27/04/2024

Colômbia se inspira no Brasil para implantação de rede 5G no país

Em evento dedicado as telecomunicações, representante da Colômbia se reuniu com representante do Brasil para falar sobre 5G.

No dia 31 de maio, durante o Congresso Latino-americano de Transformação Digital (CLDT) e o evento Mobile 360 Latin America, que estão ocorrendo na Cidade do México, México, o conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Alexandre Freire, se reuniu com o ministro de Tecnologias da Informação e das Comunicações (MinTIC) da Colômbia, Maurício Lizcano.

Brasil Colombia
Alexandre Freire e Maurício Lizcano.

O objetivo dessa reunião bilateral foi discutir questões relacionadas à conectividade nos dois países sul-americanos. O ponto central da discussão foi a preparação em andamento na Colômbia para a realização do leilão das faixas de frequências necessárias para a implantação da tecnologia 5G. Inspirada pelo sucesso do modelo adotado pelo Brasil nesse processo, a Colômbia busca obter um maior conhecimento sobre a estruturação do edital, incluindo aspectos de precificação e estratégia.

No contexto da cooperação entre países sul-americanos, o diálogo progrediu no sentido de prever futuros encontros entre gestores e técnicos, visando aprofundar a colaboração e compartilhar melhores práticas nessa área.

O conselheiro Alexandre Freire expressa sua opinião sobre a importância dos momentos estratégicos na definição do futuro dos países, usando como exemplo as licitações das faixas para o 5G. Ele afirma que esses momentos devem ser vistos como oportunidades para buscar soluções conjuntas, fortalecer a cooperação entre os países da América do Sul e obter resultados mais eficientes para toda a região.

“Momentos estratégicos para a definição do futuro dos países, como vêm se mostrando as licitações das faixas para o 5G, devem ser encarados como oportunidades de busca de soluções conjuntas, com fortalecimento hemisférico e resultados mais eficientes para toda a América do Sul”.

Além disso, o conselheiro destaca a postura constante do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em favor do aprofundamento dos laços com os países latino-americanos por meio de ações concretas. Por esse motivo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está disponível para dar continuidade ao diálogo e à cooperação com os demais países.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários