15/12/2025
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Operadoras de TV por assinatura anunciam mudanças para 2019

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Sinal liberado, canais adicionados e descontinuados estão entre as novidades do ano novo.


O ano de 2019 ainda nem chegou e já está trazendo algumas mudanças para os clientes de TV por assinatura. Tem canais sendo descontinuados, outros sendo adicionados pelas operadoras e, claro, sinais liberados para o público nesse fim de ano.


A operadora Nossa TV deixará o sinal de todos os seus canais abertos do dia 01 ao dia 31 de janeiro de 2019. 


Já os fãs do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, já vão poder matar a saudade do Reality Show antes mesmo de ele começar. 

O pay-per-view do programa já está funcionando para aquecer os telespectadores para o início do reality, que começará dia 15 de janeiro. Assim que o programa começar, as transmissões passam a ser ao vivo. 

Nesta matéria aqui, o Minha Operadora mostrou quais serão os preços cobrados pelas operadoras pela assinatura do pay-per-view.

E neste sábado (22), os clientes pré-pagos da SKY que possuem recarga ativa poderão curtir os canais SporTV, SporTV 3, Canal Off, Studio Universal, Bis, SyFy e Gloobinho gratuitamente. O sinal desses canais ficará liberado até o dia 02 de janeiro. 

Canais saem do ar


A partir do dia 1º de janeiro, os canais HBO Plus e MaxPrime serão descontinuados. Já a Turner anunciou o fim dos canais TNT 2 e TNT 3 a partir dessa mesma data.

A operadora Nossa TV informou que irá substituir os canais TNT 2 e TNT 3, mas ainda não disse por quais.


VIU ISSO?


Já o canal CineBrasil TV sairá da SKY a partir do dia 1º de janeiro. Outro canal deverá entrar no lugar, mas ainda não foi divulgado qual.  

Novidades


Na última quinta-feira (20), o Oi Play VOD adicionou conteúdo do Gloobinho


Na mesma data, a Vivo TV passou a exibir os canais NatGeo Kids, SporTV, OFF, Discovery Theater, Discovery World, ID, Cinemax, Paramount Channel, HBO Signature, HBO Plus, FOX Premium 1, FOX Premium 2, Premiere Clubes com som Dolby Digital.


A Vivo TV também adicionou o canal DOGTV na sua programação. O canal funciona como uma terapia audiovisual para cães, sendo a companhia perfeita quando ficam sozinhos em casa.


Nesse primeiro mês de dezembro, a Vivo TV liberou o sinal do canal para todos os clientes com o objetivo de divulgá-lo.


Dois novos canais do grupo Box Brasil entraram para a grade da NET: FashionTV (canal 551) e Travel Box Brazil (canal 557). Ambos em HD. 
Na próxima quarta-feira (26), o canal Rede Familiar irá desligar o sinal analógico e migrar para o digital.

Já para quem gosta de assistir os streamings de vídeo das operadoras, fique ligado porque tanto a Vivo Play quanto a SKY Play estão com filmes em oferta especial para o fim de ano. 

Mercado Pago garante 50% de desconto no valor da recarga

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Corre! A promoção é válida até amanhã.

Está rolando uma nova promoção de recarga no aplicativo Mercado Pago. Clientes pré-pago das operadoras Claro, TIM, Vivo e Oi que realizarem recargas utilizando o app Mercado Pago irão ganhar um desconto de 50% do valor da recarga, limitado a R$ 10. A promoção é válida até amanhã (22).

Será concedido apenas um cupom de desconto por e-mail cadastrado no app do Mercado Pago.
Como usufruir do desconto?
 
Basta baixar e entrar no app do Mercado Pago, selecionar a operadora em questão e o valor da recarga. Na página de confirmação do pagamento o app irá destacar que o desconto foi aplicado.

Saindo um pouco da esfera das recargas é interessante também pontuar que a partir de dezembro o Mercado Pago passou a oferecer rendimento de 5,25% ao ano, para o dinheiro parado na conta pelo aplicativo. 

Para ativar o recurso basta apenas clicar a opção “Render meu dinheiro”. O Mercado Pago diz que você não precisa esperar um ano, o rendimento acontece diariamente. “É um serviço simples e de muito baixo risco. Diferente da poupança, o dinheiro rende desde o primeiro dia (contando apenas os dias uteis da semana)”, destaca o app.
 
Com o rendimento é possível fazer compras, pagamentos e retiradas para um banco. Também é possível interromper o rendimento quando o cliente achar necessário.

5G será responsável por 13% das conexões móveis em 2023

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Na América Latina ainda irá demorar alguns anos pra o 5G ser realmente representativo.




De acordo com dados da Ovum em 2023 teremos 10 bilhões de conexões móveis até 2023, sendo que 13% delas – 1.3 bilhões – serão 5G.


A América Latina e o Caribe  continua registrando crescimento constante de conexões LTE (4G) e está projetado para atingir mais de 500 milhões de assinaturas de LTE em 2022. Enquanto isso, a forte liderança do LTE na América do Norte será substituído pela corrida pelo 5G a partir de 2019. A previsão é que alcance 186 milhões de conexões em 2023, equivalente a 32% de participação de mercado.


“O crescimento da LTE é incessante, uma vez que adicionou 239 milhões de conexões em todo o mundo durante o terceiro trimestre de 2018”, disse Kristin Paulin, analista sênior da Ovum. “A Ovum projeta que o LTE continuará a crescer até 2022, e veremos um declínio nas assinaturas dessa tecnologia a partir de 2023, devido ao crescimento de 5G. No entanto, GSM, HSPA e LTE continuarão a ser implantados em todo o mundo em 2023. “
Em todo o mundo, a LTE está projetada para continuar sua força para atingir 6 bilhões de conexões em 2022, quando a participação de mercado da LTE será de 61%.

VIU ISSO?


Falando um pouco sobre a região em que o Brasil está inserida, a América Latina, o estudo destaca que embora a primeira rede comercial da região seja lançada em 2019, serão necessários de 4 a 5 anos para o 5G se torne realmente abrangente na América Latina. No Brasil a previsão inicial é que o 5G comece a operar em 2021.

O LTE continuará despontando na América Latina por muitos anos. Até o final de 2022, a previsão é de que a LTE atinja 510 milhões, representando 67% do mercado.

Anatel: novo presidente e conselheiro tomam posse

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Dentre os pontos defendidos nos discursos foi destacado a importância da implementação do 5G.




Tomaram posse hoje (21) na sede da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o seu novo presidente, Leonardo Euler de Morais, que já está exercendo a função desde novembro, e Moisés Queiroz, novo conselheiro.

Leonardo de Morais, primeiro servidor de carreira a se tornar conselheiro e presidente da Anatel, afirmou que o fortalecimento do estado regulador é primordial para atração de investimentos e que o trabalho em prol do desenvolvimento das telecomunicações significa desenvolvimento econômico. Morais ressaltou que é esperado, para o final de 2019 ou o começo de 2020, o edital de licitação das faixas 2,3 e 3,5 GHz e de um bloco da faixa de 700 MHz, o que possibilitará às prestadoras consolidarem suas operações em 4G e desenvolverem  aplicações por banda larga móvel de altíssima velocidade em 5G.

Moisés Queiroz defendeu que a simplificação da regulamentação deve ser uma diretriz, que tem 449 resoluções e regulamentos aplicados aos serviços de telecomunicações.  Queiroz também abordou a questão da carga tributária que incide sobre o setor, uma das mais altas do mundo, e defendeu o uso dos recursos dos fundos setoriais. “É preciso incrementar os investimentos e a competição, ao invés de pautar a atuação da Agência apenas na aplicação de sanções”, disse o novo conselheiro.

VIU ISSO?

A cerimônia de posse contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o senador Jorge Viana; o senador eleito por Goiás, Vanderlan Cardoso; e os conselheiros da Agência Aníbal Diniz, Otávio Rodrigues e Emmanoel Campelo; parlamentares e autoridades governamentais; representantes de instituições setoriais; dirigentes e servidores da Anatel.

Resultado dos testes de 3,5 GHz serão revelados em 2019

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O resultado dos testes de campo, de suma importância para os rumos da implementação do 5G no Brasil, devem ser revelados pela Anatel em abril 2019.


Um dos principais receios das operadoras em relação a implementação do 5G no Brasil é a possível interferência com as TVROs (TV parabólica em banda C satelital), já que elas trabalham no espectro entre 3625 MHz até 4200 MHz, próximo ao que será delimitado para o 5G – 3400 MHz aos 3600 MHz.

Essa perspectiva aliada com outros fatores tem contribuído para que as operadoras adotem uma postura cautelosa em relação ao leilão para o 5G. Claro e Vivo, por exemplo, querem que esse procedimento aconteça somente em 2021. 


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já declarou que o leilão irá acontecer entre o fim de 2019 e o início de 2020. O presidente da agência reguladora, Leonardo de Morais, declarou que é legítima a preocupação com possíveis interferências com sistemas TVRO, mas que isso não pode contradizer ou ser excludente com o objetivo do Brasil estar na vanguarda do processo do 5G.

Em relação ao testes, os de laboratório já foram concluídos, os de campo serão iniciados em fevereiro. A previsão é que estejam concluídos em abril de 2019. Evidentemente que esse prazo pode ser estendido, dependendo de imprevistos que podem ocorrer. 


VIU ISSO?



Segundo  Humberto Bruno Pontes Silva, assessor técnico da Anatel, em declaração ao site Teletime, já foi concluída  a fase de caracterização de elementos, mas ainda é necessária a padronização e metodologia para os testes de campo. Entre este final de ano e janeiro de 2019, haverá recesso dos servidores da agência, então os testes de campo deverão começar para valer em fevereiro. “A gente está usando o período para estressar ao máximo os testes de campo”, afirma. “A gente se antecipou à consulta e elaborou os cadernos técnicos, enviamos equipamentos e fizemos toda a parte de logística”, conclui o assessor.

Sinal da Claro passa por instabilidade em diversos estados

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Problemas com o sinal da telefonia móvel e até da Claro TV foram reportados por usuários em diversos estados.


Recebemos uma mensagem de um leitor do Centro-Oeste que está enfrentando problemas com o sinal da operadora Claro. Algumas pessoas também já estão se pronunciando via Twitter sobre o caso. No início do mês um problema parecido, relacionado ao sinal, já havia sido reportado.


De acordo com o site down detector o problema de instabilidade foi reportado em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Brasília, Bluemenau, Campinas, Fortaleza, Curitiba, Recife e Caruaru.


Além do sinal de telefonia móvel também há relatos de problemas com a Claro TV. Em um dos relatos mais recentes, um usuário disse que há dois dias o sinal estava oscilando em Campo Grande (MS), mas agora caiu de vez. Ele também disse que tentou ligar na central pelo fixo, porém não conseguiu.

VIU ISSO?

SKY lança minidocumentário sobre eSports

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Objetivo é desmistificar estereótipos e combater preconceitos, mostrando que eSports é mais que um jogo.



Com o intuito de promover o eSports, a SKY está produzindo um minidocumentário sobre o mundo do esporte eletrônico.


Criado pela agência Ampfy, “Jogando Sério” é apresentado pelo youtuber Fred, do Desimpedidos, e faz parte do investimento que a marca vem fazendo desde setembro nesse mercado, dando voz à comunidade gamer e mostrando que jogo é coisa séria.


O documentário será dividido em três episódios que retratam a rotina de um gamer profissional. O primeiro episódio foi publicado na última quinta-feira (20) e pode ser conferido abaixo.


O minidocumentário busca desmistificar estereótipos e descontruir preconceitos, mostrando que eSports é mais que um jogo: um mercado altamente profissionalizado, que já movimenta milhões de reais todos os anos.

“A SKY é reconhecida por ser patrocinadora de esportes tradicionais. Nossa estratégia é ampliar esse patrocínio, nos aproximarmos do gamer e contribuir para que este mercado se fortaleça, valorizando a comunidade que atrai cada vez mais espectadores no Brasil”, explica o diretor de Marketing da SKY, Alex Rocco.

Neste sábado (22), a SKY irá promover o SKY Go For Gaming, movimento criado por gamers que busca erradicar estereótipos e preconceitos do universo dos jogos.

O evento será beneficente. As doações arrecadadas serão destinadas, em sua maioria, à Liga Solidária (Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos).

Vivo Play dá 50% de desconto em filmes selecionados

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Seleção especial é presente de fim de ano da operadora para os seus clientes.

Para animar o fim de ano das famílias, a Vivo TV preparou uma seleção especial de filmes com descontos de 50% no Vivo Play, plataforma de vídeo on demand da operadora.

A seleção especial conta com mais de 100 títulos, entre eles se destacam “Crô Em Família”, “Um Lugar para Recomeçar”, “Hotel Transilvânia 2”, “O Último Legado”, “Paulo, o apostolo de Cristo” e “Antes Que eu Me Esqueça”.


A oferta ficará disponível até o dia 2 de janeiro de 2019.

Os clientes da Vivo TV podem acessar o Especial pela TV, notebook e app Vivo Play quando e onde estiverem. O download do app é gratuito e está disponível para Android e IOS nas lojas de aplicativos.
Quem também preparou ofertas de filmes para as comemorações de fim de ano foi a SKY. 

A operadora disponibilizou títulos inéditos com desconto e fez uma retrospectiva com sete das dez maiores bilheterias de 2018

Já quem tem cachorrinho de estimação, vai comemorar a chegada do DOGTV à programação da Vivo TV. 

O canal funciona como uma terapia audiovisual para cães, sendo a companhia perfeita quando ficam sozinhos em casa.

Claro e NET ampliam a rede de Wi-Fi para dez aeroportos

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Expansão foi possível devido a uma parceria do grupo com a norte-americana Boingo Wireless.


A Claro e a NET estão ampliando a presença de sua rede de Wi-Fi nos aeroportos brasileiros. A partir de agora, por meio de uma parceria com a norte-americana Boingo Wireless (NASDAQ: WIFI), a rede #NET-CLARO-WIFI está presente nos dez principais aeroportos do país, que representam aproximadamente 70% do fluxo anual de passageiros.


A Boingo Wireless é líder mundial em DAS, small cells e serviços de Wi-Fi para usuários finais, operadoras e anunciantes.


São aproximadamente 120 milhões de pessoas por ano que vivem conectadas entre um voo e outro, nos grandes centros urbanos do Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Salvador e Recife.
Somente o Aeroporto Internacional de Guarulhos, por exemplo, concentra 20% do fluxo de passageiros no ano. É o maior aeroporto da América Latina e possui um fluxo de 365 mil pessoas por dia. 

Além do Wi-Fi no aeroporto, a Claro tem outras ofertas exclusivas para o público que viaja para o exterior e deseja estar sempre conectado. 

Com o Passaporte Mundo, o cliente pode utilizar seu plano móvel em mais de 80 países, usufruindo-o normalmente como se estivesse no Brasil. 

O plano permite que o cliente fale ilimitadamente com números do país visitados e do Brasil e navegue pela internet utilizando sua franquia de dados.


“Estamos expandindo as possibilidades de conexão, no Brasil ou no exterior, para que nossos clientes aproveitem ao máximo suas viagens de negócio ou de lazer com a família”, explica o diretor de Marketing da Claro, Marcio Carvalho. 

Para se conectar, basta encontrar a rede #NET-CLARO-WIFI (nomenclatura universal da rede em locais públicos) e digitar o mesmo login e senha utilizados para acesso ao site da NET. 

Para clientes Claro Móvel pós-pago basta criar um login e senha no primeiro acesso.

Veja abaixo a lista de aeroportos que tem o serviço disponível:

– Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (CWG)
– Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (PLU)
– Aeroporto Internacional de Minas Gerais/Confins (CNF)
– Aeroporto Internacional de São Paulo/Congonhas (CGH)
– Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU)
– Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (MAO)
– Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (REC)
– Aeroporto Internacional de Salvador/Deputado Luis Eduardo Magalhães (SSA)
– Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim (GIG)
– Aeroporto Santos Dumont (SDU)

O serviço de WIFI em aeroportos é parte da rede oferecida pela Claro Brasil gratuitamente para clientes Claro e NET, e que é composta por mais de 2,5 milhões de pontos espalhados pelo Brasil.  Para saber mais informações sobre o serviço basta acessar o site www.net.com.br/internet-banda-larga/wi-fi-fora-de-casa.

Para contratar o Passaporte Mundo, o Passaporte Américas ou o Passaporte Europa, o cliente Claro pode acessar o aplicativo Minha Claro.

Cai a presença da TV nos lares brasileiros

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Conforme o IBGE, o número de residências que contam com televisão reduziu em 0,6% de 2016 para 2017.


O número de lares com televisores reduziu de 97,2% para 96,6% em um ano, de 2016 para 2017, segundo mostra a pesquisa TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), um suplemento da Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O serviço de TV por assinatura também perdeu espaço, caindo 0,9 ponto percentual no período de um ano, passando de 33,7% em 2016 para 32,8% dos domicílios em 2017.


Em área urbana, esse percentual variou de 36,9% (2016) para 35,6% (2017) e, em área rural, subiu de 11,7% (2016) para 14,1% (2017).

A parcela de domicílios que possui televisão de tela fina subiu de 65% para 69,7% e a que conta com televisão de tubo caiu de 44,9% para 38,9%. Em 2017, em 57,8% dos domicílios havia somente televisão de tela fina e em 27%, somente televisão de tubo.

Conforme a pesquisa, entre os domicílios sem televisão paga, 55,3% não assinam o serviço por considerá-lo caro e 39,8%, por não haver interesse, enquanto somente 1,6% não adquirem por não estar disponível na área em que se localizam.

Na direção contrária, o consumo de conteúdo em vídeo pela Internet vem crescendo, bem como o acesso à rede. 

O percentual de consumo de vídeo online entre as pessoas que acessam a Internet cresceu de 74,6% para 81,8% em um ano. 


VIU ISSO?


Já o acesso à Internet cresceu, entre pessoas com 10 anos ou mais, de 64,7%, para 69,9% em 2017. Esse crescimento também se justifica pelo aumento da presença de internet nos lares brasileiros. Em 2017, 74,9% das casas contavam com acesso à internet.

Telefone celular e smart TVs foram os dispositivos que mais cresceram no consumo de Internet, sendo usados por 97% e 16,3%, respectivamente, dos usuários de Internet. 

Foi um crescimento de 2,5 pontos, para os celulares, e de cinco pontos percentuais para as smart TVs de 2016 para 2017.

TV aberta


A recepção nos domicílios de sinais de TV aberta por meio digital cresceu 7,3 pontos percentuais chegando a 79,8% dos lares do país em 2017 (embutida ou através de conversor)

Já a recepção por meio de parabólica caiu 2,3 pontos, passando de 34,8% para 32,5%. Na área rural, caiu de 73,1% para 70,5% e na urbana, de 29,0% para 26,9%.

O lares que recebem sinais satelitais abertos representam 32,5%.
Somando-se aos domicílios com alguma alternativa à recepção, como parabólica ou TV por assinatura, fica um legado de 6,2% dos domicílios com televisão que ainda dependiam dos sinais analógicos em 2017. Em 2016, o percentual era de 10,3%.