27/04/2024

Chegou a vez de João Pessoa: conheça a blitz da telefonia móvel

Proposta da iniciativa é aperfeiçoar o serviço para a população e elevar o padrão de qualidade oferecido pelas operadoras.

Dando continuidade aos trabalhos de levar telefonia móvel de qualidade para a população brasileira, o ministro das Comunicações (MCom), Juscelino Filho, anunciou a próxima cidade que receberá a equipe técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e representantes das operadoras para a blitz de telefonia móvel.

Em postagem no Instagram, o ministro disse que a partir das 17h do dia 31 de janeiro, a operação para avaliar a qualidade do sinal da telefonia móvel será feita na região metropolitana de João Pessoa (PB), começando na Praça Bela Vista de Intermares, município de Cabedelo.

A proposta da Blitz da Telefonia Móvel é buscar aperfeiçoar o serviço para a população e elevar o padrão de qualidade oferecido pelas operadoras nos municípios. Na ação, uma viatura da Anatel irá medir a qualidade do sinal e taxa de download das faixas 4G e 5G de cada uma das operadoras (Claro, TIM e Vivo). A partir desse diagnóstico, a Agência elabora um relatório a ser encaminhado à Secretaria de Telecomunicações do Ministérios das Comunicações (Setel/MCom) e operadoras.

A ideia é que com o relatório da Anatel em mãos, o Ministério terá embasamento para cobrar a ampliação da cobertura e o acesso de qualidade à telefonia e internet móveis, além de sanar problemas na prestação do serviço e alcançar regiões que não possuem atendimento das operadoras.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, explicou que a agência reguladora não só faz esse acompanhamento da prestação do serviço, como também atua: “caso o serviço esteja muito aquém daquilo que é exigido pela nossa regulamentação, a agência pode instaurar processos sancionadores para punir as empresas.”

As fiscalizações

Os órgãos realizaram a primeira Blitz em outubro de 2023, com medições detalhadas na Avenida Litorânea, bairro Itaqui-Bacanga e Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, em São Luís (MA). A segunda foi Cuiabá (MT), onde foram monitoradas 19 regiões, proporcionando uma visão abrangente dos desafios enfrentados pelos usuários locais.

As Blitz de Telefonia integra o Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel – “ConectaBR” que trouxe as diretrizes para ampliar a cobertura e o acesso à banda larga móvel em todo o Brasil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários