A operadora receberá R$ 6,4 milhões até agosto de 2021.
A operadora Oi prestará serviços de telefonia para a central de atendimento dos Correios. A operadora receberá R$ 6,4 milhões até agosto de 2021 para prestar o serviço, que será realizado por meio de circuitos digitais.
Além desse contrato, a operadora, que está em recuperação judicial e que recentemente concluiu seu aumento de capital (R$ 4 bilhões), fechou nos últimos meses outros contratos importantes recentemente. Confira abaixo:
Serpro
A Oi Móvel fechou dois contratos com a Serpro, maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. O primeiro contato, válido até agosto de 2021, é no valor de R$ 1,05 milhão. O segundo, válido até fevereiro de 2024, foi assinado por R$ 2,05 milhões.
A Oi também fechou recentemente um contato com a Dataprev, empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social, no valor de R$ 2 milhões.
O acordo prevê que a operadora preste serviço de comunicação, contemplando o transporte de dados, voz e vídeo, a ser provido com tecnologia VPN IP/MPLS, objetivando a interligação de endereços de interesse da Previdência Social, situados em localidades distribuídas na Região II do Plano Geral de Outorgas (PGO) e nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com fornecimento opcional de equipamento de roteamento.
Caso perca o evento, usuário também vai poder assistir a tudo no dia seguinte, seja no celular, tablet ou computador.
Os clientes da Vivo TV poderão assistir ao vivo a cerimônia do Oscar de onde estiverem pelo app Vivo Play. A premiação, que vai ao ar dia 24 de fevereiro, será transmitida pelo canal TNT, a partir das 22h.
Caso o cliente perca a cerimônia, o conteúdo será disponibilizado na íntegra no dia seguinte para ser assistido também pelo Vivo Play.
Os clientes podem assistir conteúdos pelo app Vivo Play, quando e onde quiserem, pela TV, notebook, celular ou no tablet, além disso, contam com mais de 45 canais ao vivo disponíveis, que é a maior programação ao vivo entre as operadoras de TV por assinatura.
Serviço possibilita que empresas de diversos de diversos portes e segmentos possam contar com Banda Larga via satélite.
A Embratel anuncia a ampliação do IPSAT, serviço de Banda Larga disponibilizado a partir do satélite Star One D1, o maior já lançado pela companhia.
A oferta passa a ser disponibilizada em Banda Ka e possibilita que empresas de diversos tamanhos e segmentos instaladas em localidades com pouca ou nenhuma infraestrutura de telecomunicações tenham acesso à Internet Banda Larga de qualidade, com velocidades e preços ainda mais atrativos.
A solução permite conexão à Internet Banda Larga em diversas localidades em todo o Brasil. Entre as velocidades comercializadas estão 20 Mbps (download) com 4 Mbps (upload) ou 25 Mbps (download) com 4 Mbps (upload). Também é possível contratar um IP Fixo, permitindo configurações de acesso reverso à rede do cliente.
Star One D1
“A nova solução ajuda as companhias a atingirem a maturidade digital com Internet segura e de qualidade, a base para a digitalização dos negócios”, afirma Gustavo Silbert, Diretor Executivo da Embratel Star One. Segundo o executivo, a oferta levará a transformação digital às empresas, incluindo as de menor porte localizadas em regiões distantes dos grandes centros.
O novo IPSAT com Banda Ka amplia as possibilidades de acesso à Internet em alta velocidade para empresas, mesmo sem a existência de infraestrutura terrestre de telecomunicações na região, além de permitir a formação de rede VPN segura por meio de protocolo IPSec. A oferta também atende com eficiência as aplicações em Internet das Coisas (IoT), que poderão usar as estações IPSat como pontos concentradores, explica a Embratel em nota.
O IPSAT, também pode ser utilizado como backup de conexões de dados existentes, garantindo a disponibilidade e a confiabilidade dos negócios. A empresa acredita que exista uma demanda reprimida que pode ser atendida com a solução, inclusive em regiões do agronegócio, muito representativa para a economia do Brasil.
“Estamos tornando o uso de Internet Banda Larga via satélite mais acessível aos diferentes tipos de empreendimentos. As velocidades disponibilizadas são capazes de atender a diversos perfis de negócios, inclusive aqueles com maior demanda de tráfego”, explica Silbert, lembrando que as empresas podem contratar a solução em Banda Ku, para áreas eventualmente não cobertas pela Banda Ka.
Clientes da Claro vão poder pagar a assinatura da Netflix na conta telefônica, sem precisar de cartão de crédito. Veja outras novidades anunciadas hoje.
No final do ano passado, o Minha Operadora divulgou que a NET estaria preparando um canal dedicado à Netflix. Nesta terça-feira (19), o grupo Claro Brasil anunciou que os clientes de TV por assinatura da NET já estão tendo acesso a plataforma de streaming da Netflix pelo canal 680 ou pela seção de aplicativos do decodificador, sem a necessidade de uma alta velocidade de banda larga ou mesmo de conexão com a rede.
No entanto, o consumidor precisará possuir um decodificador 4K fornecido pela operadora e possuir assinatura da Netflix, que é cobrada a parte. A Vivo TV também fornece acesso ao conteúdo da Netflix desde outubro de 2018 pelo canal 710.
Caso ainda não tenha conta ativa na Netflix, o consumidor pode efetuar a assinatura diretamente pela televisão, via controle remoto. Uma facilidade interessante é a opção de o valor da mensalidade vir descontado diretamente na fatura de TV paga da NET, sem a necessidade de um cartão de crédito. Por falar em mensalidade, os preços dos planos da Netflix continuam os mesmos para quem for cliente NET:
R$ 37,90 – Plano Premium – Resolução 4K e 4 telas simultâneas
R$ 27,90 – Plano Padrão – Resolução HD e 2 telas simultâneas
R$ 19,90 – Plano Básico – Resolução SD e 1 tela de cada vez
Em breve, também será possível pagar a mensalidade da Netflix diretamente na fatura de celular da Claro, segundo garante a empresa. Vale lembrar que a Netflix já é parceira da Claro no que se refere a utilização de dados para carregar os filmes e séries do serviço. O Extra Play – disponível para clientes pós-pagos –, libera o dobro de franquia para acesso exclusivo à Netflix, YouTube, NOW e Claro vídeo.
Paul Perryman, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Netflix, acredita que o acordo entre as empresas é benéfico. “Nós nos esforçamos para tornar mais fácil para todos descobrir, assinar e aproveitar todas as grandes séries e filmes da Netflix. Nossa parceria com a NET e a Claro é um avanço significativo no cumprimento dessa meta”, afirma o executivo.
A Netflix, fundada em 1997 nos Estados Unidos, já conta com mais de 100 milhões de clientes em todo o mundo. Aqui no Brasil o faturamento da empresa já supera o SBT em quase duas vezes e a base de assinantes é maior que a da SKY, Oi TV e Vivo TV.
NET NOW com mais 500 horas de vídeo em Ultra HD 4K
Além da parceria com a Netflix, a NET/Claro também anunciou a adição de mais de 500 horas de conteúdo 4K no NOW, plataforma de streaming do próprio grupo. O NOW exibe os principais programas de TV por assinatura de forma gratuita e também oferece a opção de aluguel de filmes recém-saídos do cinema.
Também será possível gravar um programa na televisão do quarto e assistir na sala, por meio da tecnologia Cloud DVR, que como o próprio nome sugere, guarda na nuvem as gravações realizadas. O serviço Replay TV, que permite resgatar até uma semana de programação, também é outra ferramenta que tem a sua utilidade para consumidores que não podem mais parar em casa para assistir a um programa na hora em que ele vai ao ar.
O diretor de marketing da Claro Brasil, Marcio Carvalho, trata as novidades da NET/Claro como a formação de “um grande hub de conteúdo e entretenimento”. Ele enaltece a companhia ao dizer que “somente quem consegue combinar os maiores produtores de conteúdo do mundo com as plataformas de internet mais rápidas no Brasil, tanto de banda larga fixa como na rede móvel, pode trazer uma oferta tão completa e inovadora como essa”.
Cupom de desconto ficará disponível durante uma hora e valerá para recarga de celular e pagamento de contas.
Entre as 12h e 13h desta terça-feira (19), o aplicativo de pagamentos RecargaPay vai disponibilizar, nos Stories da conta da empresa no Instagram, um cupom de desconto no valor de R$ 10 para utilização nos serviços prestados pelo app: recarga de celular, pagamento de contas, zona azul, cartão de transporte e vale presente.
Tudo começou com um desafio proposto pela fintech no Instagram. Eles postaram uma imagem com um coração acompanhado da marca RecargaPay na rede social de fotos e prometeram que se aquele post alcançasse 1.000 curtidas iriam liberar um cupom de desconto. A foto obteve o dobro das curtidas solicitadas e o desconto ficará disponível durante 60 minutos.
É permitida a utilização de apenas um cupom por CPF e, para clientes que ainda não baixaram o aplicativo, é importante saber que um cupom de desconto só é aplicado ao informar os dados de pelo menos um cartão de crédito válido.
É comum que carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay e a própria RecargaPay realizem promoções que distribuem descontos, principalmente para recarga de celular e pagamento de contas. As empresas apostam no crescimento da base de usuários com o poder do “boca a boca” e, principalmente, fidelizar esse público que não perde a oportunidade de pagar mais barato em serviços digitais.
Confira os dados mais recentes sobre o programa Celular Legal, que visa o bloqueio de aparelhos irregulares.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revelou o panorama mais recente sobre o “Celular Legal”, programa criado pela agência reguladora no ano passado para o bloqueio de celulares irregulares. Os modelos que se enquadram nessa categoria são os não certificados, assim como aqueles com IMEI adulterado ou clonado.
De acordo com o balanço mais recente da agência, até o momento já foram bloqueados quase 204 mil aparelhos – mais precisamente 203.975. Como já havia sinalizado, o programa será ainda mais efetivo este ano. Somente em janeiro de 2019 foram bloqueados 49.286 celulares.
Dentre os estados, o Rio de Janeiro é o que contabilizou o maior número de aparelhos bloqueados em janeiro de 2019: 14.253 aparelhos, seguido de Goiás com 6.987 e Distrito Federal com 5.639.
O processo de bloqueio está acontecendo por etapas. A próxima etapa do programa “Celular Legal” passará por São Paulo e demais estados que ainda não enfrentaram o pente fino do programa.
“É importante que a própria sociedade esteja consciente. O projeto terá mais efetividade na medida em que, ao comprar celular de segunda mão, se verifique o IMEI, que pode ser feito pelo próprio site da Anatel”, declarou Leonardo de Morais, presidente da Anatel.
Advogado, Emmanoel está na Anatel desde novembro de 2017.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) comunicou que Emmanoel Campelo de Souza Pereira é seu novo vice-presidente. A informação foi confirmada em publicação no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (18).
O conselheiro, que está na agência reguladora desde novembro de 2017, irá ficar no lugar de Aníbal Diniz, que atuou como vice-presidente durante a gestão de Juarez Quadros, que perdurou de 2016 a 2018. Atualmente a Anatel é presidida por Leonardo Euler de Morais.
Nascido em 28 de janeiro de 1981, em Natal (RN), Emmanoel Campelo de Souza Pereira é advogado mediador e conselheiro da Anatel desde novembro de 2017. É mestre em direito pela Universidade Católica de Brasília e doutorando em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Conselheiro Nacional de Justiça nos biênios 2012-2014 e 2014-2016.
É professor da pós-graduação em Direito Processual Civil do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e da pós-graduação em Métodos Adequados de Tratamento de Conflitos. No IDP, também foi professor da graduação na disciplina de Métodos de Solução de Conflito, de 2014 a 2015.
De 2009 a 2016, Emmanoel Pereira foi professor do curso de direito do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) nas disciplinas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. No mesmo período, foi, ainda, no IESB, professor da pós-graduação em Direito Material e Processual do Trabalho.
Responsável por oito MVNOs no mercado brasileiro, a Surf Telecom comemora seu grande momento.
A Surf Telecom, uma MVNO que atende outras MVNO, tem motivos de sobra pra comemorar. A marca que pertence a EuTV e utiliza a rede da TIM pra operar, fechou 2018 com 120 mil clientes ativos. Em fevereiro deste ano já são cerca de 500 mil chips comercializados. A expectativa, de acordo com Yon Moreira da Silva, CEO da Surf Telecom, é fechar o ano com mais de 1 milhão de assinantes.
Com um investimento de R$ 50 milhões, a Surf Telecom surgiu em 2016. Em seu site oficial, a companhia destaca que surgiu como uma resposta aos milhões de clientes que trocam de operadora anualmente à procura de melhores serviços, preços justos e mais respeito ao consumidor.
Licenciada pela Anatel, a Surf Telecom se enquadra no modelo de MVNE – Mobile Virtual Network Enable, isto é, ela atua habilitando e credenciando que empresas possam oferecer serviços de telefonia. Atualmente a Surf Telecom atende 8 MVNOs: Algar Telecom, Century Link, Correios,Eseye, GoAudax, GospelCel, Magazina Luiza e Veek.
Com esse crescimento vertiginoso, impulsionado pelas MVNOs que fazem parte do seu portfólio, a Surf Telecom se consolida como a maior MVNE do Brasil.
O executivo, que conta com mais de 20 anos de experiência nos mercado de Ti e telecom, chega com a missão de impulsionar a transformação digital da America Net, por meio de projetos de inovação tecnológica, como IoT, Wi-Fi e 5G.
No cargo, Vale também buscará estabelecer novos controles de processos internos com objetivo de garantir o cumprimento das metas e excelência no atendimento aos clientes corporativos e varejo.
Eduardo Vale é graduado em ciências da computação e gestão de redes e com pós graduação em segurança da tecnologia da informação. Vale já liderou projetos de infraestrutura de redes em empresas nacionais e multinacionais. Em sua trajetória há passagens pela Sonda, BNP Paribas Cardif, Stefanini e Gol Linhas Aéreas.
“Eduardo Vale chega para reforçar o nosso time de especialistas no apoio à expansão dos projetos em áreas-chave para a America Net em 2019 e para os próximos anos. Sua experiência, criatividade e gerenciamento de equipes com milhares de pessoas, no Brasil e América Latina, será muito bem-vinda para agregar ainda mais valor à nossa operação e fechar um ano ainda melhor que o passado, que foi de grandes conquistas”, comenta José Luiz Pelosini, vice-presidente da America Net.
Apesar de abertos os processos, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária arquivou todos.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), informou que julgou 45 processos durante o mês de novembro do ano passado. Do total de campanhas com suspeitas de irregularidade, quatro delas (8,88%) foram veiculadas por empresas de telefonia, sendo elas Oi, Vivo, TIM e NET. Após passarem pelas mãos dos conselheiros da organização, no entanto, todos os comerciais foram arquivados.
A propaganda do Oi Mais, intitulada “O que você faria com mais internet?”, foi enquadrada por desrespeitar o código de ética de publicidade no que diz respeito à utilização de crianças e adolescentes na peça.
O processo foi denunciado por uma consumidora de Araruama (RJ), que considerou que esse anúncio em TV e internet da Oi pode estimular comportamento reprovável de adolescentes, ao mostrar um pai apoiando a desarrumação feita pelo filho.
A empresa de telefonia defendeu-se, alegando que o filme mostra cena ficcional e bem-humorada, sendo parte da campanha de Dia dos Pais da marca. O relator, conselheiro Everson Chaves, concordou em linhas gerais com estes e outros argumentos da Oi e propôs o arquivamento da representação, sendo acompanhado por unanimidade.
O caso da campanha da Vivo, intitulada “Chegou a Nova Geração do 4G da Vivo”, foi um pouco mais complicado, visto que a representação número 149/18 já havia sido julgada, mas a operadora recorreu do pedido de alteração do material.
A Claro foi quem procurou o Conar para demonstrar ser contra campanha da concorrente Vivo, com o título acima, contestando haver evolução tecnológica digna de ser apresentada como tal, podendo levar o consumidor à confusão. Discussão semelhante, mas com polos invertidos, foi objeto da representação 58/18, julgada em abril de 2018 pelo Conselho de Ética.
A Vivo defendeu-se, contrapondo vários dados e pesquisas aos trazidos pela denunciante, de forma a justificar a evolução tecnológica apregoada. Em primeira instância, seguindo proposta da relatora, deliberou-se por unanimidade pela sustação de dois dos claims da campanha e pelo arquivamento dos demais questionamentos.
Ambas as empresas recorreram da decisão. Na Câmara Especial de Recursos, prevaleceu, igualmente em decisão unânime, a recomendação da relatora de segunda instância pelo arquivamento de todos os questionamentos.
Ela convenceu-se da veracidade das alegações da Vivo depois de estudar o copioso material juntado ao processo, inclusive extensos testes de velocidade dos sistemas. As relatoras responsáveis por analisar e julgar a denúncia foram as conselheiras Renata Lorenzetti Garrido e Vanessa Vilar.
Além da Vivo, a TIM e a NET tiveram suas propagandas questionadas com relação a veracidade das informações apresentadas. Vamos começar falando da TIM.
“TIM Aparelho Protegido” foi a peça alvo de um consumidor soteropolitano que queixou-se no Conar de anúncio em internet promovendo seguro para aparelhos celulares. Ao se dirigir às lojas da empresa, foi informado de que o serviço só estaria disponível para aparelhos adquiridos na própria TIM, o que não consta do anúncio.
A operadora defendeu-se, considerando que todas as informações sobre a oferta estão claramente expostas. O relator, conselheiro Lula Vieira, concordou com as alegações da defesa e propôs o arquivamento da representação, voto aceito por unanimidade.
Também foi um consumidor, neste caso um cidadão carioca, que reclamou ao Conar da campanha “Vem Pra Banda Larga Mais Rápida”, da operadora NET. Ele considerou inverídicas as alegações de benefícios graças à velocidade de acesso à internet em serviço oferecido pela NET em anúncio em TV e internet.
Quem responde pelo marketing da NET é a Claro, que enviou, juntamente com a agência Talent Marcel, um argumento de defesa negando motivação à denúncia, considerando a peça publicitária bem explicada e cuidadosa no uso dos seus argumentos.
O conselheiro Guto Belchior, relator deste processo, aceitou estes e outros argumentos da defesa, propondo o arquivamento da representação. Seu voto foi aceito por unanimidade.