19/04/2024

Globo fecha acordo para transmissão do Brasileirão, mas fica sem o Corinthians

Emissora fez acordo com a Liga do Futebol Brasileiro Libra e passa a ter direito de transmissão dos jogos com times que compõem o grupo.

A Rede Globo firmou um acordo com a Liga do Futebol Brasileiro Libra para ter os direitos de transmissão de partidas do Brasileirão entre os anos de 2025 e 2029. Com o negócio, a emissora poderá exibir, com exclusividade, as partidas dos clubes que compõem o bloco e que são mandantes na elite nacional.

O acordo foi fechado por R$ 6 bilhões, que serão pagos durante a vigência do contrato, que tem duração de cinco anos. Com isso, a Globo poderá transmitir os jogos, como mandante, dos clubes Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino, que fazem parte da liga atualmente e estão na Série A.

Embora ainda faça parte da Libra, o Corinthians não assinou com a emissora, uma vez que há a possibilidade de negociar com o grupo antagônico, a Liga Forte União (LFU). O mesmo acordo poderá ser estendido a outros clubes que venham a se tornar parte da Libra no futuro.

Em comunicado, o CEO da Libra, Silvio Matos, explicou: “O modelo de distribuição de conteúdo do Campeonato Brasileiro vai evoluir e teremos novas plataformas participando desta arena, mas para isso fazer sentido estratégico e gerar mais valor financeiro, precisamos de passos anteriores como o alinhamento dos blocos comerciais, a aproximação para a formação da Liga com todos os clubes, uma visão de produto e o cuidado com inúmeros aspectos“.

Ele ainda cita fair play financeiro, padronização da publicidade e calendário como elementos fundamentais na discussão entre clubes, e que a Globo não é apenas a melhor parceria, como também é a empresa que mais conhece o futebol nacional.

“É o primeiro de um grande passo na continuidade desse trabalho. Seguimos acreditando na união de todos os clubes em favor de uma Série A cada vez melhor e mais competitiva”, completa Fernando Manual, diretor de direitos esportivos da Globo, também em comunicado.

Com o acordo, a emissora terá exclusividade na transmissão do Brasileirão para todas as mídias, o que inclui transmissões nas TVs aberta e fechada (SporTV e Premiere), no streaming (Globoplay) e pay-per-view.

Vale ressaltar que por causa da chamada Lei do Mandante, cada clube de futebol pode negociar, individualmente, as transmissões na mídia das partidas das quais for o mandante de campo. Com isso, os times começaram a se organizar em blocos com o objetivo de ganhar força nas negociações pelos direitos de transmissão.

Até agora tem o Libra, o Forte Futebol, composto pelos clubes Athlético Paranaense, Atlético Goianiense, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional e Juventude, e o chamado União, que agrega Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários