16/12/2025
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Oi está dentro do leilão de 4G

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A Oi pretende participar do leilão de 4G, programado para junho pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disse o diretor financeiro da empresa, Alex Zornig, nesta terça-feira. “O que falta é definir como vamos entrar e quanto”, disse ele a jornalistas.

Segundo Zornig, alguns detalhes sobre o edital do leilão 4G ainda não estão muito claros e a empresa aguarda mais esclarecimentos para definir a forma de atuação no certame.

“A gente sempre está presente em qualquer leilão, mas precisa ver as regras. Tem algumas coisas que não estão claras, como as garantias. O edital está meio confuso. E também como fica a história do espectro nas capitais”, disse Zornig, ressaltando que a empresa já demandou mais esclarecimentos à Anatel, com as demais grandes operadoras.

Ao ser questionado se a Oi estaria mais otimista largando na frente ao antecipar a participação no leilão, Zornig declarou “que os concorrentes estão jogando o jogo e estão na defesa”.

Zornig, da Oi, também afirmou que nos próximos meses a operadora fará uma diversificação de seus negócios. Segundo ele, essa diversificação não significa a compra de uma nova operadora, mas afirmou que ela tem a ver com uma maior verticalização da companhia.

“Não posso falar, porque isso é estratégico, mas tem coisas na ponta que dá para comprar… Pode ser um fornecedor ou uma cadeia”, disse o executivo. “Telecomunicações hoje não é só vender telefone. É conteúdo, instalar equipamentos e outros. É verticalizar o processo.”


TIM

Já para Rogério Tostes, diretor da TIM, o momento não é oportuno para realizar a oferta, já que só 15% da base de clientes de telefonia móvel está coberta pelo 3G.

Operadora resolve problema que fez cidade em MS ficar 2 dias sem celular

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Os moradores de Corguinho, interior de MS, distante 99 km de Campo Grande, ficaram pouco mais de dois dias e meio sem sinal de celular até a tarde desta terça-feira (22). O problema foi constatado no fim de semana por usuários da Vivo, única operadora que atende no município, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em nota enviada ao Portal #Minha Operadora, a assessoria de comunicação da Vivo informou que o serviço da tecnologia GSM começou a apresentar falhas na madrugada de domingo (20).

Conforme o comunicado da operadora, o problema ocorreu “em razão de falha na programação da estação rádio base instalada na cidade e na central da empresa, localizada em Campo Grande”.

Ainda de acordo com a Vivo, o reparo foi realizado e o serviço foi reestabelecido às 14h50 (horário de MS) desta terça-feira (22).

Net diz que é possível garantir parâmetros de qualidade em redes WiFi

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A operadora brasileira Net apresentou nesta terça, 22, na Cable 2012, o principal evento norte-americano de TV por assinatura, algumas das lições já aprendidas pela empresa com a implementação de sua rede pública de WiFi, disponível a seus assinantes e que em breve deverá também estar acessível a clientes da Claro e da Embratel. Segundo Hugo Ramos, engenheiro responsável pelo projeto e que fez a apresentação na Cable 2012, ao contrário do que as primeiras experiências internacionais constataram, é possível assegurar ao usuários destas redes WiFi parâmetros de qualidade. “Não estamos falando de qualidade do sinal, mas de experiência do usuário”, disse ele. A Net desenvolveu a sua própria metodologia para calcular esses parâmetros de qualidade e descobriu alguns aspectos interessantes. Por exemplo, que para smartphones, a distância entre o usuário e o hotspot não deve ser superior a 140 metros para assegurar o mínimo de qualidade. Essa distância é maior para tablets (215 metros) e mais ainda para notebooks (cerca de 250 metros). “Em muitos casos, o usuário até consegue se conectar à rede mas não navega”, explicou. Para ele, a rede WiFi já é tecnologicamente madura, mas prestar o serviço com qualidade não é tão trivial. “É possível tomar algumas providências para contornar essa queda na qualidade”, disse.

A posição da Net contrasta com a experiência de muitos operadores norte-americanos que alegam que as redes WiFi são redes complementares em que vale a regra do melhor esforço. Ou seja, uma vez colocadas, é difícil controlar a qualidade do serviço dada a quantidade de variáveis que precisam ser gerenciadas. Para a Net, de fato não se tem o mesmo controle das redes de acesso fixas, mas com os parâmetros certos é possível garantir uma boa experiência aos usuários.

A Net não apresentou publicamente seus dados de hotspots nem base de clientes, até porque o serviço ainda não é difundido comercialmente e ainda está em fase de implementação semi-experimental. Segundo apuramos, o plano é chegar ao final do ano com cerca de 5 mil hotspots nos 10 principais mercados da operadora.

Vem aí as novas operadoras de celular!

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Devem começar a operar ainda esse ano no Brasil as primeiras MNVO’s, sigla que corresponde em inglês a Mobile Virtual Network Operator, ou podemos ainda chamar apenas de operadoras móveis virtuais.

As MVNO’s foram regulamentadas no Brasil no final de 2009, e pelo menos 3 empresas devem entrar no mercado ainda esse ano, são elas: Sercomtel, Porto Seguro e Virgin Mobile.

No mundo existem cerca de 630 operadoras virtuais. Elas se diferenciam das operadoras tradicionais pelo fato de não possuírem rede própria, nem frequências, utilizando dessa forma a rede das operadoras tradicionais.

Na prática, um MVNO trata-se de uma empresa de qualquer setor que aluga a rede de uma operadora tradicional para oferecer serviços de telefonia móvel. Sendo assim, uma MVNO para existir depende dessa associação a uma operadora detentora de rede e frequência.

Geralmente as operadoras virtuais atuam em nichos de mercado pouco explorados ou mal servidos, onde as operadoras tradicionais não tenham uma atuação relevante, atingindo assim consumidores atraídos pela força de uma marca ou pelo foco dado a este determinado mercado.

Atualmente a telefonia móvel no Brasil é dominada por 4 gigantes: Vivo, Tim, Claro e Oi, que possuem estratégia e serviços parecidos, e disputam mercado sobretudo por preço, apesar do Brasil ainda possuir uma das tarifas de celular mais caras do mundo. Em contrapartida a competição por preço, por parte dos clientes é quase unânime as reclamações pelo atendimento e serviços prestados por elas.

A previsão é que até o final desse ano tenhamos mais três operadoras atuando no mercado, mas o que o consumidor ganha com isso?

Quanto maior a concorrência, melhor para o consumidor e isso não é novidade. Como essas operadoras, em sua maioria, atuam no atendimento a nichos específicos do mercado, acabam oferecendo serviços diferenciados em comparação as operadoras tradicionais.

Essas operadoras também tendem a focar no atendimento ao cliente, diferente do que se tem registrado no Brasil nos últimos anos, em que as pequenas tarifas geralmente veem acompanhadas por grandes problemas para o consumidor.

A expectativa é que com o ingresso dessas três operadoras ainda esse ano, todas as operadoras possam não só focar nas tarifas, como ocorre hoje, mas também nos quesitos qualidade de atendimento e serviços prestados, que há anos fazem com que as empresas de telefonia figurem entre as campeãs em reclamações pelos consumidores.


Oi pretende lançar a “Oi TV Livre”

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A operadora de TV por assinatura Oi TV e a Elsys firmaram uma parceria para apresentar um receptor de banda KU que possui canais abertos sem assinatura e a possibilidade de assinar conteúdos da Oi. O receptor, já disponível no Rio Grande do Sul, será agora lançado em Santa Catarina, no dia 23 de maio, em um evento voltado para lojistas e antenistas. 

O Brasil tem demonstrado um grande potencial de mercado de TV por Assinatura. O mercado de Santa Catariana apresentou grande crescimento nos últimos anos. Encerrou 2011 com 449 mil acessos, um crescimento de 25,7% em relação ao ano anterior. “O mercado de Santa Catarina vem apresentando grande crescimento nos últimos anos, se destacando no cenário brasileiro atual. Isto nos encoraja a apostar neste mercado e ter a Oi, que é líder do segmento, como parceira neste projeto, é muito positivo para nós”, declara Claudio Blatt, gerente geral da Elsys. 

O evento de lançamento será realizado em parceria com a Davesat e a Frequência Zero, distribuidores dos produtos Elsys. Aberto para os profissionais da área, lojistas e antenistas, será um evento gratuito que acontecerá em São José durante todo o dia 23 deste mês. As vagas são limitadas e a reserva deverá ser feita com os distribuidores parceiros. O consumidor que já quiser adquirir o receptor, o mesmo estará à disposição no mercado a partir das próximas semanas em lojas de antenas da região.

Vivo oferecerá Wi-Fi grátis em ônibus

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A Vivo oferecerá conexão à internet dentro dos ônibus de viagem da empresa Pássaro Marrom.

As pessoas podem usar tablets e smartphones mesmo com o veículo em movimento e a conexão é feita por meio da rede Wi-Fi.

No momento, este é um projeto piloto e somente o percurso entre São Paulo e São José de Campos (SP) contará com o serviço.

De acordo com a operadora, o enfoque está nos passageiros executivos e funcionários das empresas. A Vivo afirma que há o interesse em expandir o serviço para todas as rotas das transportadoras Pássaro Marrom e da Litorânea, porém não há prazo para isso acontecer.

TIM Beta é destaque no 18º Prêmio ABEMD

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O plano TIM Beta – desenvolvido especialmente para os jovens pela operadora TIM – conquistou reconhecimentos importantes. O projeto e ações relacionadas à oferta ganharam quatro troféus em três categorias da 18ª edição do Prêmio da Associação Brasileira de Marketing (ABEMD). E ainda levou o prêmio “Melhor dos Melhores” na especialidade Digital.

Na categoria Campanha – Geração de Leads – Business do Consumer, a operadora ficou no primeiro lugar com a campanha de lançamento da oferta “TIM Beta / “Eu sou Beta”. Na área Digital – Marketing em Redes Sociais, o plano conquistou o prêmio com os cases “Plataforma TIM Beta – Distribuição Social de Chips” e “TIM Beta para sempre – Desenvolvimento do produto através das redes sociais”. Já na área de Digital – Ação de Marketing / Publicidade Online / Presença Online, o TIM Beta foi premiado com o projeto “TIM Beta Live – um show exclusivo para betas, feitos pelos próprios betas”. Em todas as categorias, os cases foram desenvolvidos pela agência R/GA.

Para Adriana Fernandes, gerente de comunicação digital da TIM Brasil, estas conquistas confirmam o sucesso do TIM Beta junto ao seu público-alvo. “Mais uma vez, a TIM inovou ao adotar o modelo de colaboração para desenhar um plano que atendesse as necessidades do jovem. As redes sociais foram ferramentas assertivas para alcançarmos um número significativo de jovens e formarmos a comunidade Beta com uma força de marca tão expressiva”, destaca. Adriana ainda ressalta o desafio enfrentado pela operadora em manter um diálogo aberto e direto com um público tão exigente quanto o jovem. “O desenvolvimento do TIM Beta marca uma etapa de constante aprendizado para a empresa, pois estamos trabalhando com uma nova linguagem e em um ambiente totalmente democrático que é a web”, finaliza.

O TIM Beta nasceu de uma ação inédita de crowdsourcing no mercado de telefonia do Brasil, em que os jovens tiveram a oportunidade de experimentar os serviços da operadora em uma versão piloto e colaborar na construção de um plano sob medida e de acordo com as suas preferências. Finalizada a fase de experimentação, o TIM Beta oferece aos usuários ligações ilimitadas por apenas R$ 0,25 para números TIM pelo código 41 por dia de uso; internet ilimitada também por R$ 0,25 por dia de uso; SMS ilimitado por dia de uso por R$ 0,50; além de conexão grátis e ilimitada no MSN. A adesão é feita somente por convite – cada usuário pode convidar até dois integrantes. Para mais informações, basta acessar www.timbeta.com.br.

“Call Parade” leva arte e cor aos telefones públicos de São Paulo

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Em uma analogia ao projeto “Cow Parade”, que espalhou uma série de vacas coloridas pela cidade de São Paulo, a intervenção artistica “Call Parade” se destaca ao propor exatamente o mesmo, porém, usando telefones públicos.

Através de uma parceria entre a empresa Toptrendes e Vivo/Telefônica, a “Call Parade”, que surge em um momento de mudança de marca dos serviços da empresa de telefonia, se destaca ao convidar artistas e cidadãos anônimos para personalizarem alguns telefones públicos do centro da capital paulista.

Os responsáveis pela iniciativa, que começou no último fim de semana e estará nas ruas até o próximo 24 de junho, afirmam que “essa exposição ao ar livre torna a arte acessível para todos”.

Segundo os organizadores, o propósito da intervenção artística também é reduzir o número de telefones públicos que são destruídos por vândalos, um problema que afeta 25% dos 52 mil aparatos telefônicos espalhados por São Paulo na atualidade.

Divididos em oito circuitos pelo centro da capital paulista, os telefones personalizados estão expostos próximos de lugares turísticos e, principalmente, na Avenida Paulista.

A cor das pinturas, os desenhos, as texturas, os materiais e outras particularidades ficaram a critério dos próprios artistas, como Juárez Fagundes – autor do “Vivo Conectando”, obra em que o telefone se transforma em um inusitado e colorido boné.

Um cérebro, uma joaninha e até um capacete do piloto Ayrton Senna são outros exemplos de desenhos desta série, que, posteriormente, também deverá passar por outros pontos da cidade e por outros municípios onde a Telefônica é a operadora fixa.

Nós do Portal #Minha Operadora também estamos preparando uma série de matérias em conjunto com a Vivo contando a história dos orelhões até hoje e como a Call Parade vai revolucionar os TPs. Vale a pena conferir. É em breve!

TELEMONT e Oi decidem discutir pauta reivindicatória na próxima segunda-feira

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No final da tarde o Secretário-Geral do SINTTEL, João Anselmo, informou que a mobilização dos funcionários da empresa TELEMONT, terceirizada da Oi Telecomunicações foi finalizada com tempo determinado, ou seja, as partes entraram em negociação e decidiram discutir as causas trabalhistas para a próxima segunda-feira (28).

De acordo com João Anselmo, os consumidores estão exigindo serviço de qualidade e caso a OI não disponibilize mão-de-obra técnica para aprimorar os conhecimentos dos funcionários o rendimento da empresa de Telecomunicações terá uma queda significativa no Estado de Rondônia.

Caso as negociações não cheguem ao denominador comum, a mobilização se transformará em uma grande greve, pois as exigências estão ligadas as condições de trabalho e principalmente a prestação de serviço de qualidade.

“O que nós estamos querendo é resolver a situação não só dos trabalhadores, mas também dos consumidores que estão reclamando constantemente dos serviços oferecidos pela Oi”, finalizou o Secretário-Geral do SINTTEL, João Anselmo.

Evite sustos com a conta do celular quando for viajar

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A palavra roaming, literalmente, significa “andança”. É esse o nome dado ao acordo entre operadoras nacionais e redes internacionais de telefonia móvel. O serviço de roaming internacional oferece ao cliente a oportunidade de fazer e receber chamadas fora do país no qual está registrado.

A estudante Larissa Aragão, 22, viajou para Nova York nas férias de 2011, mas não fez ligações do celular por “medo” das tarifas. “Agora vou viajar para Punta Cana (República Dominicana) e nem vou levar o celular, cheia de medo das cobranças”.

Como Larissa, muitos clientes evitam o uso do celular no Exterior por desconhecimento das tarifas. Além das taxas locais, o roaming cobra taxas do serviço da operadora parceira no Exterior e impostos do país de destino. Assim, o custo das ligações recebidas e feitas fora Brasil torna-se elevado.

Porém, cada operadora tem valores distintos e planos promocionais. Antes de viajar, o cliente deve consultar as vantagens e desvantagens do roaming. É obrigação das operadoras informar todas as condições de prestação do serviço e as formas de cobrança, conforme previsto no Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 477, de 7/08/2007.

Caso a prestadora não comunique corretamente acerca do serviço ou o consumidor constate que foi enganado na cobrança, deve-se procurar o Procon. “Nesses casos, atuamos como instância da administração pública para tomar medidas cabíveis, aplicando as sanções que a legislação prevê”, afirma João Ricardo Vieira, titular da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor de Fortaleza (Procon).

Segundo João Ricardo, é “exigível” que operadora deixe claro que todas as chamadas originadas em roaming internacional são tarifadas. Incluindo ligações para números gratuitos e as não completadas. As mensagens enviadas também cobram taxas extras. Essa tarifação ocorre porque as operadoras parceiras cobram, também, pela utilização da rede.

Para quem não consegue viver sem Internet, mesmo quando for ao Exterior, levar um smartphone é uma solução para independência e mobilidades, além de contar com GPS. Economize abusando de redes wi-fi públicas.

Dicas Importantes

1 Consulte todas as informações necessárias antes de viajar. Os sites das operadoras informam, detalhadamente, sobre as tarifas de cada país de destino.

2 Se a cobrança final não coincidir com a contratação do serviço, procure a operadora. Ela tem 30 dias para responder à solicitação.

3 Caso o problema não seja solucionado, dirija-se ao Procon. Para isso, é importante guardar todos os comprovantes, como a fatura e os números de protocolo, fornecidos pelos serviços de atendimento das operadoras.

4 É possível encontrar chip para uso temporário em viagens. A maioria é válida por 30 dias e possui valores mais em conta do que o serviço roaming. Basta procurar uma operadora telefônica no país de destino e consultar as opções.

5 No caso dos aparelhos smartphones, deve-se ter atenção redobrada.Mesmo desligados, os smartphones podem atualizar dados automaticamente e essa operação também será cobrada. Para não ser tarifado por estes serviços, é preciso desativar o sincronismo de dados no aparelho antes de viajar.

Como funciona o Roaming Internacional em cada operadora:

Oi

– O serviço de roaming internacional é disponível apenas para clientes pós-pagos (Oi Conta). Para ativá-lo, ligue para *144, do celular. 

– Em vários países, a Oi possui roaming com mais de uma operadora. Nestes casos, o cliente pode escolher a rede que preferir na hora da ativação.

– O preço das tarifas varia de acordo com o país de destino. No site da Oi, pode-se consultar cada valor. 

Claro

– Disponibiliza o serviço de roaming internacional para clientes pré e pós-pagos.

– O serviço de roaming é ativado automaticamente, mas o uso de dados pode estar bloqueado. Para desbloqueá-lo, ligue para *468, do celular.

– A Claro está com promoção para roaming. Até 3 de setembro de 2012, tanto as ligações quanto o acesso à internet custarão R$ 0,99 (minuto/MB). A oferta é válida para todos os continentes.

Vivo

– O serviço de roaming Internacional é disponível para pré e pós-pagos. Para ativá-lo, ligue do seu Vivo para *8486, do celular.

– Antes de viajar, ative a notificação de saldo automático pelo *455.

– O cliente deve ter um saldo mínimo de R$ 5 para utilização do roaming.

TIM

– A ativação do roaming Internacional é automática para os clientes pós-pagos mediante o pagamento da primeira fatura.

– Os valores das tarifas para pré e pós-pagos se diferem. Os preços variam também de acordo com o país de destino. Consulte o site da Tim para saber o custo de cada.

– Para entrar em contato com a operadora, ligue 1056 do celular.

*Os valores das tarifas para pré e pós-pagos se diferem. Os preços variam também de acordo com o país de destino.

**Consulte o site da sua operadora para saber o custo de cada.