23/04/2024

Apple encerra unidade de IA e equipe de funcionários pode ser demitida

Embora não tenha ocorrido demissão em si, trabalhadores podem escolher continuar na equipe que irá para local ou serão demitidos.

A Apple, um dos gigantes de tecnologia do mundo, pode seguir o movimento de empresas como a Amazon e Discord, e demitir cerca de 120 funcionários de um departamento de Inteligência Artificial (IA). Acontece que a empresa está encerrando o trabalho de uma equipe IA em San Diego, na Califórnia (EUA). Se trata da equipe de Anotações de Operações de Dados do assistente de voz Siri.

Não houve demissão em si, mas de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, o fechamento, que faz parte de um processo de reorganização, pode deixar muitos funcionários em risco de demissão. A companhia decidiu fundir as operações da unidade com o grupo que está em Austin, também nos EUA.

Ou seja, foi informado que o grupo se mudaria para Austin, no Texas, para se juntar a outra parte da equipe que cuida do tema. Com isso, os funcionários da unidade de San Diego têm até o fim de fevereiro para decidir se aceitam a transferência. Caso contrário, os trabalhadores serão demitidos em 26 de abril.

A unidade de IA da Siri da Apple também possui escritórios na China, Índia, Irlanda e Espanha, que são responsáveis por melhorar a Siri, ouvindo as dúvidas do serviço de voz e determinando se ele ouviu e tratou as perguntas com precisão. O anúncio do fechamento do grupo de San Diego foi feito por Christine DeFilippo, vice-chefe da área.

Uma porta-voz da Apple confirmou a decisão de realocação, dizendo que a empresa está reunindo suas “equipes de dados nos EUA no campus em Austin, onde a maioria da equipe já está baseada”. Ela acrescentou que “todos os empregados atualmente terão a oportunidade de continuar suas funções na Apple em Austin”.

Em comunicado, a empresa afirmou que está “profundamente comprometida com San Diego”, cidade na qual “cresceu significativamente”, e que continua contratando à medida que a Apple expande suas equipes de engenharia.

A equipe de San Diego não esperava que a mudança seria tão drástica. Acontece que a Apple recentemente avisou aos funcionários que eles seriam transferidos para um novo campus na área no final de janeiro. Entretanto, se tratava de uma mudança dentro da cidade. Mas agora, terão que decidir se mudarão para o Texas.

Apple em perda

Na semana passada, a Apple perdeu o posto de empresa mais valiosa do mundo para a Microsoft, que dessa vez desde 2021 não conseguia bater a fabricante do iPhone. No acumulado de janeiro de 2024, as ações da Apple têm uma desvalorização de 3,3%, enquanto as da Microsoft subiram 2%.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários