27/04/2024

Nokia e HONOR assinam acordo de licença cruzada de patentes 5G

Com o acordo entre as empresas serão evitados potenciais disputas legais e concentrem esforços na implantação da tecnologia 5G.

A Nokia e a HONOR anunciaram um acordo de licenciamento cruzado de patentes 5G que vai fortalecer a colaboração entre as duas empresas no segmento de telefonia móvel do novo novo padrão de conectividade. Embora os termos não tenham sido revelados, com o tratado, as duas companhias vão compartilhar entre si as suas tecnologias, abrindo caminho para uma cooperação mais estreita.

A assinatura deste acordo entre Nokia e Honor é um grande passo para ambas as empresas, pois lhes permitirá aproveitar suas forças e conhecimentos no campo da tecnologia 5G. Ao compartilhar licenças e tecnologias, serão eliminadas barreiras e obstáculos que poderiam atrasar a inovação neste campo.

De acordo com Susanna Martikainen , Chief Licensing Officer da Nokia, o acordo destaca a solidez do portfólio de patentes da empresa finlandesa, resultado de décadas de pesquisas no setor. A Nokia investiu mais de 140 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento desde 2000, gerando cerca de 20 mil famílias de patentes, das quais mais de 6 mil são essenciais para o 5G.

A HONOR ver o acordo como uma prova do seu compromisso em proteger a propriedade intelectual e garantir um preço justo para acesso às principais patentes. A empresa chinesa investe cerca de 10% do seu volume de negócios em investigação e desenvolvimento e os seus pedidos de patentes ultrapassaram os 20.000 em todo o mundo.

Com o acordo de licenciamento entre as empresas serão evitados potenciais disputas legais e concentrem esforços na implantação da tecnologia 5G. Para a Nokia, é o quarto grande pacto desse tipo assinado com fabricantes de smartphones no último ano, depois dos com a Samsung no início de 2023 e com a Apple em julho. O seu domínio sobre o panorama das patentes 5G parece, portanto, cada vez mais firme.

Com este acordo, as companhias poderão combinar seus conhecimentos e recursos para acelerar o desenvolvimento de tecnologias 5G avançadas, resultando em soluções mais eficientes e benéficas para os consumidores e o mercado em geral.

Vale lembrar que recentemente, a Nokia está enfrentando uma disputa no tribunal na China por causa de royalties de patentes com um fabricante local. A empresa venceu o caso. Entretanto, criou um claro precedente global em disputas relacionadas com patentes essenciais para os padrões de telefonia móvel 2G-5G.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários