30/04/2024

Divulgado novo ranking de velocidade da internet móvel no Brasil

Saiba quais operadoras são destaque no levantamento.

A empresa de medições OpenSignal acaba de divulgar o novo ranking da internet móvel brasileira. Enquanto a TIM é destaque em disponibilidade, a Claro lidera na velocidade.

Segundo o levantamento, a rede 4G da TIM estava disponível em 88,2% do tempo durante as medições, enquanto a Vivo e a Claro estava em torno de 80%. Já a Oi registrou a marca de 70%. O relatório indicou que as pontuações da TIM, Vivo e Oi melhoraram entre 2 e 2,5 pontos percentuais em sua disponibilidade, enquanto a Claro cresceu 1,3 pontos.

No quesito velocidade, a Claro conquistou a liderança na experiência de download e upload. Nos testes realizados foram medidas velocidades médias de download de 23,4 Mbps, cerca de 50,1% mais rápidas que as observadas pela segunda colocada, a Vivo (15,6 Mpbs). Em seguida, aparecem a TIM (13,9 Mbps) e a Oi (10,2 Mpbs).

No upload, a Claro atingiu média de 8,0 Mbps. Após, estão a Vivo (5,7 Mbps), a TIM (5,6 Mbps) e a Oi (4,0 Mbps).

No levantamento, também é destacado que os usuários da Claro e TIM desfrutam de uma boa experiência de vídeo, com carregamentos rápidos e travamentos ocasionais. Nos últimos seis meses, as duas operadoras passaram da classificação “Bom” para “Muito Bom”. Enquanto isso, a Oi e Vivo se classificaram como “Bom”.

Na experiência de uso em aplicativos de voz, a Claro novamente está na liderança, considerada “Boa”, seguida da TIM e Vivo na posição “Aceitável” e da Oi classificada como “Fraca”.

VIU ISSO?

–> 4G no Brasil precisa melhorar nas áreas rurais, aponta OpenSignal

–> 5G promete ser 2,7 vezes mais rápido que o 4G

–> Brasil vence Estados Unidos na qualidade de vídeo 4G

É na experiência de jogos que as operadoras brasileiras pecam. Apesar da claro ter atingido a pontuação 70,0 (de 100), ela foi classificada como “Justa”. TIM (59,9), Vivo (49,1) e Oi (42,1), foram consideradas como “Fraca”.

O relatório lembrou que o Brasil está à beira da revolução 5G, com três em cada quatro operadoras (Claro, Vivo e TIM) lançando redes comerciais de nova geração neste trimestre.

Entretanto, todo o potencial da rede de quinta geração ainda depende do leilão de frequências, que deve ocorrer apenas em 2021.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários