11/12/2025

TIM expande parceria com a Oracle para ampliar digitalização com uso da IA

Contrato de cinco anos reforça uso da nuvem e foca em agentes inteligentes para atendimento automatizado e análise de rede.

Salvar post
Imagem: Midjourney/Reprodução

A TIM Brasil deu mais um passo na sua jornada de transformação digital. A operadora fechou um novo acordo com a Oracle, com duração de cinco anos, para ampliar o uso de inteligência artificial (IA) dentro de suas operações. 

A parceria foca no uso da infraestrutura de nuvem da Oracle e reforça um trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 2021.

Com esse novo movimento, a TIM quer aumentar a presença de agentes digitais em suas plataformas de atendimento. A intenção é deixar os processos mais ágeis e reduzir a necessidade de contato humano em casos simples. 

Iniciativas digitais ganham corpo com apoio da Oracle

A operadora afirma que já conseguiu migrar todos os seus data centers para a nuvem, tornando-se pioneira nesse processo entre as teles do país. Essa estrutura, baseada em uma arquitetura multicloud, vem permitindo a criação de ferramentas de automação em grande escala. 

Uma delas é o assistente virtual TAIS, utilizado nos canais de atendimento, que tem conseguido lidar com interações do início ao fim, com alta taxa de precisão. 

Além disso, um copiloto de IA foi desenvolvido para dar suporte aos atendentes, encurtando o tempo das chamadas.

Fora do campo do relacionamento com o consumidor, a inteligência artificial também vem sendo usada para prever falhas na rede e agir antes que o problema afete o usuário. A companhia informou que essa frente já gerou uma redução de 15% nas intervenções técnicas.

Tecnologia a serviço da experiência e da eficiência

Mais do que reduzir custos ou acelerar processos, a TIM enxerga a IA como parte da evolução da sua proposta de valor. Hoje, são mais de 100 iniciativas ligadas à inteligência artificial sendo mapeadas internamente. 

Vinte e quatro delas já estão em fase de testes, enquanto outras sete operam em ritmo regular. Mais projetos devem começar em breve.

O contrato com a Oracle é, segundo a TIM, uma forma de consolidar essa direção e ampliar o uso da tecnologia em diferentes áreas da companhia. 

A expectativa do alto escalão é que soluções mais personalizadas e inteligentes ajudem a operadora a se destacar em um mercado que exige rapidez, conveniência e precisão nas interações com o público.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários