05/04/2024

Créditos por um ano: Projeto de Lei prevê mudanças no plano pré-pago

Projeto de Lei prevê diversas mudanças que prometem melhorias para o consumidor que utiliza o plano pré-pago.

Créditos que valem por um ano? É isso que estabelece o Projeto de Lei 453/24, em análise na Câmara dos Deputados sobre o plano de celular pré-pago. Além disso, as empresas de telecomunicações serão obrigadas a informar de maneira clara a validade dos créditos e a enviar avisos prévios sobre seu vencimento.

Esse projeto também prevê que os consumidores poderão utilizar os créditos após o vencimento mediante o pagamento de uma taxa de reativação, limitada a 10% do valor dos créditos. Se o consumidor solicitar o cancelamento do serviço, a empresa deverá reembolsar os créditos não utilizados antes do vencimento.

O deputado João Daniel (PT-SE), autor do Projeto de Lei 453/24, enfatiza que a extensão da validade dos créditos para um ano pode acarretar diversas consequências sociais positivas.

Para ele, em primeiro lugar, essa medida pode contribuir para aumentar a acessibilidade aos serviços de telecomunicações, possibilitando que um maior número de pessoas mantenha a conectividade mesmo se não puderem recarregar seus créditos com frequência.

O deputado ainda afirma que isso é especialmente relevante em regiões ou contextos onde o acesso regular aos serviços de recarga pode ser limitado, garantindo assim uma maior inclusão digital e facilitando o acesso à comunicação e informações importantes. Ele ainda completa dizendo:

“Segundo, pode reduzir a pressão financeira sobre os consumidores, especialmente aqueles com renda limitada. Terceiro, pode promover a equidade, garantindo que todos tenham acesso aos serviços de telecomunicações, independentemente de sua situação financeira”.

Mas como funciona a regulação atualmente sobre o plano pré-pago?

De acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos planos pré-pagos, as empresas prestadoras de serviços são obrigadas a oferecer créditos com validade mínima de 30 dias.

Além disso, devem garantir aos consumidores a opção de adquirir créditos com prazos de validade de pelo menos 90 ou 180 dias.

É também um requisito que os consumidores sejam informados quando seus créditos estiverem próximos de se esgotarem, garantindo assim uma maior transparência e controle sobre o uso dos serviços de telecomunicações.

O Projeto de Lei 453/24 passará por avaliação nas comissões de Defesa do Consumidor, de Ciência, Tecnologia e Inovação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, de forma a ser deliberado de maneira conclusiva.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários