19/04/2024

10% da NetCo do Grupo TIM será comprado por fundo italiano

F2i Fecha Parceria com a KKR, consolidando papel como coinvestidora na NetCo e reforçando a expansão da infraestrutura de Telecom na Itália.

O fundo italiano especializado em infraestrutura, F2i, divulgou recentemente que conseguiu angariar 1 bilhão de euros, equivalente a aproximadamente R$ 5,43 bilhões. Esses recursos serão destinados ao investimento na NetCo, que é a unidade de rede fixa pertencente ao Grupo TIM, o controlador da TIM Brasil.

TIM

De acordo com um comunicado oficial, a gestora F2i estabeleceu um acordo com a KKR, uma empresa que fechou contrato com a TIM para adquirir a infraestrutura de telecomunicações. Por meio desse acordo, a F2i está programada para adquirir cerca de 10% das ações da NetCo. Prevê-se que o processo de aquisição da participação minoritária seja concluído por volta do meio deste ano. Essa parceria entre a F2i e a KKR fortalece a posição estratégica dessas entidades no setor de telecomunicações, alinhando-se aos planos de expansão e desenvolvimento da infraestrutura de rede fixa no contexto global.

Conforme comunicado à imprensa, o fundo destacou que conseguiu atingir sua meta de financiamento em um curto período de tempo, evidenciando o interesse significativo dos investidores. Dentre os participantes desse empreendimento, estão instituições como fundações bancárias, fundos de pensão, seguradoras e gestoras de patrimônio familiar.

É relevante notar que, no mesmo comunicado, a F2i mencionou que, ao investir na NetCo, assumirá uma posição de coinvestidora ao lado da KKR e do Ministério da Economia e Finanças da Itália. Isso decorre do fato de que, em agosto do ano passado, o governo italiano emitiu decretos indicando seu compromisso em aportar até 2,2 bilhões de euros no ativo, com o objetivo de adquirir uma participação de 15% a 20% na unidade de rede fixa.

Certamente, o investimento da F2i na NetCo foi anunciado pouco tempo depois da aprovação, pelo governo italiano, da transação entre o Grupo TIM e a empresa norte-americana KKR. De acordo com as leis italianas, dada a natureza crítica desse ativo, o Estado teria a prerrogativa de exercer o chamado “golden power”, o que significa a capacidade de vetar a venda da infraestrutura para uma empresa estrangeira. No entanto, essa medida não foi aplicada no presente caso.

Em novembro do ano passado, o Grupo TIM tomou uma decisão estratégica visando mitigar seu endividamento. Nesse sentido, aceitou a oferta de 19 bilhões de euros da KKR pela NetCo. Este acordo possui a possibilidade de atingir até 22 bilhões de euros, sujeito ao cumprimento de determinadas condições até a conclusão do negócio.

Contudo, é importante destacar que essa transação não foi bem recebida por uma parcela dos investidores da empresa de telecomunicações. A Vivendi, conglomerado de mídia francês e detentor de 24% das ações da TIM italiana, manifestou seu descontentamento com a decisão, tendo inclusive iniciado um processo legal contra a companhia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários