05/04/2024

QMC Telecom vai instalar antenas 5G em postes de iluminação de BH

Empresa vai usar os mais de 180 mil pontos de iluminação para ampliar e melhorar a cobertura das redes 4G e 5G na cidade mineira.

Nesta segunda-feira (22), a QMC Telecom, operadora de infraestrutura sem fio, anunciou que firmou uma parceria com a BH Iluminação Pública (BHIP). Com o acordo, a empresa terá acesso aos mais de 180 mil pontos de iluminação pública de Belo Horizonte.

Foto: Fred Magno/

O objetivo é ampliar e melhorar a cobertura das redes 4G e 5G na capital mineira através das street level solutions (SLS), cujo sistema leva antenas de baixa altura para mais perto dos usuários, o que melhora a cobertura e a capacidade das redes, especialmente do 5G que esta expansão no país. Para a BHIP, a expectativa é de que a concessionária municipal ganhe uma nova fonte de receita ao ceder os postes para a instalação dos equipamentos de telefonia celular.

Por meio de comunicado, a QMC Telecom diz que essa parceria é uma abordagem inovadora para a expansão das redes 5G no Brasil. “Ao aproveitar o potencial dos postes de iluminação pública como elementos de densificação de rede, estamos acelerando o crescimento do 5G, beneficiando nossas empresas e, o mais importante, contribuindo para levar uma melhor e mais rápida conectividade à população brasileira“, afirma o diretor de SLs da empresa, Luis Bernardes.

Segundo ele, acordos como o firmado pelo BHIP mostram que é possível usar os postes de forma rentável para todas as partes. Além disso, chama a atenção para o uso do mobiliário urbano existente como forma de acomodar uma variedade de equipamentos capazes de aprimorar a conectividade nas cidades.

A expectativa é que esse tipo de acordo seja expandido para outras concessionárias de iluminação pública no país. Os valores da parceria não foram revelados.

Equipar a cidade de Belo Horizonte é parte dos investimentos da companhia de telecomunicações, que anunciou no começo do ano um aporte de R$ 450 milhões para os próximos dois anos em sua operação no Brasil. O montante deve ser destinado à implementação de infraestruturas de redes sem fio e à instalação de redes 5G em espaços internos, como shopping centers.

Em 2023, a QMC Telecom investiu outros R$ 100 milhões que permitiram levar conectividade indoor a shoppings da Multiplan, além de equipamentos SLS em grandes avenidas da cidade de São Paulo (Berrini, Brasil e Paulista). Fundada em Porto Rico, a QMC também tem operações na Colômbia, México, Peru e Chile.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários