terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Sinais da Vivo e TIM foram os que mais sumiram do ar em 2018

Quais foram as operadoras que mais falharam em 2018? Descubra a resposta em uma análise detalhada na estreia do quadro "Qual é?", do Minha Operadora.


Os serviços prestados pelas operadoras Vivo e TIM foram os que mais registraram ocorrências de queda ou instabilidade de sinal durante o ano passado. É com esse assunto que inauguramos o quadro "Qual é?" (em algumas situações pode ser entendido como "Qual foi?", "Quais são?" ou "Quais foram?"), que vai definir e expor a melhor ou pior empresa em diferentes assuntos, como a que tem a melhor cobertura, a melhor para se trabalhar ou a que tem a melhor promoção.

Quais foram as operadoras que mais falharam no ano de 2018?

De acordo com relatório produzido pelo site Minha Operadora com base nos dados do Downdetector, que monitora os serviços de centenas de empresas de telecomunicações pelo mundo, clientes da Vivo ficaram sem sinal por 51 vezes, enquanto os da TIM perderam a comunicação por 50 vezes ao longo de 2018.




A TIM empata com o número de quedas do WhatsApp, que enfrentou instabilidades no serviço por 50 vezes. Veja abaixo o número de ocorrências registrada por cada operadora.


A empresa Ookla, a mesma do Speedtest, é a responsável pela administração do serviço Downdetector. Eles explicam que utilizam o relato de usuários para registar que uma empresa está enfrentando problemas com o serviço prestado.

Cada notificação de um consumidor vai contando pontos, e quando o número de relatos excede a margem de tolerância da empresa, o sistema identifica que existe uma falha e a apresenta no painel.

O número de ocorrências de serviço intermitente da Vivo, da TIM e do WhatsApp provavelmente é maior do que o registrado e divulgado acima pelo Minha Operadora. Isso porque o Downdetector só guarda os últimos 50 alertas emitidos para cada empresa.

A Vivo aparece com 51 ocorrências pois, pouco depois de quando coletávamos os dados desta reportagem (26/12), a operadora registrou mais um aviso de falha pelo serviço, por isso pudemos adicionar um alerta adicional, sem a perda dos 50 registros que já havíamos captado da operadora.
Não existe diferenciação entre serviços, ou seja, não tem como a gente saber se foi o relato de usuários de internet móvel, de telefonia fixa ou de TV por assinatura que provocou o início de um alerta de queda ou instabilidade de sinal. Por isso, é natural que empresas convergentes, como Vivo, NET/Claro e Oi recebam um maior número de notificações.

Apesar disso, como é possível comprovar no gráfico acima, a Oi aparece com bem menos ocorrências do que as demais gigantes do setor.

O Minha Operadora também teve acesso as datas das ocorrências de cada companhia de telefonia e internet dentro do Brasil. Com base nesse arquivo, podemos perceber que o mês de março foi o pior para quatro das sete operadoras de telefonia analisadas: TIM (com 15 ocorrências do total), Vivo (com 13 ocorrências), Claro (com 7 ocorrências) e NET (com 6 ocorrências).

Confira a seguir a lista completa com data e horário que cada empresa de comunicação passou por problemas:
* Se você está no celular, as tabelas serão melhor visualizadas se você clicar na imagem, podendo assim utilizar o recurso de zoom.




7 comentários:

  1. Estes números fazem todo sentido. Na região de Itabira e Santa Maria de Itabira/MG foram muitos e muitos relatos do pessoal de quedas de sinal da TIM e da Vivo.

    Nunca encontrei Claro e Oi sem serviço por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Aki em sp já tive várias vezes problema de lentidão com a Tim e até ponto de exclamação do lado do sinal no celular , isso sempre no centro de Osasco , ai liguei lá na Tim e falei que toda vez em horário de pico 6 horas da tarde acontecia isso , aí melhoram a rede , a vivo tbm quando eu coloquei meu chip no começo era lenta caia toda vez para o 3g aí , depois que eu mudei meu plano melhorou , eu , com o vivo easy , e o tim Beta eu usei a claro e gostava , aí cancelei e fui para Nextel tbm era boa , agora a Tim e a vivo eu tive problema , agora está melhor

    ResponderExcluir
  3. TIM consegue se superar no quesito dos sistemas irradiantes que são péssimos. Não dá pra saber se há forte interferência nas frequências, realimentação na transmissão, baixa qualidade generalizada dos equipamentos, gambiarras, baixa capacidade das E.R.B's, potência limitada, enfim nota - se que é operadora estilo popularzão que não preza pela qualidade em grande parte do país...

    ResponderExcluir
  4. Eu fui enganada pela tim.tive que pagar uma muito por um roaming.Mudei de operadora e não recomendo a TIM pra ninguém.Se eu não pagasse meu iam sujar o meu nome.Nao tem pra quem reclamar.absurdo.atrassados.

    ResponderExcluir
  5. Aqui no interior de Minas, a vivo foi a que mais falhou no ano passado... foram incontáveis vezes que fiquei sem o sinal dela. agora que eu fui para a Claro, tá tudo bem melhor (além do plano ser mais barato, o 4G e bem mais rapixo)... Creio eu que nestes termos de instabilidade, a TIM e a Vivo saosaoas piores mesmo... já a Oi, eea operadora que se mostra mais falha na coberyira. No interior, além de ser tudo 2G, sao poucas as cidades que possuem cobertura!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Minha Operadora pelo Quadro!!!! Que venham os próximos.

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.