10/04/2024

5G e banda larga: Unifique buscará parcerias para expandir serviços

Diretor de mercado da empresa disse que a ideia é compartilhar investimento com os provedores interessados em oferecer serviço móvel.

Durante sua participação em evento ocorrido nesta terça-feira (09), Jair Francisco, diretor de mercado da Unifique, falou sobre o espectro comprado em consórcio com a Ligga Telecom para explorar o serviço móvel em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele também revelou que a operadora já está tendo resultados com o 5G na cidade catarinense.

Foto: Divulgação

Assim como a Ligga, a Unifique aposta nas parcerias e no uso secundário da faixa de 700 Mhz devolvida pela Winity. A empresa ainda está desenvolvendo uma estratégia, mas adianta que deve envolver a criação de operadoras móveis virtuais (MVNOs) para provedores de cidades em que não tem presença. “Nestes casos, o provedor teria condições de oferecer banda larga e telefonia móvel a seus clientes, com sua própria marca”, afirmou.

Francisco contou que a ideia é compartilhar investimento para a construção da rede 5G com os provedores interessados em oferecer serviço móvel. Ele explicou que se encontrar um provedor muito bom na cidade em que ainda não possui presença, o óbvio seria fazer uma parceria.

“Se eu chegar a uma cidade onde não tenho rede, mas tem um provedor muito bom, o que é mais racional? Fazer tudo, ou propor uma parceria? Então nossa ideia para fazer isso dar certo terá um modelo em que haveria compartilhamento da receita móvel”, afirmou no Fórum de Operadoras Inovadoras 2024, evento realizado pela Mobile Time em conjunto com Teletime, nesta terça-feira, 09.

Quando se trata da faixa de 700 MHz, o executivo questiona o que pode ser feito para que o espectro dê certo, destacando que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem trabalhado em resolver a questão. Para ele, “o fato é [se perguntar] quem está colocando a mão na massa, quem está trabalhando para fazer o processo funcionar, quem está precisando dessa frequência?”.

Francisco afirmou que a empresa tem o desejo de usar essa frequência, ganhar velocidade e levar essa conectividade nas áreas que realmente precisam.

5G impulsiona vendas

Ainda durante o evento, Jair Francisco revelou que houve um aumento no número de ativações mensais, de 60 para 150, após cinco meses desde o lançamento da operação piloto de rede 5G standalone da operadora regional na cidade de Garuva, em Santa Catarina.

As vendas de banda larga foram impulsionadas pelos planos combinando celular e internet fixa por fibra óptica. Houve um crescimento de 11 pontos percentuais desde novembro de 2023, subindo para 23%. Antes da construção da própria rede 5G, a Unifique tinha uma baixa participação no mercado na cidade, registrando 12% de ocupação.

De acordo com o diretor de mercado, a empresa fechou uma parceria com um provedor local para ofertar um combo para venda, já no primeiro mês, foram registradas 750 ativações. Isso mostra que as parcerias são o caminho certo para a Unifique avançar com serviço 5G.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários