25/04/2024

Streaming fusão entre Disney, Fox e Warner pode ser barrado; entenda

Outra plataforma de streaming esportivo quer atrapalhar os planos das grandes empresas apresentando uma ação antitruste.

A empresa FuboTV, especializada em fornecer serviços de streaming para transmissões ao vivo de eventos esportivos, tomou a iniciativa de apresentar uma ação antitruste contra gigantes da mídia como a Disney, a Fox e a Warner Bros. Discovery.

Streaming

A motivação por trás dessa ação legal é a recente formação de uma parceria entre essas empresas, que estão planejando lançar um serviço de streaming de esportes em conjunto. Segundo a FuboTV, essa união de forças entre as concorrentes representa uma ameaça ao mercado, podendo resultar em um domínio injusto e prejudicial aos consumidores.

A FuboTV argumenta que essa parceria pode resultar na eliminação da concorrência saudável e na consequente elevação dos preços para os consumidores.

Eles alegam que, ao consolidar seus recursos e influência, as empresas envolvidas podem exercer um controle desproporcional sobre o mercado de streaming de esportes, limitando assim as opções disponíveis para os consumidores e possivelmente inflando os custos associados ao acesso a esses conteúdos esportivos.

Entenda melhor o caso

Recentemente, a ESPN, propriedade da Disney, juntamente com a Fox e a Warner Bros. Discovery, fecharam um acordo histórico para estabelecer uma nova empresa. Esta nova entidade terá os direitos de transmitir eventos esportivos por meio de streaming nos Estados Unidos.

A plataforma resultante ainda não possui um nome definido. Ela oferecerá uma variedade de canais ao vivo, incluindo ESPN, ABC, Fox, TNT e TBS, além de cobrir jogos e outros conteúdos esportivos das três gigantes da mídia, embora esses direitos não sejam exclusivos.

De acordo com informações do Engadget, está planejado que o serviço de streaming seja lançado no último trimestre deste ano. No entanto, a FuboTV, outra plataforma de streaming, vê esse movimento como uma ameaça direta aos seus negócios. A FuboTV expressou preocupação com o que considera uma “campanha para eliminar a concorrência que prioriza o esporte”.

A empresa está tomando medidas legais, solicitando à justiça que impeça o lançamento dessa nova joint venture ou, pelo menos, que imponha restrições significativas, como garantir que os termos de licenciamento sejam economicamente equitativos para todas as partes envolvidas.

Até o momento, a Disney, Fox e Warner não emitiram declarações públicas sobre o caso, deixando as especulações sobre o desenrolar futuro dessa situação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários