27/04/2024

Elon Musk quer testar internet via satélite em comunidade de Savoyzinho

Ação é uma parceria da Starlink com a ONG Luta Pela Paz, onde pretende conectar 40 alunos de um centro estudantil na comunidade de São Paulo.

Nesta segunda-feira, 22, o empresário Elon Musk enviou um documento para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando a permissão para realizar um teste de equipamentos na comunidade de Savoyzinho, em São Paulo (SP). O empresário gostaria de conectar cerca de 40 alunos de um centro estudantil da comunidade a uma rede de “de baixa latência e alta velocidade”.

A ação é uma parceria da Starlink com a ONG Internacional Luta Pela Paz, que além de focar na conexão com satélites da empresa, também será utilizada para observar o funcionamento de equipamentos de terminal, como antena e roteador wi-fi, os quais já foram homologados pela Anatel recentemente. A ONG irá receber uma caixa com uma antena e seu suporte, que será conectada por cabos a um roteador wi-fi e a uma fonte de energia.

Ainda de acordo com a empresa, o teste terá conexão em tempo real a uma fonte de alimentação na antena da Starlink. Assim, ela imediatamente procura o sinal dos satélites que oferecem a cobertura de internet no local, por meio da constelação de equipamentos em órbita.

LEIA TAMBÉM:

–> Ministro das Comunicações se reúne com Elon Musk e conversam sobre internet Starlink no Brasil

–> Elon Musk quer investir na rede 5G no Brasil, afirma ministro

–> Elon Musk pretende instalar banda larga em aviões

Esse processo deve durar cerca de 15 minutos, e ao encontrar o sinal, a antena se inclina e fixa em uma posição. Além disso, a companhia recomenda que para maximizar a potência do sinal, é necessário não ter nenhum objeto que interfira na conexão entre a antena e os satélites, sendo importante aguardar ter um clima mais favorável para realizar o teste.

A solicitação aconteceu após poucos dias que o empresário se reuniu com o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Encontro esse que teve como foco, o uso da internet via satélite em escolas de localidades rurais no Brasil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários