16/04/2024

AT&T irá lançar rede 5G em cinco cidades americanas

Lançamento deverá acontecer nas próximas semanas e tecnologia será usada para acesso fixo-móvel.



Mais cinco cidades dos Estados Unidos devem receber a rede 5G nas próximas semanas, mas dessa vez a empresa responsável pela implantação da tecnologia será a AT&T. 


As primeiras cidades a receber a tecnologia de quinta geração da AT&T são Atlanta, Houston, Nova Orleans, Oklahoma City e Dallas.


No começo de 2019, a rede móvel chegará a outros sete municípios, incluindo Las Vegas, Los Angeles, San Francisco e Orlando.

A primeira a lançar uma rede 5G nos Estados Unidos foi a Verizon, no início deste mês. A empresa levou a tecnologia e já começou a vender planos em quatro cidades americanas: Houston, Indianápolis, Los Angeles e Sacramento.

Assim como a Verizon, a AT&T deverá oferecer acesso fixo-móvel (FWA, na sigla em inglês) por meio da rede 5G, já que ainda não há handsets disponíveis. A empresa está utilizando ondas milimétricas de 28GHz. 


VIU ISSO?


Para permitir a implantação de 5G, a companhia também investe em backhaul, aproveitando a expansão do acesso fixo FTTH. 

Segundo a operadora, sua infraestrutura é de 18 milhões de premissas de fibra. A expectativa é chegar a 22 milhões de unidades com fibra até 2019, dos quais 14 milhões serão de residências e 8 milhões corporativos. 

A empresa também anunciou que chegará a 24 cidades com licença de acesso assistido com 4G (LTE-LAA) ainda neste ano. 

A Verizon está investindo ainda no chamado “5G Evolution” (na verdade, utilizando LTE-Advanced), que consegue velocidade teórica de 400 Mbps atualmente.

Em julho, a operadora disse que iria lançar o primeiro smartphone 5G do mundo ainda em 2018, mas não deu mais notícias sobre o assunto. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários