29/04/2024

Conheça o Laboratório 5G da TIM no Nordeste

Rede experimental da nova conexão móvel vai desenvolver soluções aplicadas nas áreas de software e automação.

Ilustração. Homem utilizando realidade virtual
Ilustração. Imagem: Hammer & Tusk (Unsplash)

A Universidade Federal de Campina Grande acaba de ganhar seu primeiro Laboratório 5G. Por trás da iniciativa, está a operadora TIM, em parceria com o VIRTUS (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) e a Nokia.

Na prática, o projeto conta com a rede própria da operadora, que tem licença da Anatel. A ideia é focar na criação de soluções e inovações tecnológicas nos projetos de pesquisa que envolvam software e automação.

A cidade de Campina Grande é a terceira com um laboratório da tecnologia e primeira do Nordeste a ter uma área específica para exploração da conectividade de quinta geração.

“Com a ativação do terceiro projeto TIM 5G Living Lab, a operadora reitera seu compromisso com o Brasil para o desenvolvimento de aplicações, produtos e serviços de forma a promover desde já a tecnologia e novos modelos de negócios que melhorem a vida das pessoas e impulsionem o desenvolvimento do país frente ao cenário internacional”, afirma Janilson Bezerra, Head de Innovation & Business Development da TIM Brasil.

Muito além de aguardar pela oferta de soluções voltadas para o 5G, a TIM promove um verdadeiro engajamento das empresas de tecnologia, fundações e instituições de pesquisas para fomentar o desenvolvimento.

Para a formação de novos profissionais de tecnologia, por exemplo, ações como essa terão importância já que tecnologias específicas como o Mobile Edge Computing (MEC) serão imprescindíveis na viabilização de altas taxas de transmissão de dados e baixa latência.

Se a competência for trabalhada já no ambiente universitário, será um importante passo na formação de profissionais capacitados e preparados para o futuro do mercado.

Na Universidade Federal de Campina Grande, o VIRTUS desenvolve parcerias há mais de 15 anos a fim de trabalhar em novas opções de futuro. A atuação no momento é com computação de borda de Internet das Coisas.

VIU ISSO?
5G poderá substituir banda larga fixa residencial
TIM terá experimentação 5G em 10 lojas
5G não ameaça a TV aberta via satélite, segundo a TIM

“A tecnologia 5G trará casos de uso inovadores tanto em aplicações para indústrias quanto para consumidores finais. Ao aliar ultrabaixa latência, velocidade e alta capacidade, o 5G possibilitará uma série de benefícios para diferentes mercados respondendo a desafios de produtividade, segurança e disponibilidade de rede. A parceria TIM, Núcleo Virtus e Nokia vem para liderar essa implementação no Nordeste e reforçar o compromisso das empresas na rápida adoção desta tecnologia”, comenta Wilson Cardoso, Chief Solutions Officer da Nokia para a América Latina.

Drone
Ilustração. Imagem: Aaron Burden (Unsplash)

No espaço, há ainda demonstrações exclusivas para o público. São elas:

Construção Civil:

Para mostrar a revolução que o 5G pode fazer no setor, uma retroescavadeira conectada à rede será mostrada com todos os comandos feitos via tablet. A máquina tem um desempenho remoto, telecomandado e autônomo.

Saúde:

Fisioterapia em realidade virtual? Sim. Uma aplicação desenvolvida em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) será mostrada na prática, com exercícios personalizados e uma atividade ainda mais motivadora.

Educação:

Aqui, em parceria com o VIRTUS, a tecnologia MEC (Multi-Access Edge Computing) entra em ação para compartilhar conteúdo multimídia em grande volume no auxílio ao ensino.

“A implantação do 5G Living Lab aqui em Campina Grande destaca novamente o pioneirismo da UFCG no desenvolvimento tecnológico regional. Com toda a experiência adquirida em projetos de PD&I no VIRTUS com diferentes parceiros da indústria, esperamos que esse novo lab se torne um vetor de soluções inovadoras, além de potencializar o desenvolvimento científico e tecnológico regional, com impacto nacional e internacional”, diz Danilo F. S. Santos, Presidente do Conselho Deliberativo do VIRTUS/UFCG.

Indústria:

Inspeções e levantamentos remotos via drone serão apresentados, com transmissão em tempo real e imagens 4K por meio de uma parceria com a Neo Vision. Uma tecnologia capaz de grande contribuição para situações de emergência no setor industrial e de Meio Ambiente. Informações precisas e ágeis para quando a resposta precisa ser rápida.

Tecnologia de inteligência artificial
Ilustração. Imagem: BENCE BOROS (Unsplash)

Casa Conectada:

A rede de acesso fixo sem fio será mostrada, com toda a ampliação de cobertura e diversas facilidades que a tecnologia pode promover no ambiente doméstico. Uma parceria com a Nokia e Microsoft.

Agronegócio:

A Logicalis entrará em ação para mostrar como a rede 5G pode aumentar produção e competitividade no segmento. Soluções de detecção de pragas via vídeo analytics e a aplicação da Internet das Coisas no campo serão exemplificadas. Via assessoria de imprensa da TIM

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários