19/04/2024

Qualcomm bate novo recorde de velocidade no 5G com o modem Snapdragon X75

Segundo a empresa, com a velocidade alcançada é possível baixar um filme 4K e UHD de 120 minutos de duração em apenas 38 segundos.

Nesta quarta-feira (09), a Qualcomm anunciou que alcançou um novo recorde de velocidade de downlink com o modem Snapdragon X75, onde atingiu o pico de 7,5 Gbps em uma rede 5G com frequências sub-6 GHz. De acordo com a empresa, com essa velocidade é possível baixar um filme 4K e UHD de 120 minutos de duração em apenas 38 segundos.

O modem Snapdragon X75 5G está sendo testado com clientes, com previsão de ser lançado comercialmente no segundo semestre de 2023. Ele substitui o modem Snapdragon X70 5G, que é usado nos smartphones Samsung Galaxy S23 e outros dispositivos baseados no processador Snapdragon 8 Gen 2, no qual está incluído.

Para atingir a velocidade recorde, a Qualcomm conectou o modem a uma rede 5G SA (standalone), usando uma banda 300 MHz com portadora de 4x (4xCA) e quatro canais TDD em uma conexão de downlink e modulação de amplitude de quadratura 1024 (QAM ).

A agregação de 4 canais TDD permite que as operadoras combinem seus diversos ativos de espectro para alcançar taxas de dados mais altas, garantindo o alto desempenho do Snapdragon X75, segundo a fabricante. O suporte para 1024-QAM melhora a eficiência espectral ao incorporar mais dados em cada transmissão, o que permite maior rendimento de dados e eficiência de espectro aprimorada, em última instância.

Sunil Patil, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm, conta que “O Snapdragon X75 é o modem sem fio mais inteligente que já criamos e foi projetado para o futuro, trazendo uma arquitetura pronta para o 5G Advanced, feita para auxiliar as operadoras a definir a próxima geração de redes em todo o mundo”.

O modem Snapdragon X75 5G foi apresentado no MWC 2023 em fevereiro, com o objetivo de levar conexão 5G Advanced para dispositivos móveis high-end (mais caros), seja em sub 6 GHz ou em ondas milimétricas, pois ele promete até 20% mais eficiência de energia que o modem Snapdragon X70 5G. Além disso, ainda garante melhor instabilidade e redução de latência nas conexões móveis, quando combinado ao processador de inteligência artificial embarcado na plataforma,

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários