19/04/2024

Abrintel lança programa ‘Torre + Segura’ sobre segurança no trabalho

Novo projeto da Abrintel foi lançado no seminário promovido e organizado pela entidade e infraestrutura em telecom.

A Abrintel promoveu um seminário em São Paulo sobre segurança no trabalho em torres para telecomunicações. Durante o evento, o presidente da associação lançou o programa “Torre + Segura”, visando fortalecer a cultura de segurança nessas atividades. O programa incluirá encontros, cursos e materiais educativos.

O seminário da Abrintel contou com a participação de representantes de mais de 60 empresas, incluindo líderes de equipes, funcionários, gestores de empresas prestadoras de serviços e fornecedores de equipamentos. Esta foi a segunda edição do evento, sendo que a anterior ocorreu em fevereiro de 2023.

Na abertura, foi destacada a importância da segurança no trabalho em torres, enfatizando que ela é crucial para a preservação da vida e requer persistência, organização e disciplina.

Na palestra de abertura, Marius Aldry, um especialista em segurança na Alaya, uma empresa de turismo de aventura em Brotas (SP), destacou semelhanças entre segurança no turismo de aventura e trabalho em torres de telecomunicações.

Ele mencionou causas de acidentes, como excesso de confiança, falta de qualificação, pressa, manutenção inadequada e fatores ambientais, além de falta de orientação para as equipes.

Aldry mostrou pontos considerados no Sistema de Gestão de Segurança de sua empresa, como inventário de riscos, probabilidade de ocorrências, implementação de melhorias, auditoria interna e externa, cursos e treinamentos. “Um dos principais fatores do sistema de gestão de segurança é a melhoria contínua”, destacou. “Quem tem maior retorno do cliente são as empresas que dão atenção à segurança”, disse ele ainda.

Gianfranco Pampalon, consultor técnico e professor de pós-graduação em Engenharia e Medicina do Trabalho, enfatizou a importância da classificação inicial de risco e da implementação de medidas de segurança durante sua palestra.

Ele criticou a mentalidade de complacência com o erro, exemplificada pela frase “Faz anos que faço isso, e estou acostumado“, argumentando que isso legitima a falta de segurança. Pampalon alertou para as consequências graves que as empresas enfrentam ao lidar com acidentes de trabalho, destacando os custos financeiros e danos à reputação.

Ele salientou que os acidentes não são eventos imprevistos, mas sim previsíveis, e enfatizou a importância de avaliar incidentes e desvios para interromper a cadeia de riscos. Pampalon ressaltou que segurança não se resume à ausência de acidentes, mas à presença de controles eficazes. Ele também enfatizou que um sistema de gestão adequado representa uma oportunidade para as empresas reduzirem passivos e aumentarem os lucros, concluindo que o custo do cuidado é menor do que o custo do reparo.

Anna Cristina Pereira, especialista em Segurança, Saúde e Meio Ambiente, ressaltou a relevância da segurança para o sucesso das empresas, conectando-a à plataforma ESG e à atração de investimentos. Ela enfatizou a importância de tornar a segurança significativa na vida das pessoas para garantir sua prática.

Durante sua palestra, Anna destacou os desafios envolvidos no trabalho em torres de telecomunicações, como quedas de materiais e de pessoas, rompimento de cordas e condições climáticas adversas. Ela identificou fatores que aumentam os riscos, incluindo uso de cordas com emendas, procedimentos incompletos, falta de integração entre equipe, falhas na verificação de ferramentas, equipamentos defeituosos, falta de treinamento e pressa excessiva.

Especialistas em segurança apresentaram elementos-chave para o trabalho em altura em um evento da HW Treinamentos. Fábio Cruz destacou a importância da gestão, capacitação, planejamento, supervisão e resgate, com ênfase na NR35. André de Sousa abordou novas tecnologias e a necessidade de planejamento e simulação para o resgate eficaz.

Leonardo Lokatos discutiu boas práticas e EPIs, enquanto Cesar Azevedo enfatizou a capacitação da equipe. Francisco Silveira destacou a gestão eficiente de equipamentos de segurança. Luciano Stutz ressaltou a importância de integrar essas práticas para garantir a segurança no dia a dia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários