06/04/2024

Apple fica para trás e Microsoft se torna empresa mais valiosa do mundo

Concorrentes desde o começo de ambas histórias, Microsot conseguiu ultrapassar a Apple e se tornou a empresa mais valiosa do mundo.

A Microsoft superou a Apple, tornando-se a empresa com maior valor de mercado global, com base nos dados consolidados nesta quinta, 11. Essa mudança ocorreu em meio a crescentes preocupações dos investidores sobre a demanda pelos dispositivos da Apple, o que impactou negativamente nas ações da empresa responsável pelo iPhone no início deste ano.

Apple Microsoft

Durante a manhã, as ações da Microsoft registraram um aumento de 1,5%, elevando o valor de mercado da empresa para 2,888 trilhões de dólares. Enquanto isso, a Apple apresentou uma queda de 0,5%, resultando em uma capitalização de 2,887 trilhões de dólares. Este é o primeiro momento desde 2021 em que o valor de mercado da Apple ficou abaixo do da Microsoft. Essa mudança reflete as dinâmicas recentes do mercado e as preocupações dos investidores em relação à demanda por produtos da Apple.

No decorrer de janeiro, as ações da Apple apresentaram uma redução de 3,3%, contrastando com o aumento de aproximadamente 2% nas ações da Microsoft. Esta última tem se beneficiado do crescente interesse nas tecnologias de inteligência artificial, contribuindo para o seu desempenho positivo no mercado.

Recentemente, várias corretoras revisaram para baixo suas recomendações em relação às ações da Apple. Essa decisão foi motivada por preocupações quanto à perspectiva de vendas do iPhone, que representa a principal fonte de receita da empresa. As apreensões concentram-se, em grande parte, no mercado chinês, onde se espera que as vendas permaneçam em um patamar inferior.

A corretora Redburn Atlantic expressou suas preocupações na quarta-feira, destacando a China como um potencial obstáculo para o desempenho futuro da Apple. Essa análise ressalta a intensificação da competição com a Huawei e as crescentes tensões entre China e Estados Unidos, fatores que têm aumentado a pressão sobre a empresa de tecnologia.

As ações da Apple, cujo valor de mercado atingiu o pico de 3,081 trilhões de dólares em 14 de dezembro, encerraram o ano passado com um aumento de 48%. Este ganho ficou aquém da valorização de 57% registrada pela Microsoft, que tem se destacado no desenvolvimento de ferramentas de software baseadas em inteligência artificial generativa, resultado de sua parceria com a OpenAI, responsável pelo ChatGPT.

Atualmente, Wall Street demonstra uma visão mais otimista em relação à Microsoft. A empresa não recebeu recomendação de “venda”, e quase 90% das corretoras que cobrem a empresa aconselham a compra de suas ações. Essa tendência reflete a confiança e o interesse do mercado nas atividades e inovações da Microsoft.

Ao longo do mês de janeiro, as ações da Apple registraram uma queda de 3,3%, contrastando com a valorização de aproximadamente 2% das ações da Microsoft. Esta última tem se beneficiado do aumento da popularidade das tecnologias de inteligência artificial, contribuindo para seu desempenho positivo no mercado financeiro.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários