21/03/2024

TIM alcança recorde de velocidade em teste de 5G Standalone no Brasil

Experimentos foram realizados em parceria com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.

A TIM acaba de alcançar um recorde ao registrar uma velocidade de transferência de dados de 5,4 Gbps, considerada 100 vezes maior do que o 4.5G e 100 vezes acima da tecnologia 5G DSS. Nos mesmos testes foi alcançada uma latência (tempo de resposta) de 5 milissegundos, que representa 1/4 do valor registrado hoje no 4G.

tim-brasil-vagas-de-emprego-brasil
Foto: Reprodução Internet

O resultado, alcançado em parceria com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., comprova a decisão acertada da operadora em adquirir as faixas de 3,5GHz e de 26GHz no leilão da Anatel para proporcionar a melhor experiência 5G do mercado para seus clientes. O “5G de verdade” está previsto, de acordo com cronograma da Agência regulatória, a partir de Julho deste ano nas capitais e demais praças até 2029.


A TIM adquiriu 600MHz na faixa de 26GHz. Entretanto, no ambiente de laboratório chegou a ser utilizada uma largura de banda de 800MHz. Os testes comprovaram que velocidades de até 3.9 Gbps podem ser alcançadas utilizando todo o espectro adquirido.


Os testes foram realizados com infraestrutura de rede standalone 5G da TIM e utilizando um dispositivo de teste (smartphone) alimentado pelo Snapdragon® X65 Modem-RF System. Os resultados alcançados marcam a primeira conexão no Brasil e na América Latina usando 5G NR com Dual-Connectivity (NR-DC 3,5GHz + 26GHz), múltipla agregação de portadoras (CA ou Carrier Aggregation em inglês) e com Core 5G, que permite recursos como fatiamento de rede, menores latências e alta confiabilidade. 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, que reforçam o espírito de pioneirismo da TIM. Além de velocidades impressionantes de transferência de dados, os testes apontaram latências (tempo de resposta) drasticamente inferiores aos valores registrados hoje no 4G. Tudo isso proporcionará um salto na experiência dos nossos clientes assim que o 5G SA estiver disponível no Brasil, o que irá ocorrer após a liberação para uso comercial do espectro por parte da Anatel.”, disse Silmar Palmeira, Diretor Sênior de Produtos na Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.

“Este mais recente marco com a TIM Brasil destaca um importante progresso em direção ao lançamento comercial no Brasil do 5G mmWave, que foi utilizado nos testes de velocidade no laboratório da operadora, para liberar todo o potencial do 5G e impulsionar a adoção do mmWave na região da América Latina. A Qualcomm Technologies Inc. está na vanguarda da comercialização de 5G mmWave e estamos entusiasmados em ver como os benefícios dessa tecnologia revolucionária irão possibilitar novos casos de uso e oportunidades para o ecossistema móvel no Brasil e na América Latina.”

O 5G mmWave é um aspecto fundamental do padrão global 5G. Ele permite que a operadora use vastos recursos de espectro em bandas acima de 24 GHz (bandas de frequência mmWave) para fornecer capacidade de rede massiva, baixíssimas latências e desempenho multi-Gigabit extremo – até 10 Gbps com o Snapdragon X65 – essencial para atender às demandas de dados para empresas, indústrias e ao consumidor final.

ViaTIM
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários