
Os noticiários dessa sexta-feira (12) foram tomadas pela informação de que o aplicativo do Bradesco estava fora do ar, gerando transtorno a milhões de clientes espalhados pelo Brasil.
As primeiras mensagens começaram ainda de madrugada. Gente que tentou pagar uma conta, fazer um Pix ou simplesmente olhar o saldo no aplicativo do Bradesco e não conseguiu.
Com o passar das horas, os relatos se multiplicaram. Até o fim da manhã, o número de reclamações disparou em plataformas como o Downdetector, onde já são dezenas de milhares de notificações registradas nesta sexta.
A falha afeta tanto os clientes pessoa física quanto jurídica. Em muitos casos, o app sequer abre. Quando abre, não carrega os serviços mais básicos.
A maior frustração tem sido com o Pix, meio de pagamento que, para muitos, virou rotina diária.
“Ganham absurdos e não têm a competência para resolver o problema. Até agora nada. Absurdo! O pior é que não existe punição, não soltam um comunicado, nada”, disparou um usuário do Downdetector.
Banco confirma problema, mas dá poucas explicações
Procurado, o Bradesco confirmou que a instabilidade está relacionada a uma falha interna de infraestrutura. Não detalhou qual o tipo de pane, nem o que exatamente saiu do controle.
A instituição se limitou a dizer que equipes técnicas estão trabalhando para normalizar os serviços, sem indicar prazo para isso acontecer.
O problema vem em péssima hora. Com a proximidade do Natal, aumento no consumo e pagamento do 13º salário, o volume de movimentações financeiras cresce e muita gente depende do app para fazer tudo isso funcionar.
O Bradesco, um dos maiores bancos do país, tem hoje cerca de 79 milhões de clientes, segundo dados do próprio banco.
Frustração amplia repercussão online
Nas redes sociais, o tom dominante é de impaciência. Há quem poste capturas de tela do erro, quem peça explicações diretas ao banco e também quem diga ter enfrentado a mesma falha semanas atrás, o que levanta questionamentos sobre a estabilidade da plataforma.
Para além da frustração do dia a dia, pequenas empresas também relatam impacto. Um comerciante em São Paulo disse que teve de interromper as vendas por não conseguir acessar a conta PJ. “Minha maquininha é integrada ao app. Sem ele, trava tudo”, contou.
Sem previsão e sem solução, pelo menos por enquanto
A ausência de um prazo estimado para a normalização preocupa. O banco garante que está atuando para resolver o problema o mais rápido possível, mas sem detalhes técnicos ou comunicados mais claros, clientes seguem sem saber se o sistema volta em minutos, horas ou apenas nos próximos dias.
Até o momento desta publicação, a falha persistia. A recomendação dada pelo suporte nas redes sociais é para “tentar novamente mais tarde”. Mas para quem tem compromissos financeiros inadiáveis, essa sugestão tem pouco efeito.
* Com informações do G1 e do Downdetector











