16/04/2024

Claro lança rede 5G em 52 bairros de São Paulo; confira

Operadora afirma está com sua estrutura pronta e aguarda apenas a liberação do Gaispi e da Anatel para ativar a tecnologia na capital.

Nesta quinta-feira (4), a Claro irá lançar a era 5G+ em São Paulo assim que o Gaspi, grupo responsável pela limpeza de espectro, e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberarem o uso da faixa de frequência 3,5 GHz. A empresa afirma que já está com sua estrutura pronta aguardando o sinal dos órgãos.

De acordo com a Claro, o seu 5G utiliza frequência dedicada, sendo que na capital paulista será usada as faixas de 3,5 GHz (Banda C) e 2,3 GHz, apontando que foi a maior compradora destas frequências no leilão do 5G.

Nesse primeiro momento, a operadora irá irradiar o sinal 5G para 52 bairros da cidade paulista, mas continuará expandindo gradativamente para outras áreas de São Paulo e do Brasil. Para verificar a área de cobertura da operadora, basta acessar o site, onde será possível encontrar um mapa com a marcha de sua cobertura.

Os bairros são: Água Branca, Bela Vista, Brooklin Novo, Brooklin Paulista, Butantã, Cerqueira César, Chácara Monte Alegre, Chácara Santo Antônio, Cidade Jardim, Cidade Mãe do Céu, Cidade Monções, Consolação, Higienópolis, Indianópolis, Itaim Bibi, Jardim América, Jardim Ampliação, Jardim Anália Franco, Jardim Caboré, Jardim das Acácias, Jardim dos Estados, Jardim Europa, Jardim Londrina, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Petrópolis, Moema, Morumbi, Paraíso, Paraíso do Morumbi, Paraisópolis, Parque São Jorge, Pinheiros, Planalto Paulista, Santa Cecília, Santo Amaro, Sumarezinho, Tatuapé, Vila Nova Conceição, Vila Andrade, Vila Carrão, Vila Clementino, Vila Cordeiro, Vila Gomes Cardim, Vila Invernada, Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Vila Olímpia, Vila Romana, Vila Suzana, Vila Tramontano e Vila Uberabinha.

“Estamos orgulhosos em habilitar de forma pioneira mais essa fase da evolução tecnológica no Brasil. É mais um passo em um universo vasto de possibilidades, muitas ainda nem pensadas. A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização; além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, avalia José Félix, presidente da Claro.

Para acessar a rede 5G+ da Claro, os clientes não precisarão contratar nenhum serviço extra, nem alterar o contrato atual, sendo necessário apenas estar na área de cobertura da tecnologia e ter um aparelho celular compatível com a rede. Além disso, não é necessário mudar de chip.

De acordo com a Claro, a expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários