24/04/2024

Empresa lança solução de SMS para 4G, 5G e futuras gerações de redes móveis

Plataforma da Trópico possibilita que as operadoras móveis continuem oferecendo o serviço SMS, mesmo com a evolução tecnológica.

A Trópico, com intuito de que o serviço de texto continue sendo usado mesmo com a evolução da tecnologia, lançou uma plataforma de SMS (Short Message Service) para atender às necessidades de envio e recebimento de mensagens curtas em redes móveis 4G, 5G e gerações futuras.

A solução, que foi desenvolvida totalmente no Brasil, possibilita que as operadoras móveis continuem oferecendo o serviço SMS aos seus clientes, mesmo que ocorra o desligamento de gerações mais antigas de redes.

A plataforma SMS da Trópico “utiliza os mais recentes protocolos adotados em redes 4G e 5G, como o SIP (Session Initiation Protocol) e Diameter”, afirma Marcelo Rigon, gerente de Negócios da empresa. São três protocolos: SIP (Session Initiation Protocol), para sinalização com o core IMS; Diameter, para acesso aos dados dos assinantes no servidor; e SMPP (Short Message Peer-to-Peer Protocol), para conexões com outras plataformas de SMS, também chamadas de brokers.

Samuel Lauretti, diretor Comercial da Trópico, destaca que o serviço de SMS ainda é bastante usado pelas empresas e instituições em várias ampliações. Exemplo das instituições bancárias que usa como ferramenta de segurança do sistema bancário, ao enviar notificações aos clientes sobre transações efetuadas com cartões de crédito e débito, ou transferências via Pix, entre outras.

“Para atender essas aplicações, desenvolvemos uma solução com tecnologia 100% brasileira voltada às novas gerações de redes móveis”, afirma.

A solução já está sendo implementada na rede de algumas operadoras móveis, como é o caso da Brisanet, provedora de internet banda larga, operadora móvel (4G/5G), streaming de música, tv por assinatura e telefonia fixa, que está entrando no mercado móvel e implementar uma rede 5G nas regiões em que atua.

De acordo com Neylon Estevam, gerente de 5G/ LTE (Long-Term Evolution) da Brisanet, a plataforma de SMS da Trópico contribuiu para a implantação da rede de telefonia móvel nas cidades em que a empresa adquiriu a faixa de frequência no leilão 5G da Anatel.

Sobre a Trópico

É uma empresa com sede em Campinas (SP), que fornece Soluções Integradas inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A Trópico também desenvolve aplicações para as operadoras de telecomunicações e mercados de redes privativas 4G/5G.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários