13/07/2024

YouTube testa ‘notas’ de contexto; recurso existe na rede social ‘X’

Assim como o antigo Twitter, atual "X", o YouTube quer inserir notas para a comunidade nos conteúdos disponíveis na plataforma.

O YouTube, plataforma pertencente à Alphabet, anunciou que em breve permitirá que os usuários adicionem “notas” aos seus vídeos como parte de um novo recurso. Essas notas terão como objetivo fornecer contexto sobre os vídeos e inicialmente serão lançadas nos Estados Unidos.

A empresa planeja convidar um grupo seleto de usuários e criadores para participarem da fase inicial de teste e escreverem essas notas. O objetivo é garantir que o contexto fornecido seja relevante, oportuno e de fácil compreensão para os espectadores.

Dentro do novo recurso anunciado pelo YouTube, as “notas” têm a finalidade de fornecer esclarecimentos adicionais aos espectadores. Por exemplo, elas poderão indicar quando uma música reproduzida em um vídeo é uma paródia, informar sobre a disponibilidade de uma nova versão de um produto sendo analisado ou alertar os espectadores quando imagens antigas forem erroneamente apresentadas como eventos atuais.

Essas notas têm a intenção de oferecer um contexto mais preciso e relevante, ajudando os usuários a entenderem melhor o conteúdo que estão assistindo.

A rede social X possui um recurso denominado Notas da Comunidade, que se assemelha ao recurso mencionado anteriormente pelo YouTube. Esse recurso permite que colaboradores selecionados adicionem contexto às publicações feitas na plataforma.

Esses colaboradores têm a capacidade de incluir tags como “enganoso” e “fora de contexto” para auxiliar na identificação e classificação do conteúdo compartilhado. Essa funcionalidade visa fornecer aos usuários uma melhor compreensão das publicações, destacando informações relevantes e ajudando a evitar a disseminação de conteúdos enganosos ou descontextualizados.

O recurso de notas no YouTube será inicialmente lançado para usuários nos Estados Unidos e estará disponível em dispositivos móveis. Nessa fase inicial, avaliadores externos serão responsáveis por classificar a utilidade das notas, o que ajudará a aprimorar os sistemas de funcionamento. O YouTube pretende realizar esse período de teste antes de um possível lançamento mais amplo do recurso.

Os espectadores nos Estados Unidos poderão começar a visualizar as notas nos vídeos nas próximas semanas e meses, à medida que o recurso for implementado gradualmente na plataforma. Essas notas proporcionarão contexto adicional e informações relevantes para a compreensão dos vídeos pelos espectadores.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários