18/12/2025
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Criação de taxas para instalação de antenas trava o 5G; entenda

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De acordo com dados da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), as novas legislações de antenas estão avançando no Brasil, sendo que 224 municípios em 18 meses já modernizaram suas leis, representando uma cobertura atual equivalente a 34% do PIB Brasileiro. No entanto, há casos em que essa evolução não tem sido tão avançada assim.

Acontece que em alguns casos, esse avanço está sendo acompanhado por retrocessos, como cobrança de taxas novas, trazendo um caráter arrecadatório no licenciamento.

O conselheiro da Abrintel, Felipe Herzog, explica que as regras e os valores devem ser para o adensamento da infraestrutura. “O que a gente percebe é que, mesmo sendo casos positivos [de modernização da Lei das Antenas], há um contrassenso e, portanto, uma oportunidade de sensibilizar os gestores“, disse ele nesta terça, 22, durante apresentação no Teletime Tec – Redes & Infra.

“São medidas que estão sendo tomadas por alguns municípios que, de certa forma, vão travar o desenvolvimento do 5G”.

O problema também foi comentado pelo diretor de novos produtos da American Tower durante o evento Teletime Tec, Janilson Bezerra. Ele explica que o poder público, por meio das novas legislações, têm entendido que novas estruturas precisam ser implementadas para o desenvolvimento, mas há “pontos de atenção” nessas localidades com taxas extras.

Ele diz que há localidades que acabam com uma tensão mais arrecadatória. “São mais de 200 cidades com lei de antenas muito bem postas, mas outros começam a aproveitar e colocar uma tensão mais arrecadatória, com novas taxas de licenciamento urbano e muitas vezes até ambiental“, declara Bezerra. “Aí acaba se criando barreiras, e não é essa arrecadação pontual que vai resolver as necessidades da cidade”.

Outro problema também é exposto. Além das antenas das estruturas comuns e já existentes, as novas que se misturam com o mobiliário urbano precisam da taxa de permissão de uso (TPU). Segundo Felipe Herzog, a Abrintel tem enfrentado vários problemas referente a essas cobranças.

“A cidade de São Paulo tem sido destaque no modelo de TPUs ao buscar não só um caráter arrecadatório. Mas algumas cidades estão buscando a maior receita possível”, lamentou.

Próxima etapa de ativação do 5G vai exigir melhor infraestrutura, diz TIM

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A TIM afirma que a próxima leva de ativação do 5G no Brasil vai exigir novos modelos de infraestrutura. Para os executivos da operadora, será preciso renovar o material de telecomunicações, como as tradicionais torres, em função do crescimento do sinal de rede móvel. 

Torre de telecomunicação

O assunto foi tratado durante o Teletime Tec Redes & Infra, que aconteceu na última terça-feira, 22. No momento o 5G que há no país está usando a infraestrutura que já existia, mas o avanço da rede vai precisar de mais do que isso. 

Segundo Marco di Constanzo, diretor de engenharia da TIM, eles estão preocupados com a segunda etapa do 5G, por causa dos motivos citados acima. Ele afirmou que de 30% a 40% dos usuários em 5G ou 60% do tráfego da indústria migrando para a nova rede são fatores que já marcam a segunda etapa. 

“Precisamos sim adensar nossa quantidade de sites, entre cinco a dez vezes mais torres que o 4G.”

Giuseppe Glionna, senior manager da IHS Towers, sócia da TIM, afirmou que a companhia tem trabalhado para evoluir e atender locais distantes e também para lidar com os últimos problemas com infraestrutura. 

Quem também esteve presente no evento e falou sobre o assunto foi o head para América Latina da QMC, André Machado. A empresa tem investido em parcerias com aeroportos, metrôs e iluminação pública. 

“A gente se orgulha de ter começado no segmento. A questão agora é passar de algumas centenas de pontos para dezenas de milhares. O desafio envolve capital correto e licenciamento ambiental e urbano, mas está virando um jogo de volume, com players que têm dinheiro para jogar”, afirmou. 

Por fim, Janilson Bezerra, diretor de novos negócios da American Tower, apontou outro fator relevante nesse assunto sobre a renovação da infraestrutura do 5G. Segundo ele, os sites atuais vão se manter como grandes hubs de digitalização. 

A American Tower é líder no mercado brasileiro de torres. As concorrentes apontaram a instalação de pequenos data centers ligados ao sites como uma forma de exigência que está perto de ser feita. 

Falta de dispositivos causa baixa demanda por internet de 1 Gbps, segundo a Claro

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O diretor de banda larga da Claro, Marcelo Sarmento, falou sobre os negócios da operadora e a preocupação com a baixa demanda dos clientes residenciais na contratação desse serviço durante sua participação no evento Teletime Tec, realizado em São Paulo nesta terça-feira (22). Segundo o executivo, a contratação do plano de internet fixa de 1 Gbps é baixa entre esse público.

Ele explica que há uma série de fatores que estão afetando esse aspecto do segmento, entre eles a falta de dispositivos que suportam as redes WiFi de 1 Gbps. Atualmente, o padrão mais comum no mercado é o WiFi 5, que na melhor das hipóteses é capaz de navegar em velocidades de 866 Mbps, isso sem interferências ou paredes entre o roteador e o dispositivo conectado.

Já o padrão WiFi 6, que também ainda tem pouca penetração no mercado, mas está em expansão, entrega velocidade de 1,3 Gbps também em cenários ideais. No entanto, esse equipamento dificilmente é encontrado em residências. Além de que, os dispositivos como tablets e smartphones, em sua maior parte, ainda são compatíveis apenas com o WiFi 5.

Marcelo Sarmento também comenta se que as empresas estão preparadas para entregar velocidade de internet de 1 Gbps.

“O cliente pode assinar um plano nesta velocidade, mas será que Google, Facebook, já têm portas disponíveis? Não adianta colocar 1 Gbps em casa se o provedor do conteúdo não tiver uma porta de 1 Gbps para transmitir o conteúdo para o cliente. É preciso entregar o 1 Gbps em toda a cadeia”, observou.

Durante sua participação no evento, o executivo também falou sobre a migração dos clientes de banda larga via cabo coaxial para a fibra óptica, que segundo ele, está sendo feita aos poucos, conforme a demanda. “Reduzir a quantidade de clientes atendidos em um hub HFC para menos, para 75, não gera os benefícios de já migrar para o modelo em fibra, cujo sistema reúne 64 portas, é mais eficiente e menos custoso por ser uma tecnologia passiva”, afirmou.

Sarmento não falou se tem previsão para a migração desses clientes ou se é plano da Claro mudar toda sua base para a fibra óptica. Segundo ele, há clientes que estão satisfeitos com o HFC, e que não desejam migrar para a fibra.

Black Friday da AliExpress: produtos Xiaomi com descontos incríveis

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Black Friday da Aliexpress

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Redmi Note 10 Pro

Esse aparelho da Xiaomi é perfeito para quem ama tirar boas fotos, mas também não abre mão da qualidade de armazenamento. Com quatro câmeras traseiras, fora a frontal, a potência de uma dessas lentes chega a 108 MP, isso garante os melhores cliques e ótimos vídeos para serem vistos na tela enorme desse aparelho, com 6,7 polegadas e resolução de 2400 X 1080.

Além disso, ele possui uma memória interna de 128 GB com possibilidade de expansão. É um celular bem avaliado, com custo-benefício atrativo para quem deseja ter um bom aparelho, sem gastar muito. E na Black Friday da AliExpress, você encontra ele nesse link, com descontos de $192 a $239.

POCO M5

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Redmi Note 11

Ainda na linha de celulares de carregamento rápido, boa memória, bom processador e câmeras maravilhosas, você não pode deixar de conferir o Redmi Note 11! Esse celular tem Tela AMOLED, Octa Core, Snapdragon 680, 90 Hz, 5000 mAh, 33W e pode ser encontrado em três versões em relação a memória RAM + ROM: 4GB + 64GB; 4GB + 128BG; 6BG + 128GB. Além disso, são quatro câmeras traseiras, além da de selfie, sendo a maior delas com 50 MP, ou seja, você terá fotos lindas!

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Redmi Note 11 Pro+ 5G

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O Redmi Note 11 Pro+ 5G está disponível em duas especificações: 6GB+128GB ou 8GB+256GB. Neste link você consegue adquirir esse celular 5G. Tem desconto especial de $293 ou $352, respectivamente.

Xiaomi TV Stick 4K

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Redmi Watch 2 Lite

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Parceria da Vivo com a BBF ampliará acesso ao 4G no Nordeste do Pará

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A Vivo e a Brasil BioFuels (BBF) fecham parceria inédita para ampliar o ecossistema digital da BBF com conectividade móvel 4G e soluções baseadas em Internet das Coisas. O projeto, além de cobrir com internet 4G uma área de quase 1,7 mil Km² de área agrícola, inclui em sua infraestrutura as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para suportar todas as aplicações em IoT do projeto.

De acordo com a operadora, o processo de automação permitirá as mais modernas aplicações para rastreamento da frota logística, rastreamento da origem dos frutos, armazenamento de dados na nuvem, monitoramento climático, entre outras tecnologias. Além disso, a parceria poderá beneficiar habitantes que residem no entorno das operações da BBF, abrindo a oportunidade de acesso a uma internet mais rápida e com melhor conectividade.

“Com a parceria, vamos atuar em linha com os conceitos e as melhores práticas da Indústria 4.0, aumentando a automação dos nossos processos e gerando mais eficiência em nossas operações”, destaca Milton Steagall, presidente da BBF.

O projeto prevê a instalação de 23 torres com tecnologia 4G até março de 2024; a primeira será ativada no município do Acará, com previsão de início de operações já em dezembro deste ano. No estado do Pará, a BBF possui cerca de 56 mil hectares de palma plantados, mais de cinco mil colaboradores diretos, além de usinas de beneficiamento.

O projeto irá melhorar a comunicação entre os colaboradores da empresa que atuam na atividade agrícola, aprimorará o controle operacional e aumentará a eficiência dos processos da empresa com gestão em tempo real. A BBF será responsável pelo investimento e gestão do projeto e a Vivo pela implantação e operacionalização de toda a infraestrutura 4G.

“Priorizamos levar às empresas, como é o caso da BBF, um amplo ecossistema de inovação ao agronegócio, que além da conectividade embarca soluções inteligentes e relevantes, que de fato ajudam a resolver os desafios de automatização do campo e de processos agroindustriais. Todos os projetos são integrados em plataformas exclusivas de gestão, com foco no aumento da produtividade com menor custo operacional e otimização de recursos”, explica o vice-presidente B2B da Vivo, Alex Salgado.

Ainda de acordo com a Vivo, o projeto busca reforçar o compromisso da BBF no desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua, bem como localidades circunvizinhas, atendendo comunidades e povos tradicionais – indígenas e quilombolas – que vivem em localidades isoladas e que passarão a ter conectividade para melhor comunicação a partir da infraestrutura contratada pela BBF.

Além disso, possibilitará a ampliação do acesso à internet móvel de alta velocidade em onze municípios paraenses: Abaetetuba, Moju, Igarape-Miri, Acará, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Tailândia, Barcarena, Aurora do Pará, São Domingos do Capim e Bujaru. A BBF mantém a operação em cinco dessas localidades com o cultivo da palma de óleo e com operação agroindustrial.

Este é um projeto inédito no mercado de Agronegócio da região Norte do Brasil e de alta complexidade, tendo em vista as grandes dimensões e peculiaridades das operações da BBF na região. Nossa empresa está investindo na combinação da agricultura com tecnologia, para impulsionar as melhores práticas ambientais, maximizar a eficiência de nossos negócios e ampliar o acesso à internet das comunidades vizinhas”, finaliza Steagall.

DGO oferece 50% de desconto em assinaturas da HBO Max e Telecine

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Se lançando também no mês da Black Friday, a DGO (DIRECTV GO) está com oferta especial em diversos planos de assinatura, incluindo desconto de 50% durante quatro meses nos pacotes da HBO Max e Telecine e promoção de lançamento no combo+ (Disney+ e Star+). A ação que dá assinatura pela metade do preço ficará disponível para contratação até 28 de novembro.

No caso da HBO Max, aqueles que realizarem a assinatura da plataforma dentro do período válido, pelos próximos quatro meses pagará apenas R$ 13,95 por mês, contando a partir da data de contratação. A partir do quinto mês de assinatura, caso o usuário não cancele o plano, pois a renovação é automática, será cobrado o valor de R$ 27,90 mensalmente.

No streaming da Warner Media, os usuários encontrarão um universo de conteúdos, como filmes e séries da HBO, Warner Bros, Max Originals, DC e Cartoon. Além da Champions League e muito mais.

O desconto de 50% durante os primeiros quatro meses também está disponível para o Telecine, sendo que o usuário pagará apenas R$ 14,95 mensalmente. Após esse período, a assinatura será renovada automaticamente pelo valor de R$ 29,90/mês. Dessa forma, é importante ficar atento, pois a partir do quinto mês, se a assinatura não for cancelada, o preço volta ao valor original.

Com a assinatura da Telecine, o consumidor terá à sua disposição um catálogo extenso de filmes e sucessos do cinema. Tendo acesso aos canais Telecine Action, Telecine Cult, Telecine Fun, Telecine Pipoca, Telecine Premium e Telecine Touch.

Segundo o site da DGO, o plano para acesso ao canal Combate também está com oferta de Black Friday, que se for contratado até 28 de novembro, o usuário pagará R$ 24,90/mês por tempo indeterminado.

Há oferta também para a plataforma Premiere, mas com as condições de assinar pelo período de 12 meses. Ou seja, o plano com fidelização de 1 ano sai por R$ 49,90 mensais, enquanto que sem a fidelização o valor é de R$ 59,90 /mês.

Além disso, o plano mensal Combo+, que inclui acesso a DGO, Disney+ e Star+ está saindo por R$ 89,90/mês, ante R$ 109,90. Segundo a empresa, no pacote estão inclusos mais de 70 canais ao vivo, até 2 acessos simultâneo e SporTV, ESPN, Band, Globo e muito mais.

Despacho da Anatel flexibiliza cautelar contra as robocalls

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Nesta terça-feira (22), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou um despacho que flexibiliza a cautelar contra as ligações massivas do setor de telecomunicações, as robocalls. Com a atualização da medida, as prestadoras de serviços de telecom podem notificar as empresas de telemarketing ativo antes que seja realizado o bloqueio, quando for identificado o excesso de chamadas.

Na notificação, a prestadora precisa detalhar as infrações praticadas pela empresa em questão, assim como a advertência da possibilidade de bloqueio da capacidade de originação de chamadas, caso novas infrações venham a acontecer.

Entretanto, a determinação anterior de que é obrigação manter a agência informada das notificações, mesmo sem a indicação da prestadora contratada, foi mantida. Além disso, recebeu o recurso da TIM que solicitou o efeito suspensivo do bloqueio, que começou a valer no início de deste mês.

O despacho é baseado nos recursos interpostos pela Associação Brasileira de Autosserviços (ABT) e pela Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e Informática (Feninfra), que alegaram não ter norma legal ou regulatória para fundamentar o bloqueio. O documento será enviado ao Conselho Diretor da agência para análise do mérito.

As prestadoras envolvidas no processo são Agera Telecomunicações, Agil Comercial do Brasil, Americanet, Big Telco Telecomunicações, Brasilfone, Cambridge, Claro, Datora, Eai Telecomunicações, Flux Tecnologia, GT Group, Hoje, Itelco, Kvoip, Pontal Telecomunicações, Rota Brasil, Spin, Telefônica, Tarifar, Telexperts, TIM, Transit, TVN, Vonex, Algar e Oi.

A Anatel está trabalhando e implementando medidas para inibir o telemarketing abusivo praticado pelas empresas de telecomunicações. Inclusive, recentemente, anunciou novas medidas punindo as linhas que fazem ao menos 100 mil chamadas curtas ( até 3 segundos), além de afirmar que fará a fiscalização das empresas de forma geral.

Outra medida é o uso de prefixos para chamadas do setor, como o 0303 para empresas que oferecem serviços de telecomunicações e crédito consignado e o prefixo 0304 para as empresas que realizam cobranças. Em ambos casos, deixa a escolha do consumidor atender ou não tais ligações.

Confira os filmes e séries que chegarão à Netflix em dezembro

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O mês de novembro nem acabou e já podemos saber as produções audiovisuais que passarão a fazer parte do catálogo de conteúdo da Netflix em dezembro. Serão estreados na plataforma, filmes, séries, documentários e animes para que os assinantes possam conferir durante o período de férias de final de ano.

No mês de dezembro, a Netflix irá adicionar a sua lista de conteúdos títulos como ‘Emily Em Paris’ (terceira temporada), ‘Matilda: O musical’ e ‘Pinóquio’ por Guillermo del Toro, além da inclusão de ‘Barbie e o Castelo de Diamante’.

Confira a lista completa e as datas de lançamentos:

Séries – Netflix

  • A Flor Mais Bela (7/12/2022)
  • Eu Odeio Natal (7/12/2022)
  • Da Decoração ao Makeover: Temporada 4 (9/12/2022)
  • Como Acabar com o Natal (9/12/2022)
  • Summer Job (16/12/2022)
  • Emily em Paris: Temporada 3 (21/12/2022)
  • Alice in Borderland: Temporada 2 (22/12/2022)
  • Cangaceiro do Futuro (25/12/2022)
  • Casamento às Cegas: Brasil – Temporada 2 (28/12/2022)
  • The Circle: EUA – Temporada 5 (28/12/2022)

Filmes – Netflix

  • O Troll da Montanha (1/12/2022)
  • Os Caça-Fantasmas (1/12/2022)
  • Um Milagre de Natal para Daisy (1/12/2022)
  • Então é Natal (1/12/2022)
  • A Rede Social (1/12/2022)
  • Um Natal Cheio de Amor (1/12/2022)
  • Scrooge: Um Conto de Natal (2/12/2022)
  • Encomenda para o Natal (6/12/2022)
  • Matrimilhas (7/12/2022)
  • Ardente Paciência (7/12/2022)
  • Pinóquio por Guillermo del Toro (9/12/2022)
  • Ele Acredita em Papai Noel! (14/12/2022)
  • Conselheira do Amor (16/12/2022)
  • Natal Outra Vez? (20/12/2022)
  • Glass Onion: Um Mistério Knives Out (23/12/2022)
  • Matilda: O Musical (25/12/2022)
  • As Cores do Amor (29/12/2022)
  • Ruído Branco (30/12/2022)

Documentários e especiais

  • Last Chance U: Basquete – Temporada 2 (13/12/2022)
  • Vulcão Whakaari: Resgate na Nova Zelândia (16/12/2022)
  • Ascensão: Império Otomano – Temporada 2 (29/12/2022)

Crianças e Família

  • LEGO Friends: Especial de Natal (1/12/2022)
  • Barbie e o Castelo de Diamante (1/12/2022)
  • Tá Chovendo Hambúrguer (1/12/2022)
  • Barbie Super Princesa (1/12/2022)
  • Barbie & Her Sisters in a Pony Tale (1/12/2022)
  • Mighty Express: A Grande Corrida (5/12/2022)
  • O Chefinho: Bônus de Natal (6/12/2022)
  • Sonic Prime (15/12/2022)
  • Brown e Sua Turma (29/12/2022)
  • Histórias de Verão: Temporada 2 (30/12/2022)

Anime

  • As Aventuras de Gudetama (13/12/2022)
  • Violet Evergarden: Memórias (15/12/2022)
  • The Seven Deadly Sins: Fúria de Edimburgo – Parte 1(20/12/2022)

Estreias de novembro

Enquanto espera chegar as novas produções na plataforma, confira os filmes e séries que foram adicionados desde 15 de novembro e que serão adicionados ao catálogo da Netflix até o final do mês.

SKY busca parcerias com redes neutras para expandir banda larga

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Recém chegada no mercado de internet banda larga por fibra óptica, a SKY, empresa mais conhecida por ser uma das maiores operadoras de TV por assinatura do país, está apostando expandir seu novo negócio por meio de parcerias com as redes neutras, com o objetivo de ocupar uma parte um espaço significativo no serviço de banda larga fixa.

De acordo com Rodrigo Fernandes, diretor de banda larga da companhia, em entrevista ao Tele.Síntese, atualmente, a companhia já tem atuação oferecendo internet por fibra óptica em 36 cidades do Brasil, mas no ano que vem, afirma que passará a atender 100 cidades. Segundo ele, em todos os casos serão resultados de acordos com provedores de rede neutra.

Atualmente, as cidades que estão cobertas com o serviço da SKY são resultados da parceria com a Fibrasil, que foi anunciada este ano, sendo que o lançamento das ofertas para os consumidores começam em agosto.

“Foram apenas três meses de operação, temos um balanço positivo de adesões e mais cidades para entrar ainda este ano, e ano que vem continuaremos expandindo. É ainda um projeto embrionário perto do tamanho da Sky, mas tenho certeza que chegará no tamanho das operações que temos hoje “, afirmou.

Durante o evento Teletime Tec, que aconteceu nesta terça-feira (2) em São Paulo, o executivo contou que o plano da empresa é lançar o serviço de internet fixa de acordo com a disponibilidade de rede e a quantidade de clientes que já existem em uma rede em TV. Ele também falou que já está conversando com outras operadoras de rede neutra brasileiras. No momento, nesse setor temos a V.tal, I-Systems e American Tower.

Rodrigo Fernandes explica que a empresa quer alcançar o maior número possível de áreas cobertas com uma oferta de banda larga. “Esperamos chegar no maior número de municípios possível”, falou. Para conseguir o feito, a Sky investiu em uma arquitetura para unir diferentes redes neutras. “Separamos o core de TI e fizemos um ente de integração”, falou.

Além disso, o executivo ainda fala que nas cidades onde pretende entrar, a SKY se prepara para enfrentar um cenário competitivo, mas não fará uma guerra de preços. “O grande cuidado é não entrar na guerra de preços”, observou.