05/04/2024

Vivo ativa o primeiro teste de 5,5G no Brasil

Operadora Vivo realizou o teste do sinal 5,5G durante evento promovido pela própria companhia no interior do estado de São Paulo.

Aexpanção do 5G está cada vez mais próximadda realidade? Durante sua convenção realizada na cidade de Campinas, no período compreendido entre os dias 10 e 17 de março, a Vivo, realizou um marco que considera importante ao ativar seu primeiro site de tecnologia 5.5G no país.

Este evento foi marcado por uma série de experimentos em caráter de teste. O que tornou essa implementação única foi o uso de uma largura de banda de 600MHz na faixa de 26GHz, também conhecida como ondas milimétricas, algo inédito no cenário das telecomunicações brasileiras.

A Vivo afirma que é a única operadora do Brasil a possuir essa frequência. Além disso, foram agregados 100MHz do espectro do 3.5GHz, totalizando assim 700MHz de banda disponível para transmissão de dados.

Essa combinação de larguras de banda foi complementada pela funcionalidade de dual conectividade, também conhecida como NRDC (Non-Standalone New Radio Dual Connectivity), uma tecnologia que permite que dispositivos se conectem a duas redes simultaneamente, aumentando assim a capacidade e a velocidade de transmissão.

Durante os testes realizados, foram alcançados picos de velocidade de download impressionantes, atingindo até 6.7Gbps, com uma média de 5.5Gbps. A operadoradora ainda destaca que até o momento, é a maior velocidade registrada em um site em rede ativa pela Vivo.

Segundo a companhia, o 5.5G ampliará, ainda mais, o potencial para criar novas receitas e oportunidades. Em conjunto com a inteligência artificial (IA) e a computação em nuvem, a nova tecnologia poderá oferecer novos produtos e serviços baseado em redes de alta qualidade.

Por fim, operadora destaca que o uso dessa nova rede, além de desenvolver o mercado de entretenimento, pretende abranger projetos de cidades inteligentes, FWA de alta capacidade, veículos e estádios. Além de variadas aplicações no mercado B2B, novos serviços baseados na tecnologia RedCap (CPE 5G com capacidade reduzida) e Internet das Coisas (IoT) passiva.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários