05/04/2024

Anatel discute futuro das telecomunicações no MWC24

Delegação brasileira da Anatel destaca-se em painéis e encontros bilaterais, promovendo avanços regulatórios e parcerias estratégicas.

Representantes da Anatel estiveram presentes no Mobile World Congress (MWC24) em Barcelona, Espanha, de 26 a 29 de fevereiro. Este evento global destaca-se como uma plataforma chave para a indústria de telecomunicações, reunindo governos, reguladores, ministérios e organizações internacionais para discutir questões pertinentes ao setor.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, participou como painelista em sessões que abordaram desafios de sustentabilidade das redes de telecomunicações e questões específicas da América Latina.

Além disso, ele também esteve envolvido em debates sobre o uso sustentável das redes no evento paralelo da Computer & Communications Industry Association – Europe. O conselheiro Artur Coimbra apresentou uma palestra sobre iniciativas governamentais para 5G e conexões de fibra no “Fórum YOFC de Conectividade Óptica de Novo Valor”.

Coimbra inaugurou a Mesa Redonda Lusófona, onde as delegações governamentais dos países da CPLP discutiram eficiência na alocação do espectro, conectividade e cooperação internacional. Além da Anatel, participaram o ministro do TCU Aroldo Cedraz e representantes do Tribunal.

A Anatel também esteve presente em evento do Regulatel e da ASIET, discutindo princípios regulatórios para promover o uso de tecnologias de comunicação. O superintendente executivo Abraão Balbino participou de debates sobre Inteligência Artificial e OpenRAN.

Vinicius Caram, representou a Anatel em mesas redondas sobre o espectro e o futuro das telecomunicações, bem como eventos sobre 5G e digitalização agrícola, organizados por empresas como Ericsson e Huawei.

A delegação da Anatel também esteve presente na Mesa Redonda Brasil, discutindo temas relevantes para o setor com líderes empresariais e fornecedores de equipamentos, com destaque para a participação do Ministro do TCU, Aroldo Cedraz.

Além disso, foram realizados encontros bilaterais com delegações de diversos países, incluindo Arábia Saudita, Bolívia, Colômbia, Geórgia e México, visando à cooperação internacional e troca de perspectivas regulatórias. Um memorando de entendimento foi assinado com o Instituto Dominicano de Telecomunicações (Indotel) para colaboração em questões como sustentabilidade, segurança cibernética e convergência regulatória.

Delegação da Anatel se reuniu com representantes do Banco Mundial e empresas líderes, como Astranis, Cisco, Ericsson, Google/Android, Huawei, entre outras, além de participar de eventos promovidos por entidades brasileiras.

Durante o MWC24, a Anatel lançou o “White Paper IPv6” com a Huawei e o Inatel. A delegação destacou que a Anatel fortaleceu suas perspectivas regulatórias globalmente e avançou em cooperações internacionais. Temas como espectro para 5.5G, conexão móvel via satélite, sustentabilidade de redes e IA foram abordados, contribuindo para o posicionamento do Brasil no cenário digital.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários