (a partir do Galaxy Watch4). Ele pode ser encontrado na Google Play Store.

O serviço de segurança oferece um plano anual por smartphone com um pagamento único de R$ 39,90, em até 4x sem juros, ou com 25% de desconto em um plano de dois anos, com um pagamento único de R$ 59,90, em até 6x sem juros.

Promocionalmente, o Cadeado Galaxy também está disponível gratuitamente por 2 anos para modelos selecionados, como os recém lançados Galaxy S23 de 512GB, o Galaxy S23 FE e toda a família S23 além dos dobráveis Galaxy Z Flip5 e Galaxy Z Fold5, entre outros.

Black Friday: aparelhos Samsung a partir de R$ 323 na Trocafone

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Nesta sexta-feira (24 de novembro), acontece um dos eventos mais esperados pelos consumidores que gostam de economizar e desejam garantir bons descontos em produtos como o celular, que é um dos mais buscados nesse período, a Black Friday. Com desconto de até 12%, a Trocafone, líder na compra e venda de smartphones seminovos no Brasil, selecionou ofertas especiais para essa data.

Nesta Black Friday, a empresa disponibiliza promoções de smartphones dos modelos mais recentes, como o Galaxy Z Flip4 e o Galaxy Z Fold 4, até gerações mais antigas, como o Galaxy J7 Prime, que podem ser encontrados por preços até 40% mais baratos em comparação aos novos.

Confira as ofertas Black Friday:

Samsung Galaxy Z Flip4

Com o display externo de 1,9 polegada para ações rápidas e continuidade fluida do uso dos apps ao desdobrar a tela, o aparelho tem uma câmera que captura 65% mais luz em comparação com o Flip3. Sua bateria 3.700 mAh garante maior durabilidade.

Ele pode ser encontrado a partir de R$ 1.916 na capacidade de 128 GB e a partir de R$ 1.952 com armazenamento de 256 GB.

Samsung Galaxy Z Fold4 256 GB

Lançado em 2022 por a partir de R$ 12.799 no Brasil, o Samsung Galaxy Z Fold4 é apresenta funcionalidades extras como a possibilidade de realizar anotações com a S Pen, caneta inteligente, enquanto reproduz algum conteúdo audiovisual, além de localizar o dispositivo em caso de perda, realizar a leitura de impressão digital e pagamentos por aproximação.

O Galaxy Z Fold4 pode ser adquirido com capacidade de 256 GB a partir de R$ 4.031.

Samsung Galaxy Z Flip3

Lançado em 2021, o celular dobrável tem um processador Snapdragon 888, memória RAM de 8 GB e compatibilidade 5G. O Galaxy Z Flip3 chegou no Brasil com o valor a partir de R$ 6.999 e já pode ser adquirido por a partir de R$ 1.682 na capacidade 128 GB e R$ 1.952 na opção de 256 GB.

Samsung Galaxy A10s

Uma versão atualizada do Galaxy A10, lançada em 2019, o A10s vem com uma câmera dupla traseira que contempla sensor de profundidade para fotos mais realistas. Também conta com leitor de impressão digital, painel LCD de 6,2 polegadas e bateria de 4.000 mAh. Está em oferta a partir de R$ 341.

Motorola Moto G7 Plus

Lançado em 2019, o Motorola Moto G7 Plus vem com funcionalidades envolvendo inteligência artificial. Apresenta vantagens no quesito de velocidade do desempenho, entradas independentes e duração de bateria de pelo menos 15 horas e meia de uso contínuo. O Moto G7 Plus pode ser encontrado por preços a partir de R$ 359.

Samsung Galaxy J7 Prime

O modelo de 2016 foi lançado logo após o J7 e é conhecido no Brasil principalmente como J7 Metal. Apresenta um design mais antigo, ainda que em uma versão “premium” do J7 sem sair da faixa de preço. Contempla as principais funcionalidades para a boa performance em tarefas cotidianas e foi o primeiro modelo da linha J a possuir leitor biométrico. O aparelho pode ser adquirido a partir de R$ 323.

De acordo com a Trocafone, as ofertas especiais duram todo o mês de novembro e são válidas tanto pela plataforma quanto pelos quiosques distribuídos entre Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Todos os aparelhos seminovos passam por uma revisão criteriosa para o cumprimento dos requisitos de funcionalidade e a classificação em categorias de níveis de condição (Excelente; Muito bom; e Bom), com garantia de 90 dias para troca facilitada em casos de defeitos de funcionamento.

Anatel prorroga contrato de consultorias para analisar preço das concessões

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A consultoria Axon Partners Group Consulting, o CPQD e a Management Solutions, com destaque para a primeira, continuam no trabalho e precificar a migração das concessões para autorização, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prorrogou o contrato firmado com as consultoras. O consórcio foi selecionado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).

O Conselho Diretor da Anatel aprovou a prorrogação por unanimidade e encaminhou o pedido para a UIT na última quarta-feira (22). O contrato com as contas tutoriais iria se encerrar no dia 30 de novembro, mas foi estendido para 31 de maio de 2024. Além da precificação, as consultorias também farão a revisão do cálculo do valor das concessões no ano de 2022.

“Top down” é o modelo de precificação da concessão que a consultoria utiliza para realizar o cálculo. Ou seja, é avaliado a receita gerada pelo segmento de telefonia como um todo, depois fraciona-se com base na participação de cada grupo, resultando assim no valor da concessão.

A a consultoria Axon Partners Group Consulting, o CPQD e a Management Solutions foram contratadas em 2020, sendo que já tinha sido prorrogado até este mês por meio de aditivo, ao custo de cerca de R$ 5 milhões. Na época, o processo teve o conselheiro Vicente Aquino como relator, que sugeriu prorrogar o contrato, sem ônus financeiro. Artur Coimbra, Alexandre Freire e o conselheiro substituto Nilo Pasquali concordaram.

Em 2022, a Anatel estipulou o valor estimado para a migração das concessionárias Oi (Brasil Telecom e Telemar), Telefônica, Claro (longa distância), Algar e Sercomtel. Considerando o preço de mercado da participação de cada uma e os bens reversíveis, o valor total era de R$ 22,6 bilhões, mas já houve revisão do valor para R$ 33,6 bilhões.

Confira os valores definidos em julho deste ano pela Anatel.

  • Algar Telecom: valor novo – 579,5 milhões; valor antigo 275,5 milhões
  • Sercomtel: valor atual – 227,5 milhões; valor antigo 167 milhões
  • Claro: valor novo – 4,18 bilhões; valor antigo 2,27 bilhões
  • Telefônica: valor atual – 8,71 bilhões; valor antigo 7,7 bilhões
  • Oi (Telemar): valor novo – 13,42 bilhões; antigo 8,22 bilhõe
  • Oi (Brasil Telecom): atual – 6,5 bilhões; antigo: 3,95 bilhões
  • Oi Total: valor novo – 19,92 bilhões; valor antigo – 12,7 bilhões

Ofertas ‘Black Friday’ no mundo Telecom; veja as melhores

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O período de aquecimento para a Black Friday 2023 das empresas de telecomunicações já teve início, apresentando ofertas exclusivas para os consumidores. As operadoras nacionais Claro, TIM e Vivo anunciaram promoções em planos de telefonia móvel e serviços de internet fixa. Simultaneamente, os provedores regionais estão divulgando descontos em pacotes de banda larga.

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O site MelhorPlano.net fez o levantamento das principais ofertas, das maiores companhias de telecomunicações do Brasil. Confira abaixo um detalhamento e veja o que você pode aproveitar neste mês de ofertas e ao final do texto dicas bônus que o Minha Operadora já fez o levantamento durante as últimas semanas.

Ofertas da TIM

A operadora se parou algumas ofertas, entre elas aumentou a franquia de internet em pelo menos 8GB em dois pacotes móveis tipo controle da operadora, a partir de R$52,99 por mês.

Plano TIM ControleBenefíciosPreço
TIM Controle 33GB – boleto5GB do plano + 24GB bônus por 12 meses + 4GB bônus do pagamento por C6 Bank + 4GB bônus de portabilidade + Apps ilimitados (WhatsApp e Messenger)R$ 52,99/mês*, no boleto com 12 meses de fidelidade
TIM Controle 40GB – cartão de crédito6GB do plano + 30GB bônus por 12 meses + 4GB bônus do pagamento por C6 Bank + 4GB bônus de portabilidade + Apps ilimitados (WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger Twitter)R$ 59,90/mês, no cartão de crédito com 12 meses de fidelidade

Já os descontos de maior destaque em pacotes TIM pós-pago foram:

Plano TIM Pós-pagoBenefíciosPreço
TIM Black 85GB20GB do plano + 50GB de bônus por tempo limitado + 10GB bônus de portabilidade + 5GB bônus do pagamento por C6 Bank + Apps ilimitados (WhatsApp, Instagram e Facebook)R$ 129,99/mês, com 12 meses de fidelidade
TIM Black 100GB25GB do plano + 40GB de bônus por tempo limitado + 30GB bônus de portabilidade + 5GB bônus do pagamento por C6 Bank + Apps ilimitados (WhatsApp, Instagram e Facebook)R$ 139,99/mês, com 12 meses de fidelidade
TIM Black 100GB + 1 assinatura25GB do plano + 40GB de bônus por tempo limitado + 30GB bônus de portabilidade + 5GB bônus do pagamento por C6 Bank + Apps ilimitados (WhatsApp, Instagram e Facebook)R$ 139,99/mês, com 12 meses de fidelidade

Para aqueles que procuram uma solução de internet residencial, o pacote TIM Ultrafibra de 1 Giga está atualmente com um desconto de R$ 200, contando com um compromisso de fidelidade de um ano. Além disso, este pacote oferece gratuitamente a assinatura do serviço de streaming Paramount+.

Plano TIM UltrafibraBenefíciosPreço
TIM Ultrafibra 1 GigaInternet fibra óptica com 1 Gbps de velocidade + 30GB bônus no seu TIM Black ou TIM Black Família ou 20GB no TIM Controle + Paramount+ inclusoR$ 135,50/mês, no débito automático com 12 meses de fidelidade

Claro tem ofertas de telefonia e TV por assinatura

Na Black Friday, a Claro está disponibilizando um acréscimo de 5GB em todos os pacotes do Claro Controle. Estes planos oferecem chamadas e mensagens de texto ilimitadas para todo o território nacional, com preços a partir de R$ 49,90 por mês.

Plano Claro ControleBenefíciosPreço
Claro Controle 20GB8GB do plano + 7GB bônus + 5GB bônus de Black Friday + Apps ilimitados (WhatsApp e Waze)R$ 49,90/mês, no débito automático ou fatura digital
Claro Controle 25GB10GB do plano + 10GB bônus + 5GB bônus de Black Friday + Apps ilimitados (WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e Waze)R$ 59,90/mês, no débito automático ou fatura digital
Claro Controle 30GB10GB do plano + 15GB bônus + 5GB bônus de Black Friday + Apps ilimitados (Tik Tok, WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e Waze)R$ 69,90/mês, no débito automático ou fatura digital

Os planos Claro Pós não tiveram alterações de preço e franquia de internet, mas estão oferecendo o Passaporte Mundo por 12 meses, de cobertura internacional, para consumidores que assinarem pacotes pós-pago da Claro na Black Friday 2023.

Já as promoções de internet e TV da operadora são:

Plano internet e TV BenefíciosPreço
Claro 500 Mega + GloboplayInternet para sua casa com 500 Mbps de velocidade e Wi-Fi grátisR$ 109,90/mês na combinação com celular, no débito automático
Claro 350 Mega + GloboplayPara a sua casa: assine 250 e leve 350 Mega no comboR$ 99,90/mês no multi, no débito automático
Claro 500 Mega + Claro Pós 50GB + Globoplay500 Mbps de velocidade em internet fixa + 25GB do plano de celular + 25GB vídeos no mobile + Apps ilimitados (Tik Tok, WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e Waze)R$ 189,90/mês no multi, no débito automático
Box Claro TV + GloboplayServiço de streaming por assinatura da ClaroR$ 89,90/mês

Vivo com foco na internet fixa

Em 2023, as promoções da Vivo foram destinadas exclusivamente aos planos de internet fixa. A empresa está concedendo descontos que variam de R$ 30 a R$ 50 na mensalidade dos seguintes pacotes:

Plano TIM ControleBenefíciosPreço
Vivo Fibra 500 MegaInternet fibra óptica com 500 Mbps de velocidadeR$ 120,00/mês, com 12 meses de fidelidade
Vivo Fibra 700 MegaInternet fibra óptica com 700 Mbps de velocidade + Amazon Prime inclusoR$ 150,00/mês, com 12 meses de fidelidade

Regionais com promoções na internet fixa

As operadoras regionais prepararam ofertas voltadas ao serviço de internet fixa por meio de fibra óptica. Veja:

PlanoBenefíciosPreço
Algar Telecom 1000 MegaInternet fibra óptica com 1 Gbps de velocidade, instalação grátis e R$ 55,48 de desconto na mensalidadeR$ 109,90/mês, com 12 meses de fidelidade
Alares Internet 800 Mega + HBOInternet fibra óptica com 800 Mbps de velocidade, instalação grátis e R$ 27,90 de desconto na mensalidadeR$ 109,99/mês, com 12 meses de fidelidade
Vero Internet 750 Mega com GloboplayInternet fibra óptica com 750 Mbps de velocidade, instalação grátis e R$ 20 de desconto na mensalidadeR$ 130,00/mês, com 12 meses de fidelidade
Brisanet internet de 700 Mega com GloboplayInternet fibra óptica com 700 Mbps de velocidade, instalação grátis (promoção compre 500 Mega e leve 700)R$ 99,90/mês, com 12 meses de fidelidade

Bônus e menção honrosa

O Minha Operadora fez recentes materias que citam as ações de Black dos Correios, Globoplay e HBO Max. A operadora de telefonia celular dos Correios está com planos especiais para telefonia móvel, e as plataformas de streaming estão com descontos diferenciados para os novos assinantes durante o mês de novembro. Confira mais detalhe clicando em cada link listado nesse parágrafo.

Telefónica assume novas metas de redução de emissão de carbono

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A Telefónica anunciou que tem como meta reduzir em 90% as emissões provenientes de suas operações globais (dentro da própria empresa) até 2040. Isso inclui não apenas suas operações diretas, mas também as relacionadas à sua cadeia de valor em 56%. Antecipando suas previsões, a empresa já atingiu uma redução de 80% em 2022, oito anos antes do planejado. Esse compromisso faz parte de sua iniciativa para alcançar emissões líquidas zero até 2040, abrangendo toda a cadeia de valor.

Telefonica

Durante um evento sobre energia e mudanças climáticas, a Diretora de Meio Ambiente e Direitos Humanos da Telefónica, Maya Ormazabal, enfatizou a urgência de acelerar as ações diante da crise climática. Ela ressaltou a ambição da empresa em superar os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris, buscando emissões líquidas zero até 2040 em toda a cadeia de valor e neutralizando as emissões de suas principais operações a partir de 2025. Isso é impulsionado pelo Plano de Ação Climática da empresa, que envolve medidas como a implementação de redes mais eficientes, como fibra e 5G, o uso de energia renovável e a redução de emissões provenientes de combustíveis e gases refrigerantes.

Joanes Ribas, Diretora de Sustentabilidade da Vivo (marca comercial da Telefônica Brasil), destacou que a empresa já reduziu suas próprias emissões em 88% nos últimos sete anos. Isso foi possível graças ao uso de energia 100% renovável e biocombustíveis em suas operações, juntamente com programas de eficiência e melhorias operacionais. A Vivo também compensa as emissões diretas que não pode evitar através de projetos de conservação na Amazônia. Para alcançar a meta global de emissões líquidas zero até 2040, a empresa está trabalhando com seus 125 fornecedores mais intensivos em emissões, incentivando-os a realizar inventários e assumir compromissos ambientais.

“Isso reforça a coerência das iniciativas da Vivo diante de seus principais desafios climáticos”.  

Em 2022, o Grupo Telefónica conseguiu reduzir o consumo de energia em 7,2% em comparação com 2015, mesmo com o tráfego em suas redes aumentando significativamente. Isso foi possível graças à implementação de projetos de eficiência energética e ao fato de que 82% da eletricidade usada globalmente é proveniente de fontes renováveis, atingindo 100% no Brasil, Europa, Peru e Chile.

O 14º Workshop Global de Energia e Mudanças Climáticas da Telefónica reuniu mais de 250 executivos ao longo de três dias. Este evento foca em inovações para proteger o planeta, reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono global.

O compromisso ambiental da Telefónica é um pilar essencial no Grupo, evidenciado pela Oficina de Mudanças Climáticas existente há 16 anos. Nos últimos sete anos, a empresa reduziu suas emissões em 51%, sendo 80% nos escopos 1 + 2 (operacionais) e 32% no escopo 3 (cadeia de valor).

Para garantir o cumprimento de seus objetivos a curto, médio e longo prazo, a Telefónica, também, possui um Plano de Ação Climática, aprovado pelo Conselho de Administração, no qual estabelece objetivos e medidas respaldados pela ciência para apoiar sua transição para uma economia com baixa emissão de carbono. Esse plano permite que a mesma seja mais eficiente e resiliente, aproveitando as oportunidades de uma economia descarbonizada. A empresa está ciente de seu papel como motor de mudança na economia e nas sociedades em que opera, uma vez que as transições verde e digital caminham juntas, apoiando seus clientes em seus próprios objetivos de descarbonização com conectividade e soluções digitais.