19/04/2024

Evite sustos com a conta do celular quando for viajar


A palavra roaming, literalmente, significa “andança”. É esse o nome dado ao acordo entre operadoras nacionais e redes internacionais de telefonia móvel. O serviço de roaming internacional oferece ao cliente a oportunidade de fazer e receber chamadas fora do país no qual está registrado.

A estudante Larissa Aragão, 22, viajou para Nova York nas férias de 2011, mas não fez ligações do celular por “medo” das tarifas. “Agora vou viajar para Punta Cana (República Dominicana) e nem vou levar o celular, cheia de medo das cobranças”.

Como Larissa, muitos clientes evitam o uso do celular no Exterior por desconhecimento das tarifas. Além das taxas locais, o roaming cobra taxas do serviço da operadora parceira no Exterior e impostos do país de destino. Assim, o custo das ligações recebidas e feitas fora Brasil torna-se elevado.

Porém, cada operadora tem valores distintos e planos promocionais. Antes de viajar, o cliente deve consultar as vantagens e desvantagens do roaming. É obrigação das operadoras informar todas as condições de prestação do serviço e as formas de cobrança, conforme previsto no Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 477, de 7/08/2007.

Caso a prestadora não comunique corretamente acerca do serviço ou o consumidor constate que foi enganado na cobrança, deve-se procurar o Procon. “Nesses casos, atuamos como instância da administração pública para tomar medidas cabíveis, aplicando as sanções que a legislação prevê”, afirma João Ricardo Vieira, titular da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor de Fortaleza (Procon).

Segundo João Ricardo, é “exigível” que operadora deixe claro que todas as chamadas originadas em roaming internacional são tarifadas. Incluindo ligações para números gratuitos e as não completadas. As mensagens enviadas também cobram taxas extras. Essa tarifação ocorre porque as operadoras parceiras cobram, também, pela utilização da rede.

Para quem não consegue viver sem Internet, mesmo quando for ao Exterior, levar um smartphone é uma solução para independência e mobilidades, além de contar com GPS. Economize abusando de redes wi-fi públicas.

Dicas Importantes

1 Consulte todas as informações necessárias antes de viajar. Os sites das operadoras informam, detalhadamente, sobre as tarifas de cada país de destino.

2 Se a cobrança final não coincidir com a contratação do serviço, procure a operadora. Ela tem 30 dias para responder à solicitação.

3 Caso o problema não seja solucionado, dirija-se ao Procon. Para isso, é importante guardar todos os comprovantes, como a fatura e os números de protocolo, fornecidos pelos serviços de atendimento das operadoras.

4 É possível encontrar chip para uso temporário em viagens. A maioria é válida por 30 dias e possui valores mais em conta do que o serviço roaming. Basta procurar uma operadora telefônica no país de destino e consultar as opções.

5 No caso dos aparelhos smartphones, deve-se ter atenção redobrada.Mesmo desligados, os smartphones podem atualizar dados automaticamente e essa operação também será cobrada. Para não ser tarifado por estes serviços, é preciso desativar o sincronismo de dados no aparelho antes de viajar.

Como funciona o Roaming Internacional em cada operadora:

Oi

– O serviço de roaming internacional é disponível apenas para clientes pós-pagos (Oi Conta). Para ativá-lo, ligue para *144, do celular. 

– Em vários países, a Oi possui roaming com mais de uma operadora. Nestes casos, o cliente pode escolher a rede que preferir na hora da ativação.

– O preço das tarifas varia de acordo com o país de destino. No site da Oi, pode-se consultar cada valor. 

Claro

– Disponibiliza o serviço de roaming internacional para clientes pré e pós-pagos.

– O serviço de roaming é ativado automaticamente, mas o uso de dados pode estar bloqueado. Para desbloqueá-lo, ligue para *468, do celular.

– A Claro está com promoção para roaming. Até 3 de setembro de 2012, tanto as ligações quanto o acesso à internet custarão R$ 0,99 (minuto/MB). A oferta é válida para todos os continentes.

Vivo

– O serviço de roaming Internacional é disponível para pré e pós-pagos. Para ativá-lo, ligue do seu Vivo para *8486, do celular.

– Antes de viajar, ative a notificação de saldo automático pelo *455.

– O cliente deve ter um saldo mínimo de R$ 5 para utilização do roaming.

TIM

– A ativação do roaming Internacional é automática para os clientes pós-pagos mediante o pagamento da primeira fatura.

– Os valores das tarifas para pré e pós-pagos se diferem. Os preços variam também de acordo com o país de destino. Consulte o site da Tim para saber o custo de cada.

– Para entrar em contato com a operadora, ligue 1056 do celular.

*Os valores das tarifas para pré e pós-pagos se diferem. Os preços variam também de acordo com o país de destino.

**Consulte o site da sua operadora para saber o custo de cada.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários