22/03/2024

Será que seu celular está com vírus?

Veja os sinais que indicam que o seu smartphone está infectado.


Celular travando, anúncios indesejados, aparelho reiniciando do nada. O seu celular está apresentando esses problemas? Então pode ser que ele esteja com vírus.


Os smartphones são microcomputadores e por isso também se tornaram alvo de indivíduos mal-intencionados que criam essas pragas virtuais para tentar capturar dados pessoas dos usuários


Essas ameaças digitais estão cada vez mais aperfeiçoadas e, por isso, podem passar despercebidas, sem deixar rastro. 

Assim, é importante ficar ligado nos sinais que seu dispositivo dá para perceber rapidamente quando ele pegar algum vírus. 

A Proteste levantou os principais indícios da presença de vírus e outros malwares em um aparelho, principalmente no sistema Android, que listamos abaixo:

1. O aparelho reinicia do nada

Um sinal de que o seu smartphone pode ter pegado algum tipo de vírus é se ele reiniciar sem que você peça. Os aplicativos também poderão travar e funcionar mal e você não conseguirá desligar o aparelho.

2. A bateria acaba mais rápido 

Bateria que dura pouco tempo não necessariamente é sinal de que está viciada, pode indicar que algum vírus está consumindo a carga dela rapidamente. 

3. O Bluetooth é ativado inesperadamente 

Se o seu Bluetooth tem vida própria, e fica ativo mesmo quando você o desativa, pode ser que um vírus tenha se instalado no seu aparelho. Provavelmente, o próprio Bluetooth será o meio que ele irá utilizar para enviar arquivos infectados para outras pessoas.


VIU ISSO?


4. Aplicativos “aparecem” no smartphone

O que é esse aplicativo? Se no seu celular anda aparecendo aplicativos que você nunca baixou e nem sabe para o que servem, fique ligado! A saída será fazer uma boa varredura ou até mesmo formatar o aparelho para o modo de fábrica. 

5. Anúncios indesejados

Esses são clássicos. Se está aparecendo anúncios excessivos e indesejados no seu aparelho, é sinal de presença de vírus. 

6. Mensagens que você não enviou 

Se pessoas estão recebendo mensagens de texto suas que você não enviou, pode ser que algum vírus esteja fazendo isso. 

7. Seus aplicativos precisam de autenticação frequente 

Se você recebe pedidos constantes para registrar seus dados novamente em seus aplicativos, fique atento porque pode ser que algum vírus esteja tentando roubar suas credenciais. 

8. Ações que você não reconhece

Fique atento às suas redes sociais. Vírus costumam postar conteúdos com links infectados como se fosse você.

9. O consumo de dados sobe radicalmente

Seu pacote de dado está acabando muito rápido? Sinal clássico de que o aparelho está com vírus e clicando em anúncios ou mensagens que são enviadas por hackers.

10. A fatura mensal aumenta consideravelmente

Assim como um vírus pode aumentar o consumo de dados também pode “cadastrar” seu número em serviços oferecidos pela operadora, como SMS pago. O resultado disso? Uma fatura mais cara.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários