26/04/2024

Embratel, Claro e Ericsson habilitaram 5G nos Carnavais de RJ e SP 

Transmissão do carnaval nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo tiveram suporte da rede 5G da Claro.

Em parceria inédita, Embratel, Claro e Ericsson utilizaram a tecnologia 5G SA (Standalone) com Network Slicing para transmitir os desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Carnaval

Essa foi a primeira vez que ambos os sambódromos contaram com essa infraestrutura inovadora, garantindo maior banda, confiabilidade, agilidade e estabilidade na transmissão de vídeo de alta resolução e som para todo o Brasil.

Cada dia dos desfiles contou com cinegrafistas usando mochilinks – mochilas adaptadas com SIM Cards 5G com tráfego priorizado por meio do Network Slicing. Essa tecnologia integrada às câmeras sem fio permitiu captar imagens que alcançaram milhões de telespectadores pelo país.

Com o Network Slicing, a banda foi utilizada com total eficiência para a transmissão dos sinais de áudio e vídeo, sem competir com outros dispositivos conectados à rede do sambódromo.

O projeto 5G com tráfego segmentado proporcionou alta qualidade de imagem, som e velocidade durante os desfiles de Carnaval, permitindo cobertura de ângulos inéditos sem necessidade de cabos, graças ao uso de mochilinks. Isso facilitou o trabalho dos cinegrafistas, que puderam movimentar-se livremente pela concentração, avenida e dispersão.

A Embratel, em parceria com Claro e Ericsson, liderou a iniciativa após o sucesso da transmissão do Carnaval de São Paulo em 2023, expandindo-a para o Rio de Janeiro. Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel, destaca a sinergia inovadora da empresa com o entretenimento, visando oferecer uma experiência única para o público em grandes eventos.

“A Embratel tem grande experiência atuando na transmissão do Carnaval brasileiro. Estivemos juntos no último ano com a Claro e a Ericsson para a primeira transmissão de um grande evento com Network Slicing, nos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval de São Paulo”.

Durante os desfiles de carnaval nos Sambódromos de Sapucaí e Anhembi, o público presente pôde desfrutar das vantagens do 5G+ da Claro, que proporcionou uma conexão estável e a possibilidade de upload de vídeos e fotos em alta resolução, mesmo com uma grande quantidade de pessoas conectadas simultaneamente.

Essa infraestrutura de última geração da Ericsson foi crucial para garantir uma experiência de alta qualidade. Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro, destaca o compromisso da empresa em inovar e expandir sua cobertura em todo o país, proporcionando excelência na conexão para seus clientes.

Murilo Barbosa, vice-presidente de Negócios da Ericsson, menciona o uso do Network Slicing para priorizar e separar o tráfego, garantindo uma conectividade de alto nível durante eventos de grande porte, como os desfiles de carnaval.

A tecnologia avançada implantada nos Sambódromos contribuiu para um ecossistema completo, assegurando uma melhor qualidade de rede tanto para os espectadores remotos quanto para aqueles presentes nos locais. Ambas as empresas expressam orgulho em participar dessa iniciativa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários