18/04/2024

Corrupção: Ex-presidente de operadora tem bens congelados pela Suprema Corte

A primeira mulher bilionária da África é alvo de acusações de corrupção há vários anos e já viu os seus bens congelados em Angola e Portugal.

A bilionária angolana Isabel dos Santos perdeu uma batalha judicial em Londres contra a operadora de telecomunicações angolana Unitel. O Tribunal Superior de Londres decidiu, nesta quarta-feira (20), congelar até 580 milhões de libras (aproximadamente 3,6 bilhões de reais) dos seus ativos.

Reprodução/DW

Isabel dos Santos, a primeira mulher bilionária da África, é alvo de acusações de corrupção em Angola há vários anos. Ela nega as acusações e diz que tudo isso não passa de uma vingança política de longa data, que já viu os seus ativos congelados ou apreendidos em Angola e Portugal.

A Unitel está processando dos Santos por causa de empréstimos feitos à empresa holandesa Unitel International Holdings (UIH) em 2012 e 2013, quando ela era diretora da Unitel, para financiar a aquisição pela UIH de ações em empresas de telecomunicações. Os empréstimos não foram reembolsados e cerca de 300 milhões de libras estão pendentes, de acordo com a Unitel, que conseguiu que Isabel dos Santos fosse adicionada ao processo em maio.

O advogado da Unitel, Paul Sinclair, disse ao Tribunal Superior no mês passado que a acumulação da riqueza de Isabel dos Santos era “um conto clássico de cleptocracia (e) corrupção”.

Em entrevista à emissora de TV pública alemã Deutsche Welle, Isabel dos Santos se defendeu das acusações e afirma: “Ganhei muitos inimigos”. Assista abaixo.

Sobre a Unitel

A Unitel é uma empresa estatal de Angola prestadora de serviços na área de telecomunicações móveis (telefonia celular), tendo sido a primeira a operar com a tecnologia GSM no mercado angolano. A empresa foi fundada em 1998 e entrou no mercado em 2001. No terceiro trimestre do mesmo ano, a Unitel assumiu a liderança do mercado em número de clientes.

Desde dezembro de 2004, a empresa vem fornecendo cobertura de rede móvel nas capitais das 18 províncias. Em dezembro de 2011, a Unitel passou a oferecer cobertura para todas as sedes municipais do país.

A Unitel é a maior operadora de telecomunicações em Angola, com 100% de cobertura dos municípios do país. A empresa tem mais de 16 milhões de clientes.

A brasileira Oi já foi acionista da Unitel, por causa da fusão com a Portugal Telecom, mas vendeu sua participação em janeiro de 2020.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários