27/04/2024

MCom anuncia mudanças e Maximiliano Martinhão deixa o ministério

Posição deverá ser ocupada pelo atual superintendente de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Hermano Tercius.

Em reunião realizada nesta terça-feira (11), o ministro Juscelino Filho, começou o ano de 2024 fazendo mudanças no Ministério das Comunicações (MCom). A mudança se refere ao desligamento do engenheiro Maximiliano Martinhão da Secretaria de Telecomunicações. Da equipe, Rômulo Barbosa, diretor de infraestrutura, também deve sair.

Maximiliano Martinhão

A posição deverá ser ocupada pelo atual superintendente de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Hermano Tercius. As mudanças serão oficializadas nos próximos dias. De acordo com o Teletime, o desligamento de Martinhão é resultado de um desejo de Juscelino Filho de “oxigenar” a secretaria.

Conhecido no setor e funcionário de carreira da Anatel desde 2005, o engenheiro ainda está em período de férias, mas sua exoneração é aguardada a qualquer momento, mesmo que seja necessário aguardar algumas semanas para ocorrer a transição.

Maximiliano Martinhão ocupa cargos no governo desde a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, que foi alvo de impeachment. Ele permaneceu na pasta (então fundida ao Ministério da Ciência e Tecnologia) durante o governo Michel Temer como secretário de telecomunicações de Gilberto Kassab, de 2016 a 2017.

De 2017 a 2018 foi Presidente da Telebrás. De 2018 a 2019 foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC. De 2019 a 2020 foi Assessor Especial no MCTIC, e mais tarde, até 2022, Secretário de Radiodifusão no governo Bolsonaro. Desde 2023 comandava a Setel.

Hermano Tercius, que vai ocupar o cargo na Secretaria de Telecomunicações, também funcionário de carreira da Anatel, na qual ingressou em 2005. Já assumiu cargos como cargos de gerente Regional nos Estados da Bahia e Sergipe, gerente de Suporte à Fiscalização, chefe de gabinete da Superintendência de Fiscalização e assessor no Conselho Diretor.

Ele também foi assessor do gabinete do conselheiro Vicente Aquino. Nos últimos anos, está à frente da área de fiscalização, executava iniciativas de combate à pirataria de produtos de telecomunicações levadas a cabo pela Anatel.

Mudanças na EACE

Haverá mudanças também na EACE, a entidade criada pelas compradoras da faixa de 26 GH no leilão 5G levar conectividade para as escolas públicas. Na próxima segunda-feira (15), Flávio Ferreira dos Santos passa a ocupar o cargo da então presidente Paula Martins.

A entidade também receberá Jhon Ribeiro, atual assessor do ministro das Relações Institucionais, Carlos Saldanha, da Seja Digital, como CFO, e Alexandre Padilha, cujo cargo que ocupará ainda não foi definido.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários