22/04/2024

TIM lança 5G em São Paulo cobrindo 90% da população

De acordo com a operadora, houve uma atualização para o 5G de 1.000 das suas 1.050 antenas que já estavam instaladas e rodando no 4G.

Assim como a Vivo e a Claro, a TIM anunciou o lançamento do 5G em São Paulo nesta quinta-feira (04). No entanto, durante coletiva de imprensa, o presidente da TIM, Alberto Griselli, afirmou que logo de início, a operadora irá atender 90% da população, disponibilizando cobertura em todos os bairros da capital paulista.

Para isso, a operadora preparou uma cobertura avançada logo nesse começo, onde atualizou para o 5G 1 mil de suas 1.050 antenas que já estão instaladas e rodando o 4G. Dessa forma, esses equipamentos de telefonia já permitirá a ativação do 5G no espectro de 3,5 GHz, prometendo velocidade de tráfego de dados cerca de 10 vezes maior do que a do a geração anterior de internet móvel.

“Isso significa que 90% da população de São Paulo terá acesso imediato ao 5G de verdade”, afirmou o presidente da TIM, Alberto Griselli, em entrevista coletiva.

O executivo destacou que a TIM está indo além da obrigação exigida no Edital, cuja obrigação é uma antena a cada 100 mil habitantes no início da operação, o equivalente a 154 antenas por operadora no caso da capital paulista.

Atualmente, a operadora conta com 850 antenas em São Paulo com capacidade para operar o 5G, sendo que o número de 1.000 que já foram atualizadas serão ativadas ainda neste mês, enquanto as restantes ocorrerão nos próximos meses.

Griselli explica que o objetivo de antecipar a conectividade é oferecer uma experiência melhor para os consumidores. “Com a cobertura em toda a cidade, faz mais sentido (para os consumidores) migrar para um aparelho 5G”, disse. Ou seja, um esforço para que novos consumidores sejam atraídos para a aquisição de aparelhos compatíveis com rede, assim como para a contratação de planos com maior tráfego de dados.

Durante a coletiva, o executivo também informou que com a cobertura de 100% dos bairros paulistas, a operadora deixará de investir no 4G.

De acordo com a operadora, cerca de 4% da base de aparelhos da TIM já é compatível com a tecnologia. Ou seja, 2,4 milhões de usuários. No portfólio de aparelhos à venda, 70% já fazem parte da nova geração de internet.

Conforme explica a TIM, os clientes pós-pago poderão ‘turbinar’ seu pacote com os planos mais 50 GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em jogos. A adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento garantirá gratuidade por 12 meses. Depois desse período, será necessário um valor adicional de R$ 20 mensais para acessar a rede.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários