22/04/2024

Nokia e NTT DOCOMO fazem pareceria para fornecer 5G OpenRAN

Parceria da Nokia impulsiona redes de comunicação do futuro, priorizando flexibilidade, e eficiência energética para atender às demandas 5G.

A Nokia anunciou uma parceria com a operadora móvel japonesa NTT DOCOMO para implementar sua solução AirScale de 5G OpenRAN em sua rede comercial. A colaboração, revelada nesta segunda-feira, 20, destaca a dedicação da Nokia em oferecer soluções inovadoras e eficientes para o avanço das redes de comunicação.

Nokia 5G

A solução da Nokia apresenta um módulo de sistema projetado para simplificar a implantação de redes móveis multibanda, reduzindo significativamente o consumo de energia. Além disso, a empresa destaca que sua solução permite a integração de múltiplos fornecedores, promovendo a flexibilidade e a escolha na implementação da tecnologia 5G.

A empresa ressalta seu compromisso compartilhado com a NTT DOCOMO no apoio às soluções OpenRAN. Ambas as empresas têm uma trajetória dedicada à construção de “redes abertas, interoperáveis e responsivas” para atender às crescentes demandas empresariais e dos consumidores na era 5G. A Nokia destaca que esta parceria é um passo estratégico para a implementação bem-sucedida de redes OpenRAN, contribuindo para a evolução e adoção global dessa tecnologia inovadora.

No comunicado, a Nokia destaca o compromisso da NTT DOCOMO em auxiliar operadoras de telecomunicações em todo o mundo na adoção da rede OpenRAN, visando transformar essa abordagem em uma realidade comercial. Esta colaboração reflete a importância estratégica das redes abertas e interoperáveis na evolução do cenário das telecomunicações, respondendo eficientemente às demandas emergentes na era do 5G.

“A DOCOMO se compromete em apoiar as operadoras globais de telecomunicações na adoção da rede OpenRAN para torná-la uma realidade comercial”.

Segundo a Nokia, a parceria estabelecida com a Docomo está alinhada com a sua abordagem anyRAN, a qual tem como objetivo criar redes de acesso via rádio que estejam em sintonia com as tendências do mercado. Simultaneamente, a empresa busca desenvolver um ecossistema de parceiros industriais para proporcionar vantagens colaborativas.

O conceito do Nokia anyRAN foi concebido para proporcionar maior flexibilidade às operadoras móveis e empresas na construção de redes que integrem ambientes personalizados, híbridos e Cloud RAN, utilizando um software comum. A empresa explica que essa abordagem visa atender às necessidades específicas do mercado e oferecer soluções adaptáveis.

Mark Atkinson, chefe de RAN da Nokia, destaca que as soluções desenvolvidas podem ser integradas a redes de terceiros. Ele ressalta que medidas foram adotadas para garantir que o portfólio de rádio da Nokia possa se integrar e interoperar de maneira perfeita com produtos de outros fornecedores. Essa interoperabilidade é fundamental para assegurar a eficácia e eficiência das soluções oferecidas, promovendo uma integração harmoniosa no cenário das telecomunicações.

Em outubro deste ano, uma delegação composta por representantes do governo japonês e empresas do país compartilhou os resultados de sua experiência com OpenRAN com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Durante o encontro, a NTT Docomo, uma das principais operadoras do Japão, também participou.

Os japoneses estão se organizando para transformar empresas como Rakuten, NTT e NEC em integradoras globais do modelo OpenRAN. Isso envolverá a introdução de tecnologias próprias e de terceiros, assim como projetos e métodos de trabalho, com o objetivo de substituir as redes legadas de telecomunicações em todo o mundo. Esse esforço visa estabelecer uma presença global para o OpenRAN, impactando positivamente as infraestruturas de telecomunicações e promovendo a evolução das redes de comunicação em escala internacional.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários