24/04/2024
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TIM amplia cobertura 5G com antenas camufladas na Avenida Paulista

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Nesta segunda-feira (22), a Avenida Paulista passou a contar com maior cobertura móvel 5G. Acontece que a TIM instalou oito novas antenas ao logos dos quase três quilômetros da avenida, seguindo seu plano estratégico de investir em infraestrutura da nova rede. A operadora utilizou a solução conhecida como Street Level Solution (SLS), fornecida pela QMC.

Foto: Hoteis.com

A SLS é uma tecnologia em que possibilita a instalação de antenas de forma camufladas em elementos do mobiliário urbano, como postes, bancas de revistas e semáforos, utilizando como suporte a transmissão por fibra óptica.

São antenas que ficam ao nível da rua, o que melhora a qualidade do sinal e aprimora a experiência no uso de voz e dados uma vez que estão mais próximas dos usuários e dos smartphones, e não encontram barreiras físicas. Além disso, por estarem integradas ao mobiliário urbano, a sua presença fica mais difícil de ser percebida.

Durante a festa de passagem de ano de 2023 para 2024, a TIM testou a tecnologia na avenida. Segundo os dados de desempenho coletados pela operadora, houve um aumento significativo no volume de tráfego com um incremento de 49%, passando de 361 GB para 541 GB, sendo que 35% foram trafegados no 5G.

Na velocidade média da rede 4G, foi observado o aumento de 42%, enquanto que a estabilidade de velocidade 5G teve média de 170 Mbps, mesmo com o crescimento de 97% do tráfego total 5G.

Segundo Luiz Tozo, diretor comercial da TIM São Paulo, a região da Avenida Paulista foi escolhida por causa da sua circulação.

“A escolha da Avenida Paulista para receber as instalações foi natural, já que a companhia possui o compromisso de tornar cada vez mais robusta sua rede em locais de grande circulação de pessoas, como é o caso da região, onde cerca de 1,5 milhão de pessoas andam diariamente”, afirmou.

A tecnologia SLS também já está presente em outros pontos do estado de São Paulo, como a 25 de Março, da região do Estádio do Pacaembu, o Jardim Europa, parte do eixo Berrini, que contempla importantes avenidas da capital, e na cidade de Campos do Jordão.

Cidade da Ucrânia perde sinal de TV após ataque da Rússia; veja o vídeo

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Nesta segunda-feira (22), uma autoridade local em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, relatou que um ataque aéreo russo atingiu a torre de transmissão de TV da região. O governador regional, Oleh Syniehubov, declarou que a ação ocorreu, resultando em interrupções significativas no sinal de TV digital na área.

Esse ataque representa um evento sério, pois não apenas afeta a infraestrutura de comunicação essencial para os residentes locais, mas também mostra a escalada nas hostilidades entre a Rússia e a Ucrânia.

A destruição da torre de transmissão não só interrompe a transmissão de informações, mas também pode ter impactos mais amplos, como dificultar a coordenação de respostas a emergências e o acesso a notícias cruciais neste momento de instabilidade e guerra.

Momento do ataque. Fonte: Reprodução U24_gov_ua

Após o ataque aéreo perpetrado pela Rússia, a infraestrutura televisiva local foi severamente danificada. Um dos principais pontos afetados foi uma torre de transmissão com uma altura impressionante de 240 metros.

Imagens e vídeos capturados no momento do ataque documentam o desabamento parcial da torre, que cedeu ao impacto das explosões. Esse evento resultou em interrupções significativas nos serviços de transmissão televisiva, impactando não apenas a infraestrutura física, mas também a capacidade da população de acessar informações e entretenimento por meio desse meio de comunicação.

Registros em vídeo da torre no chão, após o ataque.

A reconstrução e restauração dessas infraestruturas são essenciais para restabelecer a normalidade e a conectividade nessas áreas afetadas. Porém, não há previsão de quando isso será feito.

Apesar do ataque em grandes proporções, o governador da cidades afirmou que houve vítimas na ocasião. Todas as informações acima são da agência de notícias Reuters.

Já segundo a agência AFP, a cidade de Kharkiv, que abrigava mais de 1,4 milhão de pessoas antes da guerra e está localizada próxima à fronteira com a Rússia, tem sido frequentemente atacada pelas forças russas nas últimas semanas.

Band renova parceria com o streaming Max; confira

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A Band está se preparando para lançar uma nova temporada do programa MasterChef, que está programada para estrear em 28 de maio. As gravações para esta temporada começarão em breve. Além disso, a emissora está planejando outro lançamento importante para o seu horário nobre.

De acordo com o site NaTelinha, o canal pertencente à família Saad estabeleceu uma nova colaboração com a plataforma Max (anteriormente conhecida como HBO Max) para introduzir uma nova programação exclusiva às sextas-feiras, imediatamente após o programa “Perrengue do Dia”.

Essa sessão irá apresentar uma seleção de séries e alguns programas disponíveis no serviço de streaming da Warner Bros. Discovery, e está programada para começar em 31 de maio.

Dentre os programas já escolhidos para exibição, destacam-se “Operação Fronteira América do Sul”, que oferece uma perspectiva detalhada das atividades diárias das equipes da Polícia Rodoviária Federal nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. O programa acompanha de perto as ações dessas equipes enquanto elas trabalham no enfrentamento ao crime na fronteira entre Brasil e Paraguai, fornecendo uma visão aprofundada das operações de segurança e controle nessas regiões.

Outro título selecionado é “Desafio em Dose Dupla”, que apresenta uma dinâmica diferente ao colocar Joseph Teti, um veterano de operações especiais, e Matt Graham, um especialista em técnicas de sobrevivência primitiva, em desafios de sobrevivência em locais remotos ao redor do mundo.

O programa oferece uma experiência única ao público ao acompanhar esses dois especialistas lidando com situações extremas e demonstrando suas habilidades de sobrevivência em ambientes hostis e desafiadores.

A Band já exibiu programas como Desafio em Dose Dupla, Febre do Ouro e Largados e Pelados em parceria com a Warner Bros. Discovery. Atualmente, além do MasterChef e programas da Max, não há estreias previstas.

A série Vikings continuará sendo exibida em determinados dias da semana, com planos de substituição por outra série após o término. O retorno do Cine Clube ou do Quarta no Cinema também é considerado.

Há quatro anos, a Band e a Warner Bros. Discovery uniram forças, inicialmente disponibilizando conteúdo da Warner às segundas-feiras. Desde então, a parceria fortaleceu-se, resultando em colaborações mais estreitas e explorando novas oportunidades comerciais, incluindo um concurso apresentado por Faustão na Band.

A Max está atualmente gravando o remake de “Dona Beja” (1986) e possui a série original “Beleza Fatal” pronta para exibição. Além disso, há planos para uma nova versão de “Pai Herói” (1979) e a consideração de histórias inéditas, especialmente de ex-autores da Globo. Embora não haja confirmação oficial, a Band demonstra interesse em exibir essas produções. A Max pretende disponibilizá-las na TV aberta, visando ampliar sua popularidade, com Band, Record e SBT sendo os principais alvos.

TIM faz alerta para clientes pré-pago sobre bloqueios de linhas; confira

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A TIM alerta os clientes de planos pré-pagos sobre a importância de verificar a validade dos créditos e os prazos de recarga para evitar bloqueios ou o cancelamento da linha. Segundo a empresa, conforme uma resolução da Anatel, os usuários têm até 75 dias após a expiração dos créditos para efetuar uma recarga e manter o serviço móvel ativo, assim como para pagar débitos vencidos após notificação.

Depois de 15 dias de débito em aberto ou expiração dos créditos, a TIM pode parcialmente suspender os serviços do chip. Após 30 dias dessa suspensão parcial, os serviços podem ser totalmente restringidos. E após mais 30 dias, o contrato de prestação de serviço pode ser rescindido.

De acordo com informações fornecidas pela TIM, se um usuário tiver sua linha bloqueada devido à falta de recarga, ainda há a possibilidade de reativá-la. Para realizar esse processo, o usuário precisa seguir alguns passos específicos. Primeiramente, é necessário inserir créditos na linha, o que pode ser feito através do aplicativo do banco ou em um ponto de venda autorizado. Após isso, é preciso reiniciar o celular.

Uma vez que os créditos foram adicionados e o celular foi reiniciado, o serviço deve ser restabelecido automaticamente. É importante observar que esse procedimento de reativação só é válido se a linha tiver sido bloqueada dentro de um período de até 180 dias.

Qualquer tentativa de desbloqueio utilizando métodos diferentes dos mencionados pode ser considerada uma violação das políticas da TIM e das diretrizes estabelecidas pela Anatel, podendo ser interpretada como uma tentativa de fraude. Portanto, é crucial seguir as instruções fornecidas pela operadora para garantir uma reativação segura e legítima da linha.

A operadora de telefonia móvel comunica aos seus clientes sobre os prazos para recarga e bloqueio através de mensagens de texto (SMS) com o objetivo de auxiliá-los a manter o controle sobre esses aspectos. Essa prática visa evitar que a linha seja completamente suspensa devido à falta de recarga.

Segundo informações divulgadas pela Anatel, a TIM se destaca entre as três principais operadoras de telefonia móvel do país por ainda possuir uma quantidade maior de clientes com planos pré-pagos em comparação com os clientes de planos pós-pagos. Isso indica que a base de clientes da TIM continua predominantemente composta por usuários que realizam recargas prévias para utilizar os serviços, em vez de contratarem planos que cobram após o uso dos serviços.

Clientes Nubank têm acesso gratuito ao Max; veja como participar

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Os clientes do banco digital Nubank foram agraciados com um novo benefício de entretenimento: acesso gratuito ao Max, o antigo HBO Max. Confira mais detalhes dessa promoção.

Isso significa que esses usuários podem agora desfrutar de uma vasta biblioteca de filmes e séries oferecida pelo Max sem precisar pagar nada a mais por isso. É importante destacar que essa vantagem está disponível exclusivamente para os clientes que possuem o cartão Ultravioleta da Nubank.

O que é Nubank Ultravioleta e como ativar essa promoção?

O Nubank, atualmente o quarto maior banco em termos de usuários no Brasil, é conhecido por sua ampla gama de serviços oferecidos aos clientes. Entre esses serviços, destaca-se o Nubank Ultravioleta, que representa o mais alto nível de relacionamento com o banco.

Os clientes que fazem parte desse segmento desfrutam de uma série de benefícios adicionais, como cashback em suas compras.

Foi anunciado para esses clientes que eles terão acesso ao Max, como mais um benefício aliado ao serviço dessa categoria do banco. Para ativar o streaming é um procedimento simples e pode ser feito seguindo os passos a seguir:

  1. Ser um Cliente Ultravioleta: Antes de tudo, é necessário ser um cliente Ultravioleta do Nubank. Isso significa que você foi selecionado pelo banco com base no seu padrão de uso dos cartões de crédito/débito.
  2. Verificação no Aplicativo: Após se tornar um cliente Ultravioleta, você pode prosseguir com a ativação do Max. Para isso, abra o aplicativo do Nubank em seu celular.
  3. Confirme sua Categoria: Certifique-se de que seu status de cliente é Ultravioleta. Isso geralmente é indicado em algum lugar na interface do aplicativo.
  4. Acesso aos Benefícios Ultravioleta: Na tela inicial do aplicativo, procure pela seção de Benefícios Ultravioleta. Geralmente, essa seção é facilmente acessível na página principal.
  5. Ativação do Max: Dentro da seção de Benefícios Ultravioleta, você encontrará a opção para ativar o Max. Procure pelo banner ou link indicando “Ativar Max” (normalmente localizado abaixo de alguma seção como “Para o seu Dia a Dia”).

Ao seguir esses passos, você poderá ativar o Max no Nubank Ultravioleta e desfrutar dos benefícios adicionais oferecidos por essa modalidade.

Importante: o serviço oferece acesso gratuito ao plano básico do Max. Esse é o mesmo plano que tradicionalmente inclui anúncios e custa R$ 29,90 por mês; nele é possível assistir a séries e filmes de alta qualidade em duas telas simultâneas, com conteúdo em Full HD.

Governo afirma que prioriza políticas públicas para ampliar inclusão digital

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O Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20, liderado pelo Ministério das Comunicações, concentrou-se em promover a inclusão digital, buscando proporcionar acesso à internet de qualidade para todos. Isso é considerado uma prioridade brasileira no G20, visando também a inclusão social.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância de desenvolver e reduzir desigualdades durante a abertura da reunião do grupo, que ocorreu de quinta-feira (18) a sábado (20).

“Nossa agenda está fortemente voltada ao desenvolvimento e à superação das desigualdades”.

O coordenador da Setel destacou a importância de estabelecer diretrizes claras e alcançar um consenso sobre os indicadores que definem a “conectividade significativa”. Ele ressaltou que a conectividade abrangente e relevante é fundamental para impulsionar uma autêntica transformação digital em escala global.

A inclusão digital não apenas cria novas oportunidades, mas também acelera o processo de integração social, facilitando o acesso a recursos e participação na economia digital.

Foram organizados dois eventos simultâneos com o propósito de agregar conhecimento e perspectivas de autoridades e especialistas para serem discutidas nas reuniões do G20: o Seminário de Inteligência Artificial, que ocorreu no dia 17, e o Workshop Conectividade Significativa, realizado no dia 19.

Daniel, representante do evento, expressou que o resultado dessas iniciativas foi bastante favorável. O Grupo de Trabalho em Economia Digital proporcionou uma plataforma única para debater entre as principais economias mundiais sobre maneiras de alcançar consensos. O objetivo era promover um mundo mais conectado, inclusivo e capaz de maximizar o potencial das novas tecnologias digitais.

“O balanço foi positivo. O GT em Economia Digital nos deu uma oportunidade única para debater, entre as principais economias globais, formas e meios de se buscar consensos com o objetivo de tornar o mundo mais conectado, inclusivo e capaz de alavancar todo o potencial das novas tecnologias digitais”.

As próximas reuniões do Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20 serão realizadas em São Luís (MA), de 11 a 13 de junho, e em Maceió (AL), de 9 a 13 de setembro. No Maranhão, um evento paralelo sobre segurança cibernética será organizado em colaboração com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. A reunião final da cúpula do G20 está agendada para novembro, no Rio de Janeiro.

O Grupo de Trabalho é liderado pelo Ministério das Comunicações, em conjunto com os ministérios das Relações Exteriores, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Os encontros abordam diversos temas, incluindo Inclusão Digital, Conectividade Universal, Governo Digital, Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital, e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável.

Anatel abre período para testes de conexão entre celular e satélite

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A Anatel anunciou a criação de um ambiente regulatório experimental, conhecido como sandbox, para testar a conexão direta entre celulares e satélites, chamada D2D (direct-to-device).

As empresas de serviço móvel pessoal podem solicitar uma licença temporária de radiofrequência por até 24 meses para realizar testes nos próximos dois anos e meio. A solicitação está aberta para prestadoras que já possuem autorização de uso de radiofrequências e estações de Serviço Limitado Privado nas áreas em que operam.

Para solicitar a autorização junto à Anatel para operar novas estações do sistema, é necessário realizar o pedido com pelo menos 30 dias de antecedência da data planejada para o início das operações. Atualmente, as empresas Claro e TIM já estão aguardando a aprovação da Anatel para iniciar suas operações.

As participantes do sandbox têm três obrigações principais. Primeiro, elas devem conceder acesso a informações relevantes, documentos e outros materiais relacionados à execução do ambiente regulatório experimental. Isso inclui compartilhar informações sobre como o ambiente foi desenvolvido e os resultados alcançados até o momento.

Segundo, elas devem cooperar na discussão de soluções para melhorar o produto, serviço ou solução regulatória. Isso também inclui colaborar na supervisão resultante do monitoramento das atividades realizadas no ambiente regulatório experimental.

Por fim, elas devem comunicar imediatamente à Anatel sobre qualquer interferência ou riscos que surjam durante o desenvolvimento das atividades, tanto os previstos quanto os imprevistos.

Vale ressaltar também que a operadora deve encerrar as estações e revogar suas licenças se ocorrerem falhas graves na implementação do ambiente regulatório experimental, se a atividade representar riscos não previstos anteriormente, ou se a participante deixar de cumprir critérios de elegibilidade, fornecer informações falsas ou mudar seu modelo de negócio de forma não autorizada.

Após o término do prazo da autorização de uso temporário de radiofrequências, as entidades autorizadas devem enviar à Agência os relatórios dos experimentos realizados. Esses relatórios serão analisados pelas Superintendências de Planejamento e Regulamentação (SPR) e de Outorga e Recursos à Prestação (SOR).

A Anatel pode prorrogar os testes conforme necessário. Após o período experimental regulatório, os resultados serão avaliados e uma proposta pode ser feita ao Conselho Diretor para resolver o problema de forma permanente.

Apple dá três meses de acesso gratuito de Apple TV+ em parceria com Microsoft

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A Apple está em parceria com a Microsoft para oferecer acesso à Apple TV+, seu serviço de streaming, para os proprietários de Xbox. Com isso, se você é dono de um console de videogame poderá resgatar a oferta e ganhar três meses de acesso grátis à plataforma.

A promoção, fruto da parceria entre as gigantes do setor tecnológico e de entretenimento, ficará disponível até o dia 7 de julho, e poderá ser resgatada no aplicativo da Apple TV+ presente no console Xbox. Ao realizar o login com o ID Apple, basta procurar pelo banner promocional na interface do app e ativar a oferta.

A partir daí, o usuário terá acesso gratuito à plataforma durante três meses. Após esse período, o streaming passará a ser cobrado o valor padrão do serviço. Ou seja, ele será renovado automaticamente, caso o assinante não cancele o plano antes da data de renovação. Vale a pena salientar que a oferta está disponível também para antigos e novos assinantes. Além disso, está disponível mesmo para quem não é assinante do Game Pass Ultimate.

O Apple TV+ inclui acesso a programas de TV e filmes originais da Apple, incluindo as estreias das próximas séries Dark Matter e The Big Cigar, e filmes teatrais como Killers of the Flower Moon e o recém-lançado Argylle.

Atualmente, a assinatura de forma isolada da Apple TV+, incluindo período de 7 dias para degustação, custa R$ 21,90 por mês, mas pode vir acoplada a outros serviços da empresa. Por exemplo, ao comprar qualquer aparelho da Apple, o consumidor ganha três meses de acesso gratuito ao streaming.

O streaming também está integrado ao Apple One, um serviço que junta outras plataformas da empresa: iCloud+, Apple Arcade, Apple Fitness+ e Apple Music. No momento são oferecidas três opções de planos: Individual, de R$ 42,90/mês, Familiar por R$ 54,90 mensais e Premium, de R$ 89,90 por mês. Nos dois últimos pacotes, a conta pode ser compartilhada com até cinco pessoas. A variação de valores está relacionado ao tamanho do armazenamento do iCloud+: 50 GB (Individual), 200 GB (Familiar) e 2 TB (Premium).

Netflix deixará de compartilhar número de assinantes do streaming

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A partir de 2025, a Netflix deixará de compartilhar sua contagem de assinantes e receita média por membro. A notícia foi dada pela plataforma na última sexta-feira (19) e não foi bem recebida pelo mercado. De acordo com o último relatório de lucros, o streaming visa direcionar o foco para outras métricas mais relevantes de sua performance financeira atual.

Imagem: Freepik

“Agora, priorizamos a observação da receita e da margem operacional como nossas principais métricas financeiras”, explicou um porta-voz da Netflix. Além disso, a Netflix busca focar no engajamento dos usuários, o tempo gasto na plataforma, como uma medida de satisfação do cliente.

Segundo a empresa, que tem relatado a geração de “lucros e fluxo de caixa muito substanciais”, essa transição indica uma maturidade na fase operacional da Netflix, onde a ampliação do número de assinantes já não reflete diretamente o seu sucesso ou saúde financeira. Atualmente, o streaming possui 269,6 milhões de usuários globalmente, sendo que adicionou 9,3 milhões novos assinantes no primeiro trimestre.

Entretanto, a mudança em suas práticas de relatórios financeiros levantou discussões entre os investidores que tradicionalmente dependem dos números de assinantes como um indicador-chave do crescimento da empresa. Além disso, ainda chegou em um momento em que os analistas de Wall Street esperam que o crescimento do número de assinantes da Netflix na América do Norte e na Europa se sature.

Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell, explica que “Os investidores gostam de transparência e o mercado tem julgado a Netflix com base no sucesso de seus assinantes desde que ela entrou no mercado de ações”. “Para muitos, essa é uma métrica valiosa e escondê-la chega em um momento em que muitas pessoas estão se perguntando se a Netflix atingiu a saturação em muitas regiões”, completa.

Embora tenha ganhado mais assinantes no primeiro trimestre, a sua previsão de receita para o segundo trimestre não atendeu às expectativas do mercado de 9,54 bilhões de dólares na quinta-feira. As ações da Netflix caíam 7,8%, para US$ 562,71.

Embora isso seja parcialmente um sinal da incomparável participação de mercado da Netflix, também levanta questões sobre o teto final do streamer no cenário atual”, disse Brandon Katz, estrategista da Parrot Analytics.

Google vai atualizar informações das UBS nos resultados de busca

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O Google e o Ministério da Saúde anunciaram uma parceria para aprimorar o acesso às informações oficiais sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ou seja, a bigtech irá atualizar os dados referentes a mais de 40 mil postos de saúde nos resultados da Busca e do Google Maps, conforme os detalhes que serão repassados pela pasta.

Foto: Pexels/Reprodução

Entre essas informações estão localização, contato e horário de funcionamento, além do calendário de vacinação das unidades básicas de saúde. O objetivo da parceria é oferecer uma experiência mais eficiente aos usuários. Além disso, na busca, ainda será exibida uma mensagem com link direto para o Calendário Nacional de Vacinação como “postos de saúde próximos a mim”.

De acordo com o Ministério, na prática, “ao procurar postos de vacinação, utilizando, por exemplo, “vacinação perto de mim”, os usuários encontrarão dados de endereço, telefone e expediente atualizados e o link do Calendário Nacional de Vacinação para acompanhar as datas de imunização”.

A primeira fase da iniciativa foi lançada no ano passado, durante o Google for Brasil, quando a empresa anunciou que passaria a mostrar informações atualizadas das UBS em suas plataformas”, completou.

A iniciativa vai contribuir com os esforços de conscientização para a adesão da população às campanhas de vacinação, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos. Segundo o Google Trends, o Brasil é o terceiro país mais ativo em buscas relacionadas à saúde e o sétimo em interesse por vacinação globalmente, desde 2004. Nos últimos 12 meses, o país manteve sua posição entre os oito primeiros no ranking mundial.

A parceria faz parte do plano de soluções voltadas para a saúde pública da pasta. Recentemente, a ministra Nísia Trindade gravou uma série de vídeos com influenciadores do YouTube, como Mari Fulfaro, do canal Manual do Mundo, o jornalista Edson Castro, do Manual do Homem Moderno, e o médico Drauzio Varella, com objetivo de conscientizar a população para a vacinação infantil e para o combate à dengue.