17/12/2025
Início Site Página 1596

Vivo anuncia startups selecionadas para o Agro IoT Lab

0
Startups terão que desenvolver soluções de IoT para o mundo do agronegócio.


A Vivo, em parceria com a Raízen e Ericssson, selecionou seis startups que irão participar do Agro IoT Lab, programa de desenvolvimento de soluções de internet das coisas para o mundo do agronegócio. A operadora disponibiliza sua rede 4G na frequência de 450 MHz para o projeto.

As startups selecionadas foram as seguintes:

Ativa: soluções de IoT e M2M para telemetria e gerenciamento remoto (estações meteorológicas e controle de irrigação);

Seive: oferece soluções para o controle de incêndios em maquinários agrícolas através de sensores;
IoTag: sistema de telemetria em nuvem que controla dispositivos de mineração de dados embarcados no maquinário;
Trace Pack: soluções de IoT e rastreamento de produtos de alto valor agregado e gestão de estoque e logística);
Agriconnected: gestão e monitoramento de maquinário agrícola em tempo real através de dispositivos e inteligência artificial;
@Tech: plataforma que integra dados dos diversos dispositivos para auxiliar na gestão do pecuarista e indicação do melhor momento para a negociação do gado.


VIU ISSO?


Os seis projetos selecionados terão a possibilidade de participar do ecossistema Wayra (hub de inovação da Vivo), acesso ao espaço compartilhado do Pulse (hub de inovação da Raizen) e auxílio na facilitação acadêmica das tecnologias através da  EsalqTec (incubadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura da USP, ou Esalq).
Além da rede 4G na frequência de 450 MHz, as demais empresas envolvidas irão atuar da seguinte forma: a Ericsson irá realizar a instalação da rede, além de agilizar a integração das startups à rede através de sua plataforma IoT Accelerator; e a Raizen oferecerá expertise, infraestrutura agrícola e o acesso aos canaviais.

TIM fecha parceria com empresa de agronegócio

13
TIM irá levar 4G para área de 600 mil hectares da Adecoagro.


A TIM é a nova parceira da Adecoagro, produtora de alimentos e energia renovável. A operadora, por intermédio do seu projeto “4G TIM no Campo”, irá levar sua rede para as fazendas e usinas da companhia, localizada no Mato Grosso do Sul.

A TIM ira fornecer atendimento  de voz, dados móveis e IoT com equipamentos 4G (eNodeB) na faixa de 700MHz.  Serão ativadas de 1.516 linhas corporativas. O projeto permitirá o controle e o acompanhamento em tempo real das colheitadeiras e dos tratores da fazenda.


O objetivo é cobrir uma área de 600 mil hectares, de quebra a operadora também poderá oferecer 4G nas cidades próximas a área da Adecoagro (Ivinhema, Angélica, Gloria de Dourados e Deodápolis).

“A estratégia da TIM é de levar a conectividade para o campo e se posicionar como grande parceiro de soluções dos principais players do agronegócio brasileiro. O setor já investe bastante em tecnologia, mas necessitava de uma solução de conectividade robusta e uma infraestrutura de ponta para acelerar o percurso da digitalização e do IoT”, afirma Alexandre Dal Forno, head de produtos corporativos & IoT na TIM Brasil.

VIU ISSO?


A TIM forneceu todo o sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de Internet das Coisas (IoT), com investimentos em infraestrutura de rede na região e cobertura 4G nas suas áreas de produção e industrial. O projeto conta também com a parceria da BRFibra, da BRDigital (entregando o Backhaul) e a tecnologia certificada para o agronegócio da Nokia.

Além da Adecoagro o projeto “4G TIM no Campo”, também conta com a Jalles Machado e a SLC Agrícola.

Amazon lança serviço de streaming gratuito

0
Serviço da subsidiária da Amazon oferece séries e filmes sem mensalidade, em contrapartida, exibe anúncios antes e durante as exibições.

O IMDb, banco de dados online que armazena informações relacionadas às fichas técnicas de filmes, e que pertence a Amazon conta agora com um serviço de streaming, o IMDb Freedive.

Diferentemente dos grandes expoentes desse mercado o IMDb Freedive é gratuito, o usuário não precisa pagar uma mensalidade para desfrutar das séries e filmes, porém anúncios serão exibidos antes e durante as transmissões. Por enquanto a plataforma está disponível apenas nos Estados Unidos.


Além do site os usuários também podem acessar o conteúdo do IMDb Freeditive através do Amazon Fire TV, dongle de streaming da gigante do varejo.
VIU ISSO?


Dentre os conteúdos disponíveis estão: “Heroes”, “The Bachelor”, “Desaparecidos”, “O Último Samurai”, “Amnésia”, “Tempo de Despertar”. Ao todo, o catálogo conta no momento com 130 filmes e 29 séries.

Além do IMBb Freedive, que não exige mensalidade, a Amazon também conta com um serviço de streaming, o Prime Video, que segue o padrão imposto pela Netflix, HBO Go, entre outros.

Graças a TV Digital, Record promove votação pelo controle remoto

0
Telespectadores puderam votar em um quadro do programa Hoje em Dia pelo controle remoto.



Além de uma melhor qualidade de imagem e novas possibilidades para o setor de telecomunicações, já que o espectro da TV analógica pode ser utilizado para outros segmentos, como a telefonia móvel, a TV digital, utilizada por cerca de 120 milhões de brasileiros, também garante possibilidades relacionadas a interatividade. 


A Record TV mostrou isso hoje (10), durante o seu programa diurno, o Hoje em Dia, mais precisamente durante o quadro “Batalha dos Looks”, quadro comandado pelo estilista Ronaldo Esper. 


Os telespectadores puderam votar, através do controle remoto, que atriz estava mais bem vestida no tapete vermelho do Globo de Ouro. As opções disponíveis eram Nicole Kidman e Halle Berry.


VIU ISSO?


A iniciativa da Record foi um sucesso. Mais de 2 mil telespectadores participaram da votação. O figurino eleito foi da atriz Halle Berry.
De acordo com o site Na Telinha a Record tem o objetivo de estender essa possibilidade por outros programas de sua grande, principalmente os Reality Shows, como “Dancing Brazil” e “A Fazenda”.

Vivo Valoriza e NFL dão um par de ingressos para o Super Bowl LIII

0
Todos os clientes Vivo Valoriza podem participar. Confira o regulamento.


A operadora Vivo, através do seu programa de relacionamento Vivo Valoriza, premiará um sortudo com um par de ingressos para assistir ao Super Bowl LIII em Atlanta (EUA), no dia 03/02/19. 


Cada edição do Super Bowl é um verdadeiro acontecimento. O evento que é um misto entre entretenimento/ esporte é dia em que fica definido o campeão da maior liga de futebol americano do mundo


Podem participar todos os clientes Vivo Valoriza que também sejam assinantes do Vivo NFL Game Pass (pacote “Season Plus”).

Como concorrer?
Para concorrer ao par de ingressos, o cliente deve acessar o site www.vivo.com.br/resgatesinesqueciveis no dia 16/01/19, a partir das 15h, e responder um quiz sobre futebol americano. O primeiro a responder corretamente leva o prêmio. O Resgate Inesquecível inclui somente o par de ingressos – demais despesas, como passagem aérea, hospedagem, traslado e alimentação, deverão ser pagas pelo cliente.

Em setembro de 2018, a Vivo, a NFL e o Perform Group anunciaram um acordo para a distribuição do NFL Game Pass no Brasil para clientes com celular da Vivo. Com isso, todos os clientes com celular da Vivo podem contratar o pacote Vivo NFL Game Pass Season Plus por R$ 29,99/mês, valor 37% inferior à opção disponível no mercado.



VIU ISSO?

O Vivo NFL Game Pass Season Plus inclui todos os jogos da temporada da NFL: pré-temporada, temporada regular e playoffs, incluindo o Super Bowl LIII (transmissão em inglês), com intervalos comerciais e o Show do Intervalo (Halftime Show), e o NFL Draft. O serviço também oferece compactos dos jogos (que o cliente pode baixar para assistir depois), partidas históricas, o canal NFL Network 24/7 e seus documentários, e acesso ao NFL RedZone, dedicado a mostrar todos os touchdowns de todos os jogos de domingo da NFL. Os assinantes ainda têm acesso à “Visão do Técnico” (Coaches Film), um recurso que permite ao usuário rever qualquer jogada de qualquer jogo, de diferentes ângulos.
Além disso, todos os clientes dos planos Vivo Família e de planos individuais pós-pagos têm acesso gratuito ao pacote Vivo NFL Game of the Week, que inclui um jogo no domingo, narrado em português.
Para assinar o Vivo NFL Game Pass Season Plus, os clientes com celular Vivo devem enviar um SMS com a palavra “NFL” para o número 633 ou acessar o site www.vivo.com.br/nfl.

Raphael Denadai assume como CFO da SKY

3
Executivo conta com MBA e 20 anos de experiência em diversas empresas de telecomunicações.

A SKY, maior operadora de TV paga via satélite, anunciou Raphael Denadai como seu novo novo Chief Financial Officer (CFO), isto é, Denadai está assumindo como chefe do setor financeiro.


Denadai é graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui MBA no Instituto Europeu de Administração de Empresas – INSEAD, na França.



O executivo traz mais de 20 anos de experiência em diversas empresas nacionais e internacionais do ramo de telecomunicações, aviação e entretenimento.


Sua experiência em finanças, estratégia e negócios, bem como em gestão de grandes demonstrativos de perdas e lucros (Profit and Loss Statement) irá agregar bastante valor à área financeira da SKY, diz a companhia em nota. 

VIU ISSO?

Outra empresa que está passando por mudanças em relação ao seu corpo diretivo é o grupo Claro Brasil, formado pela NET, Claro e Embratel. Com a fusão, concluída em 2014, as companhias do grupo estão trabalhando de maneira mais unificada. Entenda essa história aqui. 


Aproveite também para dar uma olhada na nossa reportagem especial sobre os 22 anos da SKY. 

TIM inaugura loja digital em Duque de Caxias (RJ)

0
Essa é a quarta loja digital da TIM no Rio de Janeiro.

A TIM continua sua expansão de lojas que seguem o conceito digital. A nova unidade foi inaugurada em Duque de Caixas, município localizado na Baixada Fluminense – região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa é a quarta loja digital da operadora no estado.

A loja, localizada no Calçadão de Caxias, segue o modelo das demais lojas digitais da TIM. A experiência proporcionada ao cliente, permitindo que serviços oferecidos pela operadora, como o TIM Music by Deezer e TIM Banca Virtual, sejam experimentados. 

Inaugurar a primeira loja 100% digital da Baixada Fluminense é um grande passo na estratégia da TIM para nos aproximarmos cada vez mais do nosso cliente. A TIM Brasil é uma operadora com sede no Rio de Janeiro e investimos intensamente no estado para estarmos cada vez mais perto do consumidor fluminense possibilitando a melhor experiência possível a cada um deles, oferecendo uma interação em loja diferenciada com a degustação de serviços e aparelhos, declarou Bruno Vasconcellos, diretor comercial da regional Sudeste da TIM Brasil.


VIU ISSO?


Os seguintes locais no Rio de Janeiro contam com loja digital da TIM: Shopping Leblon; Shopping da Gávea; Calçadão de Campo Grande e Calçadão de Caxias.

AT&T rebate críticas em relação ao polêmico 5G E

0
Executivo da operadora se posicionou com certa ironia em relação às críticas dos concorrentes.


A AT&T na CES 2019, através do seu CEO, John Donovan, minimizou a polêmica em relação ao 5G E, uma terminologia que a operadora usa como forma de remarcar o 4G. A mudança gerou polêmica porque passa a impressão que se trata do real 5G, mas não, é uma estratégia que passa mais pelo marketing.


Uma de suas concorrentes, a Verizon chegou criticar esse tipo de atitude. Em artigo, Kyle Malady, CTO da companhia, se citar a AT&T, disse que a indústria deveria considerar chamar de 5G apenas uma nova tecnologia, e ainda disse mais: “Não vamos chamar nossa rede 4G de 5G se o consumidor de fato não for capaz de experimentar o desempenho ou a melhoria que só o 5G oferece”.


A AT&T resolveu remarcar o ícone do 4G, exibido nos aparelhos de seus clientes, para 5G E porque a companhia diz que o 5G E é o primeiro passo na estrada para o 5G, e que as melhorias em sua rede já estão permitindo velocidades mais rápidas no 4G LTE existente.

Na CES 2019 Donovan resolveu comentar sobre a reação de seus concorrentes em relação ao uso do 5G E. “Acho que isso [a reação] é resultado da AT&T ter derrotado a indústria no lançamento da 5G, e isso deixou competidores frustrados”, declarou o executivo. “Ocupar a cabeça dos meus competidores me faz sorrir”

John Donovan

VIU ISSO?


A tranquilidade do executivo em relação ao tema passa pela questão da operadora ter lançado no ano passado uma rede realmente 5G, em 12 cidades dos EUA, a conexão é feita através de um hotspot da Netgear, o Nighthawk 5G.

Especificamente sobre o 5G E, o executivo diz que é um indicativo para alertar que a rede está pronta para o 5G, e que era necessário um indicador para mostrar os avanços que a rede 4G da AT&T representa atualmente. 

Netflix expõe a velocidade das operadoras na hora de carregar filmes

4
Spoiler: Internet da TIM é a mais rápida e o Oi Velox dispõe de menor velocidade na hora de carregar conteúdos do servidor da Netflix.

Depois de um desempenho ruim em outubro, todas as operadoras de internet fixa monitoradas pela Netflix apresentaram crescimento na velocidade durante o mês de novembro.

De acordo com a empresa de streaming, o TIM Live, serviço de banda larga fixa da TIM por fibra ótica, foi o que apresentou a maior rapidez em horário nobre no momento de carregar os filmes e séries da plataforma, com 3,28 Mbps de velocidade média. Esse número representa alta de 4,79% em relação ao período anterior.



Quem apresentou o maior crescimento percentual de velocidade foi a Vivo Internet, atuante em São Paulo por meio da estrutura de cabo e DSL da Telefônica, com 6,06% de aumento em comparação com o mês de outubro. Ainda assim, a Vivo Internet de São Paulo é a penúltima colocada no ranking, ficando somente à frente da Oi.

Nos demais estados quem opera é a Vivo Fibra, que herdou grande parte da infraestrutura atual da GVT. Esta ocupa a terceira colocação, com 3,04 Mbps de velocidade média, mas foi registrada alta de 4,46%.


VIU ISSO?


Veja o gráfico oficial divulgado pela Netflix abaixo, seguido do ranking com o percentual de crescimento de cada empresa:


  1. Vivo Internet SP (+6,06%)
  2. TIM Live (+4.79%)
  3. Vivo Fibra (+4.46%)
  4. NET Vírtua (+4.29%)
  5. Oi Velox (+3,55%)
  6. Algar Telecom (+3.18%)

Grupo Claro Brasil anuncia mudanças em sua diretoria executiva

3
Embora as marcas do grupo continuem atuando de forma independente, internamente é cada vez mais unificada.



O Grupo Claro Brasil anunciou mudanças em sua diretoria executiva e também em relação as suas unidades de negócio. 


Começando pelas unidades de negócio, o Grupo, formado por Net, Claro e Embratel, que teve seu processo de fusão concluído em 2014, conta agora com duas unidades de negócio: Empresarial e Unidade de Consumo e PME, que unificou os departamentos de marketing e vendas, que atuavam em separado. Não vai mais ter um marketing da NET e outro da Claro. Agora, só o marketing da Claro Brasil, explicou José Felix, presidente da holding.


Na parte diretiva a principal renovação é que Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro desde 2017 assume também o mercado residencial e combos, que antes fazia parte da alçada da NET. 


VIU ISSO?

Com a nova atribuição, o CEO da operadora passa a ser responsável pela Unidade de Consumo e PME. A unidade empresarial continua com José Formoso.

Demais alterações

Daniel Barros

Assume a posição de Chief Operating Officer – COO, ficando responsável pela gestão das operações da Claro Brasil.
Marcio Carvalho
Assume a liderança de marketing da Claro Brasil
Leandro Bueno
Responsável pela diretoria Comercial de Produtos e Serviços Móveis

Roberta Godoi

Responsável pela diretoria Comercial de Produtos e Serviços Fixos