24/04/2024

iez! faz acordo com Highline e inicia ativação do 5G

Empresa planeja ativar rede 5G em cidade específica, alugando mil torres nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

A empresa Iez!, anteriormente conhecida como Cloud2U, planeja ingressar no mercado 5G ainda este ano, iniciando a ativação da rede em uma cidade específica. A parceria anunciada neste 24 de janeiro envolve a assinatura de um contrato com a Highline para o aluguel de mil torres nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Cerca de metade dessas estruturas já está em operação, e há uma previsão contratual para a construção de sites adicionais.

5G

O diretor de relações institucionais e novos mercados da Highline, Paulo Martins, destaca que essa colaboração reforça o compromisso da empresa com a inclusão digital e a democratização dos serviços digitais em todo o país. O objetivo é criar valor para a sociedade impulsionando o crescimento do setor de comunicações de maneira responsável e sustentável.

“Esta parceria reforça nosso compromisso para com a inclusão digital e a democratização de serviços digitais pelo país, criando valor para a sociedade por meio do crescimento do setor de comunicações de forma responsável e sustentável”.

Segundo Anderson Pereira, gerente de novos negócios da iez!, a empresa está finalizando a escolha dos fornecedores para o núcleo da rede e os rádios, além de negociar os termos de contratação de roaming com operadoras nacionais. O lançamento do 5G pela iez! será realizado de maneira gradual, começando por uma cidade com menos de 30 mil habitantes, que servirá como um projeto-piloto para testar e ajustar o plano de negócios. A expansão para mais cidades dependerá do desempenho e da data de implementação.

A estratégia da operadora inclui foco nos mercados de banda larga fixa para consumidores, empresas e ISPs, utilizando a tecnologia FWA (Fixed Wireless Access), além da oferta de serviços móveis tradicionais. A iez! também planeja atender órgãos públicos e escolas com serviços de celular, e oferecer serviços sobre redes privativas para empresas. A cidade escolhida para o lançamento não foi revelada, mas a iez! faz parte do grupo Greatek, que produz equipamentos eletrônicos, buscando sinergias ao utilizar produtos do grupo.

No entanto, inicialmente, a tecnologia FWA será fornecida por terceiros, pois, de acordo com Ferreira, há opções mais maduras no mercado, embora ainda seja um produto caro e não competitivo em comparação com a fibra óptica. Futuramente, quando a competição permitir, a empresa planeja comercializar pacotes que combinam banda larga fixa (via FWA) e telefonia móvel. As sinergias esperadas incluem o uso de dispositivos M2M para empresas e varejo, bem como a massificação de dispositivos na residência dos assinantes.

A proposta da iez! para os ISPs é atuar como uma facilitadora para operadoras virtuais, permitindo que provedores de internet sejam credenciados para comercializar planos móveis. Essa abordagem visa acelerar as vendas e a expansão da rede.

Embora não haja restrição para a ativação de redes em capitais, a estratégia é começar nas áreas rurais e se expandir para as urbanas, aproveitando a oportunidade de preencher lacunas de cobertura. O objetivo principal é interiorizar o 5G, promovendo inclusão digital e democratizando a tecnologia, especialmente em locais onde as grandes operadoras enfrentam desafios significativos na cobertura de áreas urbanas densas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários