18/12/2025
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Utilize este cupom e ganhe uma recarga de R$ 10 para TIM

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Nova promoção do Recarga Pay garante uma recarga de R$ 10 para número TIM.


O aplicativo RecargaPay está dando R$ 10 grátis na primeira recarga TIM realizada pelos usuários. Válido tanto para usuários antigos quanto para novos cadastrados no app o valor também pode ser utilizado para abater uma recarga de maior valor.


Para aproveitar do benefício basta baixar o aplicativo Recarga Pay, disponível tanto para Android quanto para iOS, cadastrar o cartão de crédito e prosseguir com a recarga que será feita. Para aplicar o desconto basta utilizar o cupom PROMO10TIM.


Testamos a o cupom realmente está ativo. Na imagem abaixo você pode conferir que uma recarga de R$ 20 teve desconto de R$ 10 após o cupom ser inserido. 
Por incrível que pareça o mesmo código também é válido para aplicar desconto em recargas para outras operadoras. Na imagem abaixo vemos que funcionou com uma recarga para a Vivo.
VIU ISSO?


Vale lembrar que assim como de praxe as promoções do Recarga Pay permanecem ativas por tempo limitado, então se você é cliente TIM e quer aproveitar do desconto oferecido pelo cupom não perca tempo. 

Confira as novas obrigações do Plano de metas da telefonia fixa

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Dentre as metas está a substituição de telefones públicos (orelhões) por antenas 4G.


Aprovado no fim do ano passado pelo ex-presidente Michel Temer o novo Plano Geral de Metas de Universalização, está em vigor desde 20/12. Com isso, as instalações de orelhões passam a ser mediante solicitação, nas localidades ainda sem acesso, o prazo para instalação do orelhão passa a ser de até 120 dias. 


A proposta da Agência Nacional de Telecomunicações para o Plano Geral de Metas de Universalização IV (PGMU) contou com consultas e audiências públicas, o que possibilitou ampla participação social no processo. 

Substituição de orelhões por antenas 4G
A principal alteração é a substituição das metas de telefones públicos (orelhões) pela instalação de antenas compatíveis com a tecnologia 4G em localidades não sede de município onde esta tecnologia ainda não esteja disponível. As constatações do contínuo desuso dos telefones públicos e da crescente demanda pela ampliação da cobertura do serviço móvel motivaram essa substituição.    
Fim da obrigação de manter orelhão a cada 300 metros

Com o novo PGMU ocorre o fim da obrigação de a concessionária instalar e manter um orelhão a cada 300 metros (distância)  e quatro orelhões para cada 1.000 habitantes (densidade). Agora, nas localidades com mais de 300 habitantes, as concessionárias de telefonia fixa na modalidade local devem, mediante solicitação, implantar acessos individuais no prazo de até 120 dias. 

Orelhão adaptado à pessoa com deficiência

Nas localidades com mais de 100 habitantes, mediante solicitação, a concessionária deve ativar e manter orelhão adaptado à pessoa com deficiência e orelhão em local disponível ao público 24h por dia. Para garantir atendimento em locais onde o orelhão seja a única alternativa de acesso aos serviços de telecomunicações, foi estabelecida a obrigação de manutenção desses aparelhos em localidades com até 300 habitantes. 
Orelhões que atendam estabelecimentos de ensino, saúde e segurança pública
As concessionárias do STFC, nas localidades com mais de 300 habitantes, devem ativar e manter orelhões para atender os estabelecimentos de ensino regular, de saúde, e de segurança pública; bibliotecas e museus públicos; órgãos dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e do Ministério Público; órgãos de defesa do consumidor; terminais rodoviários, aeródromos e áreas comerciais de significativa circulação de pessoas. A concessionária tem um prazo máximo de sete dias para atendimento, contado da data de solicitação. 
O PGMU excluiu a obrigação de as concessionarias instalarem e manterem um Posto de Serviço Multifacilidades em área rural (PSM). O saldo da exclusão dessa obrigação será convertido em obrigações de universalização. A Anatel irá elaborar e apresentar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) um plano para utilização desse saldo. 
Sistema de acesso fixo sem fio para a prestação da telefonia fixa

O novo PGMU incluiu a obrigação de implantação de um  sistema de acesso fixo sem fio para a prestação da telefonia fixa, que consiste na instalação de estações rádio base (ERB) pelas concessionárias em 1.386 localidades (listadas no anexo IV do Decreto), com tecnologia de quarta geração (4G) ou superior, de acordo com o seguinte cronograma: 

I – no mínimo, 10% das localidades até 31 de dezembro de 2019;

II – no mínimo, 25% das localidades até 31 de dezembro de 2020;

III – no mínimo, 45% das localidades até 31 de dezembro de 2021;

IV – no mínimo, 70% das localidades até 31 de dezembro de 2022; e


Orelhões em área rural 

As concessionárias da telefonia fixa deverão assegurar que sejam atendidos com orelhão, instalado em local acessível ao público 24 horas por dia, mediante solicitação, os seguintes locais situados em área rural: 
  • Escolas públicas;
  • Estabelecimentos de saúde;
  • Comunidades remanescentes de quilombos ou quilombolas, devidamente certificadas pelo Incra;
  • Populações tradicionais e extrativistas fixadas nas unidades de conservação de uso sustentável geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade;
  • Assentamentos de trabalhadores rurais;
  • Aldeias indígenas;
  • Organizações militares das forças armadas;
  • Postos do departamento de polícia rodoviária federal do ministério da segurança pública;
  • Aeródromos públicos;
  • Postos revendedores de combustíveis automotivos;
  • Cooperativas e associações,
  • Postos de fiscalização da Receita federal e estadual; e
  • Estabelecimentos de segurança pública.

Anatel autoriza que mais duas MVNOs operem no Brasil

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As duas novas operadoras móveis virtuais irão utilizar a capacidade de rede da Telefônica/Vivo.


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou que mais duas MVNOs – operadoras móveis virtuais –  operem no Brasil. Trata-se da  Telecall e Digaa Telecom. Ambas irão compartilhar suas capacidades de redes com a da Telefônica/Vivo. Em julho do ano passado a Anatel também autorizou que uma nova MVNO entrasse em operação, a J. Safra Telecomunicações, que utiliza a capacidade de rede da Claro.


Caso você não esteja associando o termo com a aplicação prática, MVNO (Mobile Virtual Network Operator) é o modelo de negócio adotado no Brasil, por exemplo, pela Veek e Correios Celular. As MVNOs podem operar no Brasil desde novembro de 2010. Ao redor do mundo mais de 1300 MVNOs estão ativas.


Graças a esse modelo uma operadora pode operar de forma que sua capacidade seja terceirizada, utilizando o know-how de uma tele convencional. A Veek, assim como os Correios Celular, utilizam a capacidade de rede da TIM.

VIU ISSO?


No caso da Telecall e da Digiaa Telecom elas utilizarão o modelo de MVNO para expandir suas capacidades de operação, já que ambas contam com rede própria. 

Quatro operadoras participarão do leilão 5G na Alemanha

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Em meio a definição do leilão está a polêmica em relação aos fornecedores de equipamentos para a construção da rede.


Segundo a Reuters que confirmou a informação com a agência de telecomunicações alemã (BNetzA), quatro operadoras irão participar do leilão 5G na Alemanha: Deutsche Telekom, Vodafone, Telefonica e a United Internet.

O prazo para registro para a licitação se encerrou no dia 15 de janeiro. A operadora FreeNet não participará do leilão 5G devido ao alto investimento necessário para a construção da rede. 


Em relação as fornecedoras de equipamentos para a construção da rede a única confirmada é a chinesa ZTE. Seus equipamentos serão utilizados em parte da rede da United Internet. 

A chinesa Huawei, outra fabricante chinesa de peso, de acordo com informações do The Wall Street Journal, pode ser impedida de fornecer os equipamentos para as teles interessadas, já que a Alemanha poderia aderir ao coro dos países que estão banindo a Huawei por suspeitas de espionagem do governo chinês.

VIU ISSO?


De acordo com um relatório divulgado pela Deutsche Telekom, uma das operadoras que irão participar do leilão, caso a Alemanha realmente proíba o uso de equipamentos Huawei a infraestrutura de telecomunicações da Europa ficaria atrás da China e dos Estados Unidos, já que a Huawei é a maior fornecedora de equipamentos de telecomunicações da Europa. 

Sinais da Vivo e TIM foram os que mais sumiram do ar em 2018

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Quais foram as operadoras que mais falharam em 2018? Descubra a resposta em uma análise detalhada na estreia do quadro “Qual é?”, do Minha Operadora.



Os serviços prestados pelas operadoras Vivo e TIM foram os que mais registraram ocorrências de queda ou instabilidade de sinal durante o ano passado. É com esse assunto que inauguramos o quadro “Qual é?” (em algumas situações pode ser entendido como “Qual foi?”, “Quais são?” ou “Quais foram?”), que vai definir e expor a melhor ou pior empresa em diferentes assuntos, como a que tem a melhor cobertura, a melhor para se trabalhar ou a que tem a melhor promoção.

Quais foram as operadoras que mais falharam no ano de 2018?

De acordo com relatório produzido pelo site Minha Operadora com base nos dados do Downdetector, que monitora os serviços de centenas de empresas de telecomunicações pelo mundo, clientes da Vivo ficaram sem sinal por 51 vezes, enquanto os da TIM perderam a comunicação por 50 vezes ao longo de 2018.



A TIM empata com o número de quedas do WhatsApp, que enfrentou instabilidades no serviço por 50 vezes. Veja abaixo o número de ocorrências registrada por cada operadora.


A empresa Ookla, a mesma do Speedtest, é a responsável pela administração do serviço Downdetector. Eles explicam que utilizam o relato de usuários para registar que uma empresa está enfrentando problemas com o serviço prestado.

Cada notificação de um consumidor vai contando pontos, e quando o número de relatos excede a margem de tolerância da empresa, o sistema identifica que existe uma falha e a apresenta no painel.

O número de ocorrências de serviço intermitente da Vivo, da TIM e do WhatsApp provavelmente é maior do que o registrado e divulgado acima pelo Minha Operadora. Isso porque o Downdetector só guarda os últimos 50 alertas emitidos para cada empresa.

A Vivo aparece com 51 ocorrências pois, pouco depois de quando coletávamos os dados desta reportagem (26/12), a operadora registrou mais um aviso de falha pelo serviço, por isso pudemos adicionar um alerta adicional, sem a perda dos 50 registros que já havíamos captado da operadora.
Não existe diferenciação entre serviços, ou seja, não tem como a gente saber se foi o relato de usuários de internet móvel, de telefonia fixa ou de TV por assinatura que provocou o início de um alerta de queda ou instabilidade de sinal. Por isso, é natural que empresas convergentes, como Vivo, NET/Claro e Oi recebam um maior número de notificações.

Apesar disso, como é possível comprovar no gráfico acima, a Oi aparece com bem menos ocorrências do que as demais gigantes do setor.

O Minha Operadora também teve acesso as datas das ocorrências de cada companhia de telefonia e internet dentro do Brasil. Com base nesse arquivo, podemos perceber que o mês de março foi o pior para quatro das sete operadoras de telefonia analisadas: TIM (com 15 ocorrências do total), Vivo (com 13 ocorrências), Claro (com 7 ocorrências) e NET (com 6 ocorrências).

Confira a seguir a lista completa com data e horário que cada empresa de comunicação passou por problemas:
* Se você está no celular, as tabelas serão melhor visualizadas se você clicar na imagem, podendo assim utilizar o recurso de zoom.

Oi remarca data da assembleia geral

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Essa será a primeira assembleia após o aumento de capital de R$ 4 bilhões da Oi.

A operadora Oi que está comemorando o aumento de capital de R$ 4 bilhões, que poderá ser investido na expansão de seus serviços, remarcou a data da sua assembleia geral ordinária de acionistas. Inicialmente agendada para o dia 30 de abril o evento foi alterado para 26 de abril. 

Essa será a primeira assembleia após o aumento de capital. Em relação ao assunto tratado a informação ainda não foi revelada. A Oi irá divulgar essa informação posteriormente.

“Oi S.A. – Em Recuperação Judicial (“Oi” ou “Companhia”), nos termos do Ofício Circular/CVM/SEP nº 02/2018 e para fins de cumprimento do disposto no parágrafo 2º do artigo 21-L da Instrução CVM nº 481/09, informa a seus acionistas que a data da Assembleia Geral Ordinária da Companhia, originalmente prevista para o dia 30 de abril de 2019 (conforme Aviso aos Acionistas de 15/01/2019), foi alterada para o dia 26 de abril de 2019″, diz o comunicado.
VIU ISSO?
Mais informações sobre a referida assembleia serão divulgadas conforme os prazos da
legislação e regulamentação aplicáveis. 

Oi conclui aumento de capital de R$ 4 bilhões

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Valor será utilizado para a expansão dos serviços da operadora, como o suporte ao serviço de banda larga por fibra.


A operadora Oi deu um passo importantíssimo para o seu futuro e conclui uma etapa crucial do seu plano de recuperação judicial, homologado em janeiro do ano passado Juízo da 7ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro. A Oi anunciou que concluiu o aumento de capital, no valor de R$ 4 bilhões. 


O aumento de capital foi realizado por meio da emissão de 272.148.705 novas ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal, sob a forma de ‘American Depositary Shares‘ representativos de ações ordinárias, na forma prevista no plano.

Para o aumento de R$ 4 bilhões foram emitidas 3,22 bilhões de ações. Para pagar a comissão dos backtstoppers, investidores que haviam firmado o compromisso de realizar o aporte, a Oi emitiu outras 272 milhões de ações ordinárias, ao preço de R$ 1,24 cada. 
O valor levantado será utilizado para deixar a Oi mais competitiva no mercado, já que devido aos problemas financeiros fez com que a operadora não participasse de episódios recentes importantes, como o leilão realizado em 2014 para uso do espectro de 700 MHz. Essa frequência está sendo determinante para as melhorias do 4G no Brasil. 
A Oi continuará substituindo a tradicional banda larga por cobre para fibra, que além de entregar um melhor serviço, e, consequentemente, mais chances de fidelizar os clientes, permite que planos com até 200 Mega sejam entregues, bem acima do que as regiões ainda cabeadas por cobre podem oferecer. 

Atualmente a Oi conta com 1 milhão de residências com fibra. O objetivo é quadruplicar esse número até o fim de 2019. 

O processo de recuperação judicial da Oi exigiu e continuará exigindo um grande esforço dos que fazem parte da companhia. Essa escalada de uma empresa que estava a beira da falência, com R$ 64 bilhões de dívida, que hoje conclui essa etapa importante do seu plano de recuperação, tem como grande personagem o CEO, Eurico Teles, que enfrentou todo esse turbilhão, a quase bancarrota, a esquematização do plano de recuperação e agora o bem sucedido aumento de capital.


VIU ISSO?

Em declaração ao site Brazil Journal, o executivo, que mesmo com a posição de CEO ainda recebe salário de vice-presidente, paga o seu próprio almoço e usa o próprio carro para ir ao trabalho – medidas de contenção de custos, declarou o seguinte: “sempre tive uma sorte muito grande de encontrar pessoas que acreditam em mim, e isso fez toda a diferença.” “Não encontro ninguém aqui que não queira levantar essa companhia, e o meu maior orgulho é saber que, com todas as minhas limitações, eu trouxe essa equipe até aqui”, conclui Teles.

Vivo Giga Chip recebe nova campanha estrelada por Ivete Sangalo

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A campanha destaca as principais vantagens do serviço pré-pago da Vivo.


O serviço pré-pago da Vivo ganhou a segunda etapa da campanha “Giga Chip”. Assim como na primeira ação, lançada no ano passado, a estrela da campanha, a cantora Ivete Sangalo, aparece no vídeo publicitário, cantando a música Mal Acostumado, sucesso da banda Ara Ketu. 


O conceito mal-acostumado teve uma grande aceitação e engajamento entre as pessoas, virando até exemplo em conversas do dia-a-dia. Por isso, trouxemos novas histórias mostrando as vantagens do serviço de uma forma bem divertida e criativa, dando continuidade ao posicionamento do Giga Chip como a melhor opção do mercado, destacou a operadora em nota. 

A Vivo diz que um outro vídeo será lançado e que essas campanhas serão exibidas na TV aberta, em conjunto com outros materiais publicitários que irão aparecer a partir de fevereiro durante as transmissões de futebol da TV Globo.


VIU ISSO?

“Trouxemos novas situações do cotidiano das pessoas para esse novo momento da campanha, destacando ainda mais as funcionalidades do Giga Chip, e mantendo o tom bem-humorado que deu tão certo durante a primeira fase em 2018 – diz Rafael Pitanguy, VP de Criação da Y&R.

Confira abaixo o novo vídeo da campanha


O Giga Chip oferece as seguintes vantagens:
  • 1GB de Internet 4G+ e cliente Giga Chip recebe + 1GB para aproveitar em dobro
  • WhatsApp ilimitado para envio e recebimento de mensagens, fotos, áudios e vídeos
  • Ligações ilimitadas para celulares e fixos Vivo de todo o Brasil, usando o 15
  • SMS ilimitado para celulares Vivo
  • Receba e Envie internet
  • Serviço Digital: Vivo Bem
  • Vivo Bis
  • R$ 9,99 a cada 15 dias (no Giga Chip os primeiros 15 dias são grátis)

Quem diria: Vivo tem a menor tarifa pra ligar para outras operadoras

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Vivo é a mais resistente para adicionar ligações para outras operadoras nas promoções pré-pagas, mas tem um pacote de voz que é um grande diferencial.



Se você precisa de um celular só para realizar ligações e pagar o mínimo por isso, a Vivo pode ser a melhor opção. Sem precisar de cadastro em nenhuma promoção que esteja atrelada a um pacote de internet, a operadora fornece 30 minutos em chamadas para qualquer operadora do Brasil (usando o código 15), pagando R$ 1,99 por semana.

No final do mês (considerando um mês de quatro semanas), o cliente só vai ter gastado R$ 7,96, e teve direito a 120 minutos (2 horas) para falar. Isso representa uma tarifa de R$ 0,07 por minuto.



Apesar de não ser obrigatória a contratação de uma promoção de internet para utilizar o pacote, ele pode ser utilizado junto com qualquer outra oferta pré-paga da Vivo, como a Vivo Pré Turbo, conforme o regulamento.

Quem já é cliente Vivo pode comprar o pacote enviando uma mensagem de texto para o número 1515 com a palavra “FALE30”, pelo aplicativo Meu Vivo ou ligando para o menu de pacotes da Vivo (*9006). Depois de contratado, o pacote tem validade de sete dias e a renovação é automática.

Nós procuramos na concorrência outras opções de pacotes de minutos para qualquer operadora (local e DDD), sem atrelamento de dados, e encontramos apenas quatro, todos da Claro:

  1. Prezão da Claro – 10 minutos por R$ 1,39/dia que usar (média de R$ 0,14 por minuto);
  2. Pacote adicional de 30 minutos – R$ 1,99/semana (R$ 0,07 por minuto);
  3. Pacote adicional de 50 minutos – R$ 2,99/semana (R$ 0,06 por minuto);
  4. Pacote adicional de 70 minutos – R$ 3,99/semana (R$ 0,06 por minuto).
O novo Oi Livre possui uma oferta com 100 minutos em ligações para outras operadoras custando R$ 10 por mês. Mas ela também vem com 500MB de internet para gastar. A operadora também tem o Oi Livre por Dia, que cobra R$ 0,99 no dia que o cliente fizer ligações, mas os 300 minutos concedidos até o final do dia só valem para ligar para números da própria Oi. O cliente paga R$ 0,30/minuto pelas chamadas off-net.

Já a TIM oferecia uma promoção com chamadas TIM-TIM ilimitadas por R$ 9,99 por mês e outra com ligações ilimitadas para qualquer operadora nacional por R$ 29,99 mensais (saiba mais sobre essas ofertas), mas com a chegada da oferta TIM Pré Top essas opções exclusivas para o uso de voz foram descontinuadas.


* Os preços e benefícios explicitados aqui foram consultados com base na cidade de Recife e podem mudar de acordo com a região de cada cliente. Sempre confirme com a operadora as ofertas disponíveis para a sua região.

Pacote Voz Turbo 60

A Vivo tem uma segunda opção de pacote de minutos. O Voz Turbo 60 oferece ligações ilimitadas para telefones Vivo e 1 hora de ligações para linhas de outras operadoras durante 7 dias ao custo de R$ 8,99. Esse tem um custo benefício menor, pois o minuto das ligações para números de outras operadoras fica por R$ 0,15, apesar de as chamadas on-net não descontarem da franquia.

A adesão ao pacote Voz Turbo 60 pode ser feita enviando um torpedo SMS para 1515 com TURBO60, pelo aplicativo Meu Vivo ou ligando para o menu de pacotes da Vivo (*9006).

Nokia construirá rede da Open Fiber na Itália

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Nokia será a responsável por construir rede de fibra ótica da Open Fiber no interior da Itália com conexões de até 1 Gbps.

A Open Fiber atribuiu à Nokia o projeto para a construção de uma infra-estrutura de acesso de banda ultra banda larga que atende pequenos municípios e áreas rurais da Itália.

A Open Fiber dividiu a rede em quatro setores – A, B, C e D – conforme a densidade populacional.  A Nokia foi selecionada pela Open Fiber como um único provedor para a infraestrutura de acesso a clusters C e D.


A Nokia será responsável pelo projeto completo que inclui o fornecimento de produtos, serviços e softwares necessários para o projeto, construção, implantação e suporte da infraestrutura de rede ativa baseada na tecnologia Gpon e seus desenvolvimentos futuros.

A implementação da rede prevê que sejam alcançados conexões de até 1 Gbps, podendo ser melhorada no futuro. 

VIU ISSO?

“Escolhemos a Nokia como nosso parceiro para o fornecimento de serviços Gigabit em clusters C e D e para preparar o caminho para desenvolvimentos futuros e oportunidades oferecidas pelas tecnologias de banda ultralarga. 

A extensa experiência da Nokia em redes fixas nos permitirá construir uma rede eficiente que usa os produtos e tecnologias mais avançados, com as soluções da Nokia, poderemos oferecer serviços a 10 Gigabits por segundo (Gbps) e, no futuro, 40 Gbps na rede de acesso Também teremos a possibilidade de adotar o paradigma SDAN ( Software Defined Networking) que será capaz de aproveitar ao máximo o potencial de uma nova geração, altamente automatizada, rede de acesso programável e integrada com ambientes de nuvem “, declarou a Open Fiber em comunicado.