24/03/2024

Hub de inovação da Vivo completa 8 anos

Wayra já investiu R$ 15 milhões em startups brasileiras.

A Wayra, hub de inovação aberta do grupo Telefónica e uma iniciativa da Vivo, completa neste ano 8 anos de atuação no Brasil, investindo em iniciativas empreendedoras no país.

Desde 2012, a Wayra já investiu R$ 15 milhões em 75 startups de diversos setores. Entre elas, a aceleradora cita o caso bem sucedido da Teravoz, que retornou mais de 30 vezes o capital investido, ao ser adquirida pela Twillio no início do ano.

Inicialmente, a Warya tinha a intenção de atrair startups brasileiras e manter um bom contato com os investidores, oferecendo apoio completo para o desenvolvimento das empresas.

Os programas de aceleração tinham duração de 12 meses e se dividia em duas etapas, promovendo uma troca positiva entre empreendedores iniciantes e os que estão se “graduando”.

A partir de 2018, a Warya deixou de ser uma aceleradora para focar na melhoria dos negócios, ampliando a atuação do negócio em escala internacional, escalando entregas e gerando novos contratos com grandes corporações.

Com o novo posicionamento, o hub tem investido mais em startups que tem potencial para se tornarem parcerias ou fornecedoras do grupo Telefônica/Vivo. Atualmente, cerca de 20% dos negócios das investidas da Warya fazem ou fizeram negócios com a empresa de telefonia.

VIU ISSO?

–> Vivo lança rede de fundos para financiar empresas iniciantes

–> Hub de inovação da Vivo é escolhido para divulgar programa do BNDES

–> Vivo investe em startup de mobilidade

“O amadurecimento da Wayra acontece não apenas na busca de startups investidas que estejam mais prontas para serem escaladas, mas também no aumento do valor dos investimentos feitos e das conexões que proporciona para as startups do portfólio seja com a Vivo ou outras corporações, fundos de investimentos e parceiros”, diz comunicado da Vivo.

Para o futuro, pretende-se uma maior abertura do ecossistema para parceiros públicos e privados no país. Entre as áreas mais buscadas no país estão empresas de inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), data analytics avançada, cibersegurança e fintechs.

Além do Brasil, a Warya está presente em mais 9 países, sendo Argentina, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha, Reino Unido e Venezuela. Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio de inovação aberta global da Telefónica e mais de 20% fazem negócios com a companhia.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários