15/12/2025
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Claro/NET recebe advertência do Conar

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Decisão da entidade ocorreu após denúncia de consumidor contra propaganda sobre sinal aberto de Telecine.


A Claro/NET recebeu advertência do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) após consumidor receber informação de que a gratuidade de acesso aos canais Telecine ofertada pela operadora estava condicionada à aquisição de um novo pacote de serviço.


Segundo o Conar, um consumidor de Sete Lagoas (MG) enviou e-mail ao órgão questionando o anúncio em TV e redes sociais da Claro/NET divulgando gratuidade de acesso aos canais Telecine.


Ao procurar mais informações sobre a oferta, o consumidor foi informado que ela estava condicionada à aquisição de um novo pacote de serviços.

As anunciantes negaram, em defesas separadas enviadas ao Conar, as razões da denúncia, afirmando que o serviço estava gratuito, não havendo qualquer condição.


VIU ISSO?


Ambas empresas especularam que possa ter havido algum erro pontual no atendimento telefônico ao consumidor.

A relatora de primeira instância propôs a advertência ao Telecine e à Claro/NET. Mesmo dando a elas o crédito de boa-fé, confessou achar estranha a ausência de qualquer explicação ou investigação do ocorrido. Seu voto foi aceito por unanimidade.

O Telecine recorreu da decisão, reafirmando seus argumentos iniciais, inclusive que não era responsável pelo atendimento ao consumidor, sendo este papel reservado à Claro/NET.

A relatora da segunda instância acolheu estes e outros argumentos do Telecine. Por isso, propôs a reforma parcial da decisão, isentando o Telecine da responsabilidade. Seu voto foi aceito por unanimidade.

Proposta de PGMU para 2021 a 2025 passará por consulta pública

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Anatel aprovou a abertura de consulta pública para a proposta na última quinta-feira (19).


A proposta de revisão dos Contratos de Concessão de telefonia fixa e do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) passará por consulta pública. O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, na última quinta-feira (19), a abertura da consulta.


Os documentos visam o período de 2021 a 2025 e receberão contribuições da sociedade por 60 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União.


Na proposta do novo PGMU está a garantia da presença de 90 mil orelhões em áreas rurais no país. 

Em relação a esses telefones públicos, as concessionárias da telefonia fixa devem assegurar o atendimento, mediante solicitação, de escolas públicas, estabelecimentos de saúde, comunidades quilombolas, assentamentos de trabalhadores rurais, aldeias indígenas, postos da Polícia Federal, entre outros.

Além disso, a minuta também estabelece que, nas localidades com mais de trezentos habitantes ainda não atendidas pela telefonia fixa, o prazo para a instalação da linha seja de até 120 dias.


VIU ISSO?


Em localidades com telefone fixo, o prazo máximo é de sete dias para 90% dos casos. 


Teriam prioridade as instalações em estabelecimentos de ensino, de saúde e de segurança pública, bibliotecas, museus, entre outros.

Para o conselheiro Aníbal Diniz, relator da proposta de revisão dos contratos de concessão da telefonia fixa e do PGMU, “a telefonia fixa não é mais a protagonista das mudanças no setor de telecomunicações.” 

O conselheiro lembrou que o PLC 79/2016, em discussão no Legislativo, pode possibilitar a liberação de recursos para a promoção da banda larga no país. 

A proposta de PGMU para 2016-2020 ainda se encontra em análise pelo poder Executivo e a proposta para 2021-2025 é similar a esta. Por isso, o PGMU em vigor é o do período de 2011 a 2015.

SKY patrocina evento beneficente de eSports

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Doações arrecadadas serão destinadas à Liga Solidária.


A SKY irá promover no próximo sábado (22), o projeto beneficente SKY Go For Gaming, movimento criado por gamers que busca erradicar estereótipos e preconceitos no universos dos jogos, idealizado pela parceria da eBrainz, Fishfire e ESL.


Em setembro, a operadora SKY anunciou que iria investir no mercado de esportes eletrônicos, conhecido como eSports. 


O SKY Go For Gaming terá como atração principal Taco, Coldzera e outros prós num duelo de CS:GO. As doações arrecadadas serão destinadas, em sua maioria, à Liga Solidária (Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos).

Já estão confirmadas outras diversas partidas que vão entreter o público das 13h às 21h, no Ginásio Mauro Pinheiro. 


VIU ISSO?


Os preparativos do palco já estão a todo vapor no Ginásio, que espera receber cerca de 3.300 pessoas durante todo o período do evento. 

A SKY também anunciou que estará presente pelo quinto ano consecutivo no Rock in Rio Brasil. A operadora será mais uma vez media partner. 

A empresa ainda não revelou quais atrações está preparando para o Rock in Rio 2019, porém, em comunicado, destacou que suas participações no evento sempre foram diferenciadas. Vamos aguardar ansiosos pelos os anúncios! 

Vivo e TIM disputam a liderança em cobertura 4G e 4,5G

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Ambas as operadoras estão presentes em quase 4.000 municípios.



A TIM já atende mais de 90% da população urbana do país com sua conexão 4G. A operadora fechou o mês de novembro atendendo 3.218 cidades.


Conforme a TIM, ela é líder em cobertura 4G no Brasil. No entanto, a disputa por esse título está bem acirrada com a Vivo, que ganha em cobertura de quarta geração se unir o número de cidades com 4G e com 4,5G. 


Enquanto a TIM cobre 3.218 municípios com 4G e 671 com 4,5G, o 4G da Vivo está presente em 3.048 cidades, sendo desse número 940 localidades com 4.5G

Número de municípios cobertos com 4G por operadora

Número de municípios cobertos com 4,5G por operadora


A tecnologia de quarta geração proporciona maior velocidade e estabilidade na navegação dos usuários e opera nas frequências de 2.600Mhz, 1.800Mhz e 700Mhz, dependendo da liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A TIM foi pioneira na implantação da faixa de 700Mhz, que permite melhor cobertura em ambientes indoor, hoje chegando a mais de 1.280 cidades, incluindo todas as capitais.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já operam nessa frequência e não geram custo adicional para os consumidores.

Até 2020, a TIM pretende chegar a mais de 4 mil cidades com sua rede 4G, alcançando 96% da população urbana, ativando a tecnologia na faixa de 700Mhz em todas essas localidades.


VIU ISSO?


Agora no número de municípios em que o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) está disponível, a TIM é líder isolada, estando bem na frente das demais empresas de telefonia.

A TIM disponibiliza o serviço em 2.522 cidades, englobando todas as capitais, enquanto que o VoLTE da Vivo está disponível em cerca de 30 municípios. As demais operadoras ainda não começaram a investir nesse serviço.

A tecnologia, que utiliza a rede 4G em todas as frequências, incluindo a 700Mhz, melhora consideravelmente a qualidade das ligações e oferece maior cobertura e estabilidade para as chamadas de voz.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM também já suportam o VoLTE. Inclusive a TIM foi a única certificada pela Apple a liberar a tecnologia aos clientes que utilizam iPhone.

Os consumidores poderão conferir no site da operadora a lista completa de modelos compatíveis, as cidades onde a funcionalidade está disponível, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a tecnologia.

Clientes pré, pós, controle e corporativos das cidades já contempladas têm acesso ao serviço.


*Com informações do Teleco. 

Vivo faz ação especial de Natal para crianças

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Crianças poderão fazer videochamadas para o Papai Noel nas lojas físicas da operadora.



A Vivo está realizando uma ação especial de Natal para as crianças em suas lojas físicas. A operadora permitirá que as crianças façam uma videochamada para o Papai Noel.


Para a ação “Alô Papai Noel”, a Vivo irá disponibilizar tablets em algumas lojas que poderão ser utilizados pelas crianças tanto para videochamada quanto para enviar mensagens.


O objetivo é promover a conexão entre o público infantil com o “bom velhinho”, além de encantar os clientes com a magia desta época do ano.

Mesmo sendo a região com o maior número de estados do Brasil, apenas dois estados do Nordeste receberão a ação da Vivo: Bahia e Alagoas.

Confira onde a ação estará disponível até 24 de dezembro:

Lojas Nordeste (Dias: 20, 21, 22, 23 e 24):

– Shopping Barra – BA
– Maceió Shopping – AL

Lojas Norte (Dias: 20, 21, 22, 23 e 24):

– Manauara – AM
– Shopping Ilha – MA
– Shopping Bosque Grão Pará – PA

Lojas São Paulo (Dias: 20, 21, 22, 23 e 24): 

– Morumbi Shopping
– Shopping Paulista
– Shopping Ibirapuera
– Shopping Plaza Sul

Lojas Minas Gerais (Dias: 20, 21, 22, 23 e 24): 

– Diamond Mall
– BH Shopping
– Pátio Savassi

Lojas Sul (Dias: 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24):

– Barigui – PR
– Iguatemi – RS
– Praia de Belas – RS
– Shopping Continente Park – SC

Lojas Centro Oeste (Dias: 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24):

– Park Shopping – DF
– Goiânia Shoppin- GO
– Shopping Taguatinga – DF
– Shopping Campo Grande – MS

Lojas Leste (Dias: 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24):

– Mega Barra Shopping – RJ
– Niterói Plaza – RJ
– Rio Sul – RJ
– Ilha Plaza – RJ

A TIM e a SKY também prepararam ações especiais para o fim de ano. A TIM está dando descontos de até R$ 2.000 em smartphones nas compras realizadas até o dia 31 de dezembro. 

Já a SKY está com uma programação especial em seu streaming de vídeo, o SKY Play. Além de ter colocado filmes inéditos em seu catálogo, a operadora fez uma retrospectiva com sete dos dez filmes de maiores bilheterias em 2018. 

AT&T lançará essa semana rede 5G em 12 cidades dos EUA

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Plano de 15 GB custará US$ 70 mensais; entenda como irá funcionar a rede 5G da AT&T.




Cumprindo sua promessa de lançar sua rede 5G até o fim de 2018 a AT&T anunciou que o serviço chamado pela companhia de 5G+ estará ativo em 12 cidades dos Estados Unidos a partir desta sexta-feira (21). As cidades que receberão o serviço são as seguintes:  Atlanta, Charlotte, Raleigh, Dallas, Houston, Indianapolis, Jacksonville, Louisville, Oklahoma City, New Orleans, San Antonio e Waco.

“Este é o primeiro gosto da era móvel 5G. Como somos os primeiros, vocês podem esperar que evoluamos muito rapidamente” disse Andre Fuetsch, presidente da AT&T Labs e diretor de tecnologia, em comunicado no site da empresa. “Ainda é cedo na jornada do 5G e estamos prontos para aprender de maneira rápida e contínua nos próximos meses”, ressalta a operadora.

Como os smartphones 5G ainda não estão disponíveis a operadora adotou uma postura alternativa. A rede irá trabalhar com o ponto de acesso sem fio Nighthawk 5G, da Netgear. Esse dispositivo permite que outros gadgets possam ser pareados, desfrutando da capacidade da rede oferecida pela AT&T. 
Durante 90 dias o serviço poderá ser testado por alguns clientes da operadora. Após o período serão cobrados US$ 499 pelo Nighthawk 5G Mobile Hotspot, além de US$ 70 mensais para um plano de 15GB.

A operadora já está mirando a expansão da rede para outras 7 cidades na primeira metade de 2019: Las Vegas, Los Angeles, Nashville, Orlando, San Diego, San Francisco e San Jose.

Vivo lança serviço de fibra ótica em Uberlândia

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Essa é a 13ª cidade de Minas Gerais a receber o serviço de fibra da Vivo.


A cidade de Uberlândia é a 13ª do estado de Minas Gerais a receber o serviço de fibra ótica da Vivo. A lista das cidades do estado em que o serviço está disponível são as seguintes: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Governador Valadares, Timóteo, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Divinópolis, Poço de Caldas e Uberlândia.


A Vivo que tem como meta levar seu serviço de fibra ótica a 15 milhões de residências até 2020, está oferecendo em Uberlândia planos de banda larga de até 300 Mega – válido tanto para usuários domésticos quanto corporativos. 


“Entendemos que, cada vez mais, a conexão e a internet têm feito parte da vida das pessoas e das empresas, que buscam ganhos de produtividade e agilidade de seus processos. Por isso, ampliar a cobertura da fibra faz parte do plano estratégico da companhia mundialmente. Processo esse que foi iniciado há dois anos, com a compra da GVT e que vem se consolidando mais recentemente”, afirmou Renato Gomes, diretor regional da Vivo em Minas Gerais. 

VIU ISSO?


Aproveitando a mesma infraestrutura da fibra, a Vivo também oferecerá em Uberlândia os serviços de TV por assinatura IPTV. 

Economize energia enquanto assiste esse documentário da NatGeo

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Tecnologia Green Definition aplica um filtro que, durante o documentário, fará com que a TV reduza o consumo de energia.


Neste sábado às 21h45 o canal NatGeo exibirá o documentário Os EUA e as Mudanças Climáticas do Planeta que conta com uma particularidade bem interessante. 


Ele é o primeiro certificado com a tecnologia Green Definition, um filtro que desliga metade dos pixels do televisor que está sendo exibido o documentário, impactando diretamente no consumo de energia. Com esse filtro a luminosidade emitida pela TV será menos durante a exibição do documentário. Esse tipo de ajuste é automático, não depende de nenhuma ação do usuário.


De acordo com a NatGeo essa solução testada promete diminuir em até 54% a energia utilizada por alguns televisores. A tecnologia foi premiada em 2018 com o Leão de Prata em Cannes em Responsible Consumption and Production dentro da categoria “Sustainable Development Goals Lions”, que celebra as soluções e iniciativas que buscam o impacto positivo no mundo para alcançar um ambiente mais sustentável e próspero. 
“Na National Geographic estamos muito comprometidos com o meio ambiente e constantemente nos perguntamos o quê mais podemos fazer para conseguir um mundo mais sustentável. Decidimos inovar neste novo formato e, através de um conteúdo que impulsiona a conscientização sobre esse assunto, oferecer à nossa audiência mais ferramentas para acompanhar a luta contra a mudança do clima”, comenta Santiago De Cárolis, SVP de Marketing, Programação e Aquisição da National Geographic Partners para a América Latina.
De acordo com cálculos da NatGeo se cada assinante de National Geographic na América Latina assistir a uma hora de Green Definition por mês, poderá se economizar até 5,4 milhões de KWH, energia suficiente para abastecer toda a região do Congo durante dois dias ou manter 2043 pessoas por ano.
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EUA e as Mudanças Climáticas do Planeta
O documentário traz à vida os esforços apaixonados de indivíduos que lutam contra as mais severas ameaças da mudança climática em seus próprios quintais. Contra o debate nacional sobre o futuro energético dos Estados Unidos – e a decisão explosiva do governo Trump de sair do Acordo Climático de Paris – o filme captura o que está em jogo para as comunidades em todo o país e as maneiras inspiradoras pelas quais os americanos estão reagindo.

Acordo Brasil-Argentina para o mercado de satélites foi ampliado

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Volume do comércio bilateral é ampliado com a aprovação da nova proposta.


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou em seu site que proposta brasileira de inclusão de novas faixas de frequência ao acordo bilateral para o Provimento de Capacidade Espacial foi aceita, no último dia 13 de dezembro, pelo Ministério de Modernização da Argentina.

O acordo, assinado em 2001, tem por objetivo facilitar o provimento de capacidade de satélites brasileiros no mercado argentino, e de forma recíproca, de satélites argentinos no mercado brasileiro, assim como as condições e os critérios técnicos para o desenvolvimento desse mercado em ambos os países de forma coordenada e em conformidade com o Regulamento de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Com a aprovação da emenda ao acordo, as empresas brasileiras de satélites passam a investir também no mercado argentino com o título de satélite estrangeiro e, assim, podem ampliar o volume de comércio bilateral e os serviços de telecomunicações prestados aos consumidores dos dois países.

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Satélite estrangeiro
De acordo com a regulamentação local, para que um satélite estrangeiro seja autorizado a comercializar sua capacidade em território argentino é necessário que a administração de origem daquele satélite tenha firmado um acordo bilateral com o governo da Argentina.
Com a aceitação da proposta brasileira, as faixas de frequência constantes do acordo que antes permitiam apenas as bandas C, Ku e Ka não planejadas, a partir de agora compõem um quadro mais amplo para as empresas brasileiras no mercado argentino com a inclusão de bandas planejadas nas seguintes faixas:  

TIM anuncia, em parceria com a CPqD, soluções para IoT

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Soluções facilitam operações de setores como Agronegócio, Segurança e Indústria 4.0.


A TIM concluiu com sucesso os MVPs (Produtos Minimamente Viáveis) de novas soluções para a Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Para isso, a operadora contou com o apoio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), um dos maiores centros de pesquisas da América Latina. Foram convidadas startups e empresas privadas que, alinhadas com a estratégia de inovação da operadora, testaram soluções de segurança, monitoramento de cargas e processo de produção fabril, além da conectividade via rede de Narrow-Band IoT (NB-IoT), padrão utilizado de forma pioneira pela TIM no País.


“A partir dos testes bem-sucedidos, conseguiremos agregar serviços de valor e inteligência à conectividade, especialmente nas verticais de aplicação de IoT escolhidas pela TIM. A inovação faz parte da nossa identidade e buscamos sempre estimular e desenvolver soluções que possam contribuir para melhorar a vida das pessoas”, explica Janílson Bezerra, head de Innovation & Business Development da TIM Brasil.

“O CPqD aportou conhecimentos, expertise e processo de inovação no estado-da-arte, possibilitando a identificação das necessidades e oportunidades dos clientes dos MVPs, bem como a concepção e validação final das soluções experimentadas. Nosso propósito é valorizar a inovação aberta como instrumento para desenvolver soluções tecnológicas que contribuam para o progresso e o bem-estar da sociedade brasileira”, comenta Marcos de Carvalho Marques, consultor que coordenou esse projeto pelo CPqD.
Open Innovation
Essas iniciativas fazem parte do programa de Open Innovation da TIM, que tem como objetivo estabelecer uma rede de intercâmbio entre empresas, startups e instituições de ensino para apoiar o desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços inovadores. “O investimento da TIM em startups com propostas diferenciadas é potencializado através de parcerias com hubs de desenvolvimento de empresas, o que aumenta o alcance do apoio da operadora para projetos em diversas partes do país”, destaca a operadora em nota.

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  • Agronegócio 

Em parceria com a startup Box Delivery e a cooperativa de produtos cítricos Monte Citrus, foi detectada a problemática da logística da colheita, envolvendo o monitoramento e transporte das cargas da citricultura. As ferramentas testadas e aprovadas pela cooperativa, que tem sede em Monte Azul Paulista (SP), envolveram uma solução de tracking e controle das cargas utilizando smartphones conectados na rede 4G da TIM.

O projeto piloto, realizado nos meses de outubro e novembro, acompanhou a rotina diária das entregas efetuadas, partindo de uma fazenda da cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, que distribuía a mercadoria em unidades de produção de suco de laranja no município de Araraquara. A ferramenta foi capaz de detectar as necessidades específicas e encaminhar a resolução adequada para cada caso de uso. “O MVP do produto permitiu que o parceiro entendesse todo o potencial da automação de seu processo produtivo, avaliando a cadeia produtiva da laranjeira até a unidade processadora de suco”, completa Janílson.

  • Segurança
A TIM, em conjunto com a startup Nearbee e a associação de moradores Pró-Bairro de Campinas, desenvolveu e testou uma solução de segurança. A aplicação permite, por meio da interação de sensores IoT e smartphones, o envio de alertas para equipes de segurança privada do condomínio e o controle em tempo real, de toda a equipe de segurança e dos alertas dos condôminos.

  • Indústria 4.0
Na indústria 4.0, voltada para empresas que utilizam inovação, tecnologias de automação e controle aplicadas aos processos de manufatura, a TIM desenvolveu uma solução de monitoramento e automação através de uma rede LTE, que utilizou tecnologia da Nokia. Desenvolvida em parceria com a SPI Integradora e utilizando a plataforma dojot, criada pelo CPqD, a solução foi testada na Padtec, atendendo todo o processo fabril, de ponta a ponta, possibilitando a comunicação entre as máquinas.

  • Conectividade NB-IoT
Em outra frente, a operadora, utilizando a sua rede pioneira NB-IoT (Narrow Band em IoT), e em parceria com o CPqD que desenvolveu o módulo NB-IOT, realizando testes para validação do meio de comunicação. Este projeto-piloto é uma parceria com o Grupo Energisa em Cataguases (MG), para avaliação desta tecnologia, possibilitando a interligação dos dispositivos utilizados na rede elétrica com os sistemas de operação da distribuidora de energia elétrica.