29/04/2024

Ministérios planejam levar internet para 20 milhões de brasileiros

Ministros do MCom e do MDS se reuniram para traçar estratégias que facilitem o acesso da população às políticas públicas do governo.

Levar internet banda larga aos municípios e localidades mais pobres do país é uma das principais metas do Ministério das Comunicações, que trabalha junto com o Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no enfrentamento dos desafios para as políticas sociais chegarem a quem mais necessita.

Foto: Roberta Aline/ MDS

Na quarta-feira (10), o ministro Wellington Dias se reuniu com o titular das Comunicações, Juscelino Filho, para traçar estratégias que facilitem o acesso da população a programas e políticas do Governo Federal.

“A comunicação para o público que está no programa Bolsa Família, por conta do acompanhamento dos direitos garantidos, o acesso à saúde, acompanhamento das gestantes, a vacina, é essencial para dar a condição de acesso à matrícula para as crianças e jovens, educação profissionalizante para os adolescentes, os cursos de qualificação”, enumerou Wellington Dias.

O Cadastro Único é a porta de entrada para mais de 30 programas sociais do Governo Federal e o acesso à informação e à internet banda larga auxilia no trabalho dos gestores, com a atualização de informações, e para as famílias alcançarem seus direitos.

Wellington Dias explica que essa é uma solução para viabilizar conectividade e um conjunto de outros serviços à população, como comunidades indígenas, povos da floresta, ribeirinhos e quilombolas.

A iniciativa vai priorizar locais que somam quase 20 milhões de pessoas inscritas no Cadastro Único, sendo mais de 13,5 milhões de beneficiárias do Bolsa Família. “Com o ministro Juscelino, acertamos uma parceria que vai permitir as condições de, com investimentos autorizados pelo presidente Lula, alcançar próximo de 20 milhões de brasileiros e brasileiras que não têm internet. Garantir as condições de internet com investimento do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações e também com investimentos de fundos do próprio ministério”, completou Wellington Dias.

Para levar acesso à internet em áreas de difícil acesso, áreas rurais, e periferias de centros urbanos, o Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ampliou a oferta de crédito ao setor de telecomunicações em R$ 1,1 bilhão, por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Inclusive, em 2023, o Conselho Gestor do Fust aprovou o projeto dos ministérios que vai beneficiar com internet banda larga 2.315 localidades, 1.959 povoados e 356 lugarejos com mais de 19,7 milhões de pessoas dos nove estados do Nordeste e outras 280,5 mil do Pará inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

Os recursos do Fust são destinados ao estímulo, à expansão, ao uso e melhoria da qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, à redução das desigualdades regionais e ao estímulo, ao uso e ao desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade.

ViaMDS
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários