23/04/2024

Grupo TIM recebe oferta do governo italiano para compra da Sparkle

Proposta é válida por 15 dias, e deve ser examinada pelo conselho de administração da empresa em reunião no dia 7 de fevereiro.

A Telecom Itália recebeu uma oferta do governo italiano para a aquisição da unidade de cabos submarinos Sparkle, empresa de atacado do grupo. A proposta, que partiu do Ministério das Finanças e da Economia, é um movimento que se enquadra nos esforços do governo para garantir o controle de um ativo considerado estratégico.

Embora o valor da proposta não tenha sido revelado, de acordo com a agência Reuters, uma pessoa informada sobre o assunto disse que avaliaria a Sparkle em até 750 milhões de euros (810 milhões de dólares), incluindo dívida e componentes variáveis. Já a TIM estimou uma avaliação de quase 1 bilhão de euros para a unidade, disseram fontes anteriormente.

De acordo com o Grupo TIM, a oferta inclui a opção de negociar uma estrutura diferente do negócio com potencial melhoria de seus termos financeiros, caso a TIM mantenha participação minoritária na Sparkle por determinado período, enquanto um novo plano estratégico for implementado.

A proposta é válida por 15 dias, e deve ser examinada pelo conselho de administração da Telecom Italia em reunião no próximo dia 7 de fevereiro.

A rede de cabos da Sparkle, que se estende por 600 mil km e transmite informações entre países da Europa, do Mediterrâneo e das Américas, é parte do plano do CEO da TIM, Pietro Labriola, e é resultado de negociações que envolvem também o fundo norte-americano KKR.

A TIM aceitou vender sua rede fixa doméstica em novembro de 2023, em um negócio no valor de até 22 mil milhões de euros. Entretanto, ainda aguarda negociação com o governo, que pode vetar a transação, pois vê nos ativos de telecomunicações importância estratégica nacional.

Como se trata de ofertas separadas, desde então, a empresa italiana está em negociação com a KKR sobre uma oferta separada pela Sparkle. O fundo e o ministério finalmente concordaram que o Tesouro iria avançar diretamente com a oferta do cabo unitário submarino, disse uma segunda fonte informada sobre o assunto.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários