26/04/2024

Setor de telecom se manifesta sobre a proposta da reforma tributária

Empresas criticam a subida de impostos e o aumento da burocracia.

Setor de Telecom se manifesta sobre a proposta da reforma tributária

A Conexis Brasil Digital – entidade que congrega as operadoras de telecomunicações – e outras 119 entidades enviaram uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pedindo uma maior discussão em torno da nova proposta da Reforma Tributária do Governo Federal.

As empresas pedem uma ampla discussão sobre o tema, com a proposta sendo avaliada com cuidado.

“Não é recomendável que uma proposta tão complexa, extensa e impactante como a Reforma do Imposto de Renda apresentada no PL 2337/2021, tramite apressadamente, sob o risco de serem cometidos graves erros, de difícil reparação futura”, afirmou a carta.

As entidades lembraram que o setor de telecomunicações pagou R$ 60,6 bilhões de tributos no ano passado, o que representa 42% da receita líquida das empresas.

Com a nova proposta, as entidades alertam que esse percentual aumentará para quase 50%, somando os impostos e recolhimentos de fundos setoriais.

O documento afirma que a proposta de mudança no Imposto de Renda também desestimula os investimentos das empresas no setor de telecomunicações, o que pode dificultar a retomada do crescimento econômico.

“É inaceitável que, sob a intenção de melhorias no sistema tributário, se promova uma reforma que onere ainda mais quem investe em atividades econômicas, puna de forma desequilibrada os profissionais liberais, desorganize as estruturas empresariais e afugenta o capital financeiro”, afirmam as entidades.

Em recente análise feita pelo banco BTG Pactual, a nova proposta pode impactar diretamente empresas como a Vivo (VIVT3) e TIM (TIMS3).

Segundo a projeção, as duas empresas podem perder cerca de 9% de lucros nos próximos dois anos.

Além do aumento dos impostos, as empresas alegam que a proposta aumenta a burocracia e a complexidade do sistema tributário.

A Conexis Brasil Digital não divulgou a carta enviada ao Congresso na íntegra.

Com informações de Conexis Brasil Digital.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários